Muito se discute sobre qual seria a fórmula do sucesso, ou seja, qual a receita ideal para uma pessoa trilhar seu caminho profissional até o reconhecimento esperado. De forma simplista as principais teorias abordam que um profissional precisa encontrar o equilíbrio entre teoria e prática, dessa forma a teoria seria importante para definir os conceitos e oferecer a carga de conhecimento necessária para exercer as funções pretendidas, enquanto a prática concederá o principal quesito exigido na contratação de um funcionário, que é a experiência profissional.
No entanto algumas revistas como a reconhecida Forbes e também a ISTOÉ Dinheiro, em publicações recentes apontam de forma mais complexa alguns elementos e características que poderiam facilitar e até mesmo alavancar uma carreira profissional. Abaixo dissertarei brevemente sobre as virtudes pessoais que podem beneficiar o crescimento profissional. Vale lembrar que essas informações podem ser utilizadas em todos os ramos de trabalho e ajudam até mesmo nos relacionamentos familiares.
1-SER UM PROFISSIONAL PROATIVO
É aquele profissional que pensa sempre na frente, prevê as necessidades, antevê os conflitos e os resolve de imediato. Aquela pessoa que não tem medo de errar, geralmente equilibrado e feliz. Em geral não deixa nada para trás, sem deixar que trabalhos e atribuições deixem seu dia estressante. Uma característica marcante de um profissional proativo é a motivação e isso faz com que ele receba constantemente elogios e reconhecimentos.
2-CAPACIDADE EM RESOLVER PROBLEMAS
Em qualquer segmento profissional existem problemas, porém o chefe não quer que seu funcionário fique o tempo todo apontando a ele as coisas erradas que existem no ambiente, pois geralmente um chefe competente já sabe o que está acontecendo ao seu redor. O chefe “sonha” que seus funcionários tragam a ele as soluções para os problemas e quando isso acontece o “simples” funcionário começa a ser visto com outros olhos, principalmente quando ele resolve algo difícil e mostra sua atitude e capacidade.
3-SABER TRABALHAR EM EQUIPE
Muito comum, pessoas inteligentes acreditarem de forma errônea que são capazes de fazer tudo sozinhas. Normalmente utilizavam a postura de não precisarem de ajuda para demonstrarem seu potencial. Entretanto esquecem que uma das únicas coisas que todo ser humano possui, seja o Presidente, o Papa ou qualquer trabalhador, são 24 horas por dia. A partir do momento que dividimos nossas tarefas e até mesmo damos liberdades para outros profissionais, otimizamos nosso tempo e conseguimos realizar num tempo menor mais atividades. Sem falar que sistemas cooperativos requerem trabalhos coletivos e isso quando realizado de forma positiva melhora o ambiente de trabalho e faz com que aumente a motivação e o desempenho dos profissionais envolvidos.
4-RESPEITAR A HIERARQUIA
Diversos profissionais possuem dificuldade para respeitar esse quesito. Ë comum principalmente os jovens pensarem ser mais competentes que seus superiores ou até mesmo acreditarem que poderiam naquele momento estar ocupando um cargo mais elevado dentro da empresa. É saudável que todas as pessoas possuam ambições, porém elas devem ser controladas e de forma alguma fazer com que os profissionais ultrapassem seus limites. Profissionais que respeitam e seguem fielmente as ordens dos seus superiores adquirem confiança e obtêm credibilidade no ambiente de trabalho.
No entanto, tome sempre muito cuidado para não se tornar um “puxa saco”, pois fatalmente você será odiado pelos colegas de trabalho e cedo ou tarde seu chefe perceberá suas intenções e conduta. Aconselho que você seja correto, respeite as regras e quando discordar de alguma situação tenha sabedoria para se opor da melhor maneira possível. Pessoas com poder, em geral não gostam de serem contrariadas, entretanto quando isso acontece, um jovem profissional recebe grande atenção, ainda mais se este possuir a razão.
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