segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CORRER NA GRAMA É UMA BOA OPÇÃO? PEDALAR AJUDA NA CORRIDA? POSSO CORRER GRÁVIDA? TIRE SUAS DÚVIDAS

Por Gustavo Luz 

O ano de 2014 já começou e aos pouquinhos os corredores vão voltando ao ritmo normal de treinos depois das festas de fim de ano. Tenha o objetivo de fazer esse ano ser melhor e mais proveitoso do que o ano passado. Para isso, não repita os mesmos erros e, sempre que possível, tire as suas dúvidas com um profissional da sua confiança, talvez isso seja um atalho para o seu objetivo. Selecionamos algumas perguntas de corredores de todos os níveis e as respondemos de forma bem objetiva. Comece o ano com as informações certas. 
Corredor rápido pode usar Whey Protein? 
Sim, essa proteína é rapidamente absorvida e eleva em um instante os níveis de aminoácidos no sangue, reduzindo a degradação da musculatura e iniciando a reparação das fibras musculares. Mas atenção: há um limite para a quantidade de proteínas que o corpo é capaz de absorver. Em excesso pode causar mal-estar e/ou engordar. 

Pedalar pode ajudar na corrida? 
Sim, para manter e melhorar o condicionamento físico, pedalar pode ser uma boa pedida nos dias em que você não for correr. Como a corrida, o ciclismo exercita principalmente as pernas, com o bônus de não sobrecarregar as articulações por conta do impacto com o solo. Como não é o caso de se tornar um craque no ciclismo, vá com calma, treinando com moderação. 
Corrida pode ajudar no combate a depressão? 
Sim, a depressão é uma doença muito séria e deve ser tratada com o acompanhamento de profissionais. O exercício físico é recomendado como parte do tratamento, já que proporciona a liberação de substâncias químicas relacionadas ao bem-estar e ao prazer, que estão diretamente relacionados ao humor. Correr em grupo também pode auxiliar nos relacionamentos e no convívio social. 

Correr na grama é uma boa? 
Sim, em comparação com o asfalto ou concreto, correr na grama produz cerca de 15% menos pressão nos pés. Essa situação é benéfica para todos os corredores de todos os níveis. E ideal para corredores em recuperação e para os que buscam minimizar o risco de se machucar enquanto aumentam a quilometragem ou a intensidade dos treinos. 

Os termogênicos funcionam? 
Sim, a pimenta, a canela e o gengibre entram nesse grupo. Além de acelerar o metabolismo, têm ação anti-inflamatória e são ricos em vitamina C. Com isso, ajudam a queimar um pouquinho a mais de calorias diariamente. Mas não espere milagres: não adianta abusar dos termogênicos se você não tem dieta equilibrada e regularidade nos treinos. 
Posso correr grávida? 
Sim, correr durante a gravidez pode trazer muitos benefícios, desde que o médico libere a gestante para a prática dessa atividade. No geral, quem ainda não corre não deve começar nesse período, mas as corredoras têm boas chances de receber o aval para continuar treinando. Vale lembrar que o ritmo das passadas deve diminuir, o objetivo aqui é fazer os treinos de forma mais leve e recreativa.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

SÓ ABDOMINAL NÃO BASTA!!! EXERCÍCIO E BOA ALIMENTAÇÃO SECAM A BARRIGA

por globoesporte.com 

O verão já pintou e chegou a hora de correr atrás da tal barriga 'sarada', o sonho de consumo de dez entre dez habitantes do planeta Terra. Por isso, descubra a melhor forma de transformar esse sonho em realidade. O professor de educação física Daniel Guimarães enfatiza algumas dicas importantes: a melhor forma de perdê-la é combinar educação alimentar com a rotina de atividade física, principalmente com alto gasto calórico. Daniel explica que existem dois tipos de gordura: a visceral, que reveste os órgãos e você não enxerga, mas promove o aumento do diâmetro da barriga, e a subcutânea, aquela que você consegue pegar e diminuir através da lipoaspiração. 
Pessoas que ingerem mais calorias do que gastam, desenvolvem barriga, aumenta da gordura corporal e vão ficar insatisfeitas com a estética de uma forma geral. Os esportes que mais ajudam a ter barriga de 'tanquinho' são os que envolvem alto gasto calórico (correr, nadar ou pedalar, por exemplo). A pessoa que faz abdominal achando que vai perder a barriga está enganada. Ele vai somente fortalecer a musculatura do abdômen - explicou o professor. 
A Nutróloga Flavia Pinho ressalta que homens que têm acima de 94cm de circunferência abdominal e mulheres acima de 80cm precisam acender o sinal amarelo. Já homens com a circunferência acima de 102cm e mulheres de 88cm devem ligar rapidamente o sinal vermelho. - Num quadro assim, há o aumento do risco de doenças degenerativas, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e alguns tipos de câncer. Para mudar, é preciso fazer um balanço energético negativo, ou seja, comer menos do que a gente gasta. Reduzir de 500 a 1000kcal do que está se ingerindo ao dia, por exemplo. Deixa de comer alguns alimentos inimigos da barriga e balança é a saída para garantir a silhueta mais fina. - Carboidratatos de rápida absorção e alto índice glicêmico, como arroz branco, batata, pão branco, açúcares, mel, doces e até a cerveja devem ser evitados - encerrou.