terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DESGASTE FÍSICO E PREVENÇÃO DE LESÕES

Vivenciamos uma temporada extremamente desgastante no futsal brasileiro, principalmente as equipes que participam da Liga Futsal, se somarmos os jogos das competições estaduais e nacionais, as equipes jogam em média 100 partidas oficiais por ano, sendo que os atletas participam efetivamente de aproximadamente 80% dessas partidas, equipes com elencos grandes conseguem realizar um revezamento entre os atletas reduzindo um pouco a quantidade de jogos, porém sabemos do equilíbrio e da importância das competições e nem sempre conseguimos poupar ou reduzir a quantidade de jogos de alguns atletas importantes durante a temporada.

Se somarmos o desgaste dos jogos com os desgaste físico provocado pelas viagens semanais percebemos que mais de 50% do ano as equipes estão jogando ou viajando, alguns fatores podem auxiliar para minimizarmos o desgaste e também o over training ( uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar) que consequentemente irá provocar lesões geralmente musculares.

Os fatores que podem minimizar as lesões em algumas situações estão fora do nosso controle como a criação de um calendário anual que privilegie o atleta e sua condição física respeitando intervalo de descanso entre as partidas e até mesmo a forma de disputa de algumas competições aonde as equipes jogam de 6 a 7 jogos em apenas uma semana, as equipes possuírem um elenco maior e até mesmo categoria de base com estrutura para formar atletas e dar suporte para a equipe adulta, como nem sempre existe essas condições, cabe a nós preparadores, fisiologistas e fisioterapeutas apostar na prevenção de lesões durante toda a temporada e também nos trabalhos de musculação, pois, apenas dessa maneira conseguiremos expor os atletas a sequencia de jogos e viagens diminuindo ao máximo o risco e a incidência de lesões.

Os vídeos demonstram trabalhos comandados pelos fisioterapeutas, são posições de Core Training, que envolvem exercícios funcionais e do método Pilates, que visam em resumo a estabilização, equilíbrio e fortalecimento muscular. Abaixo Arthur Oliveira e PC Diniz.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TIMÃO CONTINUA APRIMORANDO A PARTE FÍSICA

No terceiro dia da pré-temporada, a equipe principal do São Caetano/Corinthians/Unip segue intensificando a parte física. Sempre trabalhando em dois períodos, o clube paulista luta para atingir os ótimos resultados na temporada anterior. Os trabalhos são comandados pelo preparador físico Mauro Sandri e pelo fisiologista David Cardoso.

“Esse período de preparação é fundamental para o rendimento durante o ano. Em 2010 tivemos ótimo aproveitamento, chegando ao fim da temporada com os atletas bem preparados. Junto com o departamento de fisiologia e fisioterapia pretendemos realizar um excelente trabalho”, comentou Sandri.

O único atleta que não está participando da pré-temporada é o ala Fineo, contratado junto ao São Paulo, que se submeteu a uma cirurgia de púbis nesta quarta-feira (19/1) e desfalcará a equipe por três meses.

Texto: Juliano Del Manto

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CORINTHIANS INICIA PRÉ TEMPORADA 2011


Nesta terça-feira (18/1), o São Caetano/Corinthians/Unip iniciou sua pré-temporada para o ano de 2011. As atividades envolveram atletas das categorias de base (equipe Sub-20) e também do elenco principal. As equipes trabalharam em dois períodos e foram comandados pelos seus respectivos preparadores físicos.

Na categoria adulta, o preparador Mauro Sandri realizou trabalhos leves em dois períodos. Os treinos foram voltados para a readaptação dos atletas, tanto na academia quanto a corrida. No sub-20, Juninho seguiu uma parecida linha de trabalhou e aos poucos está exercendo carga aos treinamentos.

As equipes seguirão aprimorando a parte física nas próximas duas semanas e só passarão a ter contato com a bola no inicio de fevereiro. Um dos atletas mais animados para este ano é Fineo, que no ano passado defendeu o time do São Paulo e neste ano foi contratado pelo time do Corinthians.

"O fator principal que fez com que eu acertasse com o Corinthians não foi a questão financeira, mas sim pelos companheiros que vou ter no grupo, como Paulinho, Simi e Danilo, jogadores de seleção, além dos outros que eu já conhecia na época do São Caetano", disse.

Texto: Juliano Del Manto