quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ANABOLIZANTES E SUPLEMENTOS: AS DIFERENÇAS E RISCOS DE CADA OPÇÃO

Fonte: globoesporte.com 

Quando o assunto é aumentar a massa muscular, sempre tem quem busque um resultado mais rápido do que o simples treinos de musculação oferece. Essa "ajuda" pode vir de duas formas: com anabolizantes ou suplementos nutricionais. Mas qual é a diferença entre eles? São dois produtos completamente diferentes. Os anabolizantes são feitos a partir de hormônios e proporcionam maior força. Já os suplementos são extraídos dos alimentos e vêm para completar a dieta. 
O anabolizante é ilegal e geralmente conseguido no "mercado negro", enquanto os suplementos são liberados - disse a nutricionista esportiva Elisa Berkenbrock. De acordo com o cardiologista Nabil Ghoraeyb, a indicação para uso de anabolizantes só existe em casos diferenciados: - São indicados em casos de deficências clinicas dos níveis de testosterona, grandes quadros de caquexia (tipo de desnutrição aguda que leva ao emagrecimento repentino) ou doenças graves e desgastes físicos severos após cirurgias de grande porte - explicou. 

O DJ Felipe Sabino, de 31 anos, conta que estava acima do peso, mas emagreceu e decidiu usar esteroides para ganhar músculos em pouco tempo com trabalho de hipertrofia na academia. - Era uma paciente com quadro de obesidade mórbida e pesava 150kg. Mudei o meu estilo de vida, consegui perder 50kg em um ano e fugi da cirurgia bariátrica. Até chegar o momento em que achei interessante começar a usar anabolizantes - contou o DJ de 31 anos. Médica e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Carmem Assumpção explicou que o culto ao vigor físico que existe nos dias atuais tem contribuído para esse uso indiscriminado de anabolizantes visando aumentar a massa muscular rapidamente. - É totalmente inadequado. Os médicos não compactuam com esse uso de anabolizantes para qualquer condição de melhora de desempenho. São drogas que promovem efeitos colaterais gravíssimos. Nós repomos os hormônios, como a testosterona, por exemplo, quando há uma necessidade clínica ou patológica - afirmou. 
Felipe, portanto, mal sabia o perigo que estava correndo. Pois o uso de esteroides podem causar problemas como a queda de libido, agressividade, disfunção da glândula tireoide e câncer de fígado. No caso das mulheres, a voz pode ficar mais grossa e também gera infertilidade. Sobre o consumo de suplemento, a nutricionista Elisa explica que não traz prejuízo à saúde, mas que precisa ser liberado após consulta individual. - Os suplementos alimentares, de um modo geral, são indicados para todas as idades. Desde uma criança que está com dificuldades para ganhar peso e pode usar proteína em menor dose ou até mesmo a creatina em idosos. Deve ser prescrito por uma especialista da área e não por um colega de academia - explicou Elisa. 

Nabil destacou que os anabolizantes oferecidos em academias vêm do exterior como forma de contrabando e usá-lo sem uma prescrição pode ser considerado criminoso. - O risco é evidente nos chamados ciclos. Do ponto de vista da ética, alguns médicos receitam com a desculpa de que alguns usuários devem ser retirados aos poucos desta dependência. A situação é grave e as complicações são enormes - encerrou o cardiologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário