sábado, 11 de outubro de 2014

TÊNIS PARA CRIANÇAS: CONFIRA DICAS PARA PREVENIR PROBLEMAS FUTUROS

Por Raquel Castanharo 

Existe uma grande e pertinente preocupação dos pais a respeito dos pés das crianças. Se é chato, se pisa mais de lado do que de outro, se está um pouco torto e qual tipo de sapato seria o mais adequado para corrigir e prevenir problemas futuros. As botinhas ortopédicas estão ficando no passado e a tendência atual é estimular o pé em formação através de mais atividade e contato com o solo. 
O professor americano de saúde da família Mark Cucuzella, nome importante na área da corrida e estilo de pisada, publicou algumas dicas para a escolha de calçados para as crianças. Confira: “Baseado no que sabemos sobre desenvolvimento infantil e elementos da corrida natural, aqui estão algumas considerações antes de comprar um calçado: 
• Solas de espessura fina permitem uma propriocepção adequada, ativação neuromuscular de todo o segmento inferior e complementa a habilidade natural do corpo de absorver impacto. Crianças aprendem movimentos através da sensação do solo. O pé é a base de tudo. 
• Sapatos baixos são os melhores para atividades que envolvam corrida, pulos e escalada. Os calçados não devem ter plataformas ou grandes diferenças de altura entre a parte da frente e de trás. 
• Materias flexíveis permitem um funcionamento natural do pé. O tênis deve dobrar facilmente nas articulações dos dedos e não impedir a movimentação do arco do pé. 
• A parte da frente do calçado deve permitir que os dedos se espalhem naturalmente. Os dedos são pequenos mas poderosos. A força de alavanca do pé é maior quando os dedos estão alinhados para frente. 
• Procure por tênis que sejam feitos de material macio, respirável e lavável. Desencoraje as crianças a usarem calçados pesados e meias grossas, pois isso interfere na propriocepção e na sensação do pé no solo. Tirar as palmilhas pode ser até uma opção para aumentar a interação com o chão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário