segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TENTE CORRER SEM OLHAR O RELÓGIO

 Fonte globo.com Por Manuel Lago 

Olá corredor! Na fase "base de treinos", uma das características que se destaca é a rodagem livre (contínuo leve-moderado). Considero esse tipo de treino uma boa oportunidade para testarmos a corrida apenas pela sensação de esforço. Você, provavelmente, está acostumado a treinar seguindo um ritmo proposto (10km a 5m30s, por exemplo) ou uma faixa de frequência entre 144 e 156 batimentos cardíacos por minuto. 
Que tal experimentarmos rodar sem relógio? Isso mesmo, correr só marcando o início e fim do tempo de treinamento. Normalmente, a segunda-feira é o dia que o nosso treino é um contínuo leve. Logo, podemos fazer uma análise nas quatro segunda-feiras do mês. Ou seja, você deve anotar o tempo total do treino (mesma distância sempre) e se possível monitorar sua frequência cardíaca durante esta atividade, mas sem olhar! Só vale olhar quando acabar! A ideia do treino é que você sempre corra com uma sensação de esforço proposta. 
Dessa forma, tem sempre que sair pra correr com uma mesma ideia. Por exemplo, em uma escala de 0 a 10, onde 0 é andando e 10 é sua velocidade máxima, saia para correr com o objetivo de manter uma nota 5 ou 6. Ao final dos quatro treinos, compare os tempos de cada treino assim como o comportamento da sua frequência (média e máxima). Veja se foram compatíveis com sua sensação de esforço.  Você pode experimentar isso em outros treinos, como, por exemplo, testes de 2400m ou 3200m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário