domingo, 26 de fevereiro de 2012

CORINTHIANS VENCE O SÃO PAULO NO ÚLTIMO AMISTOSO PELO SUL DO PAÍS

Colaboração Gilberto Santos

Na noite deste domingo (26), o Corinthians teve seu terceiro e último amistoso no sul do país. Jogando contra o São Paulo/Colégio Londrinense, no ginásio “Moringão”, o Timão não encontrou maiores dificuldades ao vencer por 4 x 2.Na primeira etapa, o Corinthians abriu 3 x 0, com gols de Danilo Baron, Leandro Simi e Rafael; mas nos minutos finais, o time local descontou. Com a volta para o segundo tempo, a equipe paulista continuou superior em quadra e aos poucos foi sacramentando a vitória.

O jovem Moreno, após jogada iniciada pelo ala/pivô Leandro Simi, anotou o quarto gol. Em seguida, os donos da casa começaram a pressionar a defesa alvinegra, porém, o experiente goleiro Frankilin praticou boas defesas.

A série de amistosos antes da Liga Nacional encerra nesta quinta-feira (1), quando o Timão recebe o V&M Minas, no ginásio do Parque São Jorge (zona leste de SP).

NO SEGUNDO AMISTOSO DA TEMPORADA, TIMÃO É DERROTADO NO PARANÁ

Colaboração Juliano Del Manto

Ainda buscando aprimorar a parte física e o entrosamento ideal, a equipe de futsal do Corinthians foi derrotada por 4 a 2 pelo Guarapuava Futsal, na noite deste sábado, no ginásio Joaquinzão. O duelo foi o segundo teste dos alvinegros no ano que ainda aprimoram quesitos importantes como o condicionamento físico a parte tática. Os gols dos corint
hianos foram marcados pelo experiente Paulinho Japonês e pelo novato Rafael.A equipe do Parque São Jorge não teve um bom inicio e durante os 12 minutos iniciais foi dominada pelos adversários. No fim do primeiro período, o Corinthians equilibrou o jogo e passou a ter as melhores oportunidades de gol, porém parou no goleiro Dudu. No segundo tempo, o timão continou pressionando e chegava com facilidade ao gol dos donos da casa, que levavam perigo apenas nos contra-golpes. Nos minutos finais, com o goleiro-linha em quadra, o Corinthians perdeu a posse de bola, e o Guarapuava fez o quarto tento, dando números finais ao jogo.Após o duelo, o preparador físico da equipe, Mauro Sandri,falou sobre o jogo. “Foi um bom teste, pois a equipe enfrentou um ginásio lotado e um adversário muito motivado a nos vencer, o que acontecerá com frequência durante o ano. Agora, vamos seguir trabalhando e procurar vencer o amistoso contra o São Paulo F.C./Colégio Londrinense, que também será muito difícil”, finalizou.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TIMÃO VENCE A EQUIPE DE JARAGUÁ NO PRIMEIRO AMISTOSO

Colaboração Juliano Del Manto

Na noite desta quinta-feira (23), a equipe de futsal do Corinthians derrotou por 3 a 2 o A.D. Jaraguá, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O amistoso foi o primeiro jogo oficial do ano e teve o objetivo de entrosar o elenco e dar ritmo de jogo aos atletas. Os gols dos alvinegros foram marcados por: Jackson, Cabreuv
a e Paulinho Japonês.

O Corinthians abriu 3 x 0, mas na segunda etapa, os adversários voltaram mais atentos e descontaram nos primeiros movimentos. No último lance, em uma cobrança de falta, o time catarinense deu números finais à partida.Para o técnico PC, por se tratar de uma estreia, a equipe se portou bem e exerceu um bom ritmo tanto na parte ofensiva quanto na defensiva. “Como primeiro jogo, a partida foi positiva, pois colocamos em prática o que estávamos treinando e, principalmente, demos sequência na parte física que era um dos nossos objetivos”, observou.

Sem perder tempo, o elenco alvinegro já está em Guarapuava (PR), onde enfrenta no sábado a equipe do Agrária Guarapuava Futsal.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

TIMÃO ENFRENTA JARAGUÁ NO PRIMEIRO AMISTOSO DA TEMPORADA

Colaboração Juliano Del Manto

Enquanto foliões aproveitam o carnaval por todo o Brasil, a equipe de futsal do Corinthians/UNIP trabalha forte para finalizar a pré-temporada e dar ritmo de jogo aos atletas. Visando este crescimento, o timão faz a sua primeira partida oficial do ano nesta quinta-feira (23), onde enfrenta o AD/Jaraguá (SC), às 20h, na Arena Jaraguá. O técnico PC terá todos os seus atletas à disposição e pretende utilizar estes jogos para dar sequência na preparação e conhecer melhor seus novos atletas.Confiante na boa pré-temporada que foi feita e na qualidade do elenco, o experiente Paulinho Japonês fala sobre a importância destes amistosos preparatórios. “A sequência de jogos e os bons adversários que temos pela frente nos dará uma real noção de onde poderemos chegar este ano. Estamos motivados e ansiosos para começar a temporada com vitórias convincentes”, observou o jogador.

Após o encontro, os alvinegros viajam para a cidade de Guarapuava, interior do Paraná, onde encaram o Agrária Guarapuava Futsal no sábado (25).

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PRÉ TEMPORADA, O INÍCIO DE UMA CONQUISTA

Colaboração David Cardoso

A pré temporada como o nome já diz é um período que precede a temporada repleta de jogos, amistosos e treinos. Ela é composta por diversos treinos send
o divididos de forma simplificada entre treinos físicos e treinos com bola.
Durante toda a pré temporada busca-se avaliar as condições que os atletas possuem naquele momento em que apresentam-se das férias e programar todo o planejamento que será aplicado durante o ano. A parte física em um momento inicial se torna prioritária, pois os atletas necessitam de uma readaptação seja ela muscular, cardiorespiratória e de todos os sistemas que envolvem o bom funcionamento do nosso organismo.

No primeiro momento realizamos as avaliações que es
tão ligadas a aptidão física como a composição corporal (percentual de gordura), ecocardiograma (exame cardiológico), hemograma completo (avaliação dos componentes sanguíneos), teste ergoespirométrico (determinação de limiares metabólicos e condição aeróbia), além da realização do teste isocinético (avaliação dos percentuais de força e equilíbrio muscular).A partir do resultados destes testes começamos a ter parâmetros que nos norteiam para aplicar e programar as cargas a serem utilizadas durante este momento e toda programação anual. Com estes dados em mãos passamos a realizar um trabalho com características mais aeróbias (baixa intensidade e longa duração), para uma adaptação muscular e do sistema respiratório e cardíaco. Com o passar dos treinamentos começamos a desenvolver trabalhos que priorizam a transição do metabolismo aeróbio para o anaeróbio, visando diminuir o volume (tempo) e aumentando a intensidade (distância e velocidade).Com este processo descrito acima favorecemos a melhoria de limiares metabólicos,ou seja, o ganho de todos os metabolismos, sejam eles aeróbio (utilização de oxigênio e consequente utilização de gordura) ou anaeróbios (não utilização de oxigênio e aumento da utilização de carboidratos). Durante esse processo procedemos a avaliação da carga máxima, que nada mais é do que a coleta de cargas que os atletas suportam em cada aparelho da academia, que auxiliará no ganho de força, potência e massa muscular dos atletas.

Com o ganho de massa e readaptação cardiovascular passamos a aplicar os testes de campo, que são os testes realizados na quadra ou no campo procurando ser o mais real e próximo do que o jogo exige. Testes de potência, assim como testes de resistência anaeróbia são aplicados para verificarmos qual a situação de cada atleta e assim desenvolver nele as valências deficientes no momento e que poderão diminuir seu rendimento durante toda temporada.
Ao longo da periodização e dos ganhos físicos que os atletas apresentam, a parte tática, os treinos coletivos e amistosos passam a fazer parte da programação, pois além de serem fundamentais para o jogo, eles ainda nos trazem ganhos físicos ao produzirem estímulos que não conseguimos simular somente com os treinos físicos específicos, além da própria competitividade.

Por tudo que foi mostrado anteriormente é possível notar o quão é importante a realização de um preciso planejamento para uma pré temporada, pois a partir dela temos as condições básicas necessárias para o desenvolvimento futuro das diversas valências existentes, além de diminuir as deficiências que os atletas possuem e que prejudicarão seu rendimento.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SIMI FALA SOBRE O NOVO ELENCO CORINTHIANO

Colaboração Gilberto Santos

A diretoria do Corinthians montou uma grande equipe para a temporada. Além de manter no elenco os atletas Paulinho Japonês, Deivão, Arthur Oliveira, Lukain, Tatá, Danilo Baron e Leandro Simi, o Timão também terá peças importantes no elenco, dentre elas, os experientes Índio (fixo que defendeu o Santos em 2011), o ala Cabreúva e o gole
iro Franklin.Caíque, Bid e Fabiano, campeões paulista pela categoria sub-20, foram promovidos e passam a ser uma opção a mais para o técnico PC Oliveira nesta mescla entre atletas mais jovens com os de maior experiência.

Para o ala/pivô Leandro Simi, este tipo de mescla é fundamental no grupo:
“As grandes equipes são formadas assim. Em um elenco de 18 jogadores, é fundamental que um complete o outro”, disse o camisa 11 do Timão.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

FRANKLIN E LUKAIAN SE APRESENTAM NO TIMÃO

Colaboração: Juliano Del Manto

Após um longo período defendendo a seleção brasileira em amistosos pelo país, os atletas Franklin e Lukaian se apresentaram nesta segunda-feira (13) no parque São Jorge. Os jogadores treinaram normalmente com o restante do grupo e mostraram muita motivação com o retorno. “Estou contente em voltar ao trabalho no meu clube, quero me entrosar o quanto antes com os meus companheiros e poder defender as cores do Corinthians da melhor maneira possível” contou o goleiro Franklin. Um dos destaques nos amistosos que o Brasil realizou, o pivô Lukaian também comentou a volta. “É sempr
e gratificante voltar ao seu clube, após um longo período distante. Estou ansioso para treinar com o grupo e ter uma real noção da força deste time”, concluiu.
O elenco alvinegro terá uma dura semana de treinamentos onde trabalharão em dois períodos quatro dias da semana, tendo apenas um descanso na quarta-feira. A primeira competição do ano será a Liga Futsal, que terá inicio em março.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TIMÃO TEM PELA FRENTE MAIS UMA SEMANA INTENSA

Colaboração Juliano Del Manto

Enquanto a maioria das equipes estão no inicio de seus trabalho, o Corinthians encerrou a quarta semana de preparação. Até o momento, a comissão técnica alvinegra priorizou a parte física e o bom condicionamentos dos atletas. A partir desta semana, os trabalhos serão mais equilibrados e os treinos com bola passarão a ser prioridade. Segundo o preparador físico Mauro Sandri, o grupo deste ano apresenta muitas caras novas e é fundamental os treinos dentro da quadra “O objetivo desta semana é colocar os jogadores em contato com a bola e deixa-los à disposição do PC. É importante que os recém-chegados entendam o jogo o mais rápido possível”, observou.Quando questionado sobre o desempenho do grupo até o momento, o profissional não poupou elogios aos jogadores e afirmou. “Nosso elenco está reagindo muito bem aos treinos, temos jogadores com características físicas diversas, porém todos muito profissionais, comprometidos com o projeto e cientes da importância deste ano”, observou.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

FIXO DO TIMÃO MOSTRA DEDICAÇÃO NA PRÉ TEMPORADA

Colaboração Juliano Del Manto

Hexa campeão da liga futsal e uma das principais referências dentro do grupo, o fixo André Demétrio, mais conhecido como Índio, é um dos destaques da pré-temporada Corinthiana. Aos 37 anos o jogador tem se empenhado bastante aos treinos e, até o momento, não ficou fora de nenhum trabalho. Segundo o fisioterapeuta Rogerio Lencione o jogador é muito dedicado e serve de exemplo para todos. “O comprometimento e a dedicação do Índio motiva tanto os jogadores quanto a comissão técnica, é muito gratifi
cante trabalhar com atletas com este perfil”,observou.O jogador, que tem passagens por grandes equipes do Brasil e do mundo, acredita não existir outra formula para o sucesso a não ser o trabalho e a dedicação. “Por todas as equipes que joguei sempre tive a mesma postura e a receita sempre deu certo. Aqui não será diferente e, não tenho dúvidas que formaremos um grupo unido e vencedor”.Para finalizar, o defensor deixa um recado para a fiel torcida. “Queremos que nossa torcida esteja presente em todos os jogos, pois será o nosso sexto homem em quadra. Já enfrentei o Corinthians com o ginásio lotado e sei da dificuldade que é encarar esta torcida”, finalizou.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

NOTÍCIAS: DEFINIDA A QUANTIDADE DE EQUIPES NA LIGA FUTSAL 2012

Fonte: CBFS

A Liga Futsal, em sua edição 2012, volta a ser competida pelo número original de 20 clubes. Essa decisão foi acertada entre os franqueados durante um encontro em dezembro de 2011, em São Paulo, e ratificada durante reunião com a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) nesta quinta-feira, 2, em Fortaleza.Segundo o representante do Carlos Barbosa, Rudy Vieira, esse é um momento de tentar compactar o campeonato, para que os clubes possam se organizar melhor e, a partir daí, pensar em buscar convidados.

A edição de 2011 da Liga Futsal contou com a presença de 23 clubes. Sete estados e o Distrito Federal contaram com representantes no campeonato que teve o Santos como o campeão. Em 2012, será a 17ª edição da mais importante competição do salonismo nacional.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FUTSAL DESFRUTA DA ESTRUTURA DO FUTEBOL DE CAMPO

Fonte: www.corinthians.com.br
Texto: Juliano Del Manto


Não é por acaso o atual sucesso do Corinthians em todos os aspectos. Parte deste grande momento se deve ao equilíbrio financeiro, a diretoria transparente e a integração entre todos os departamentos do clube.Como os Alvinegros do futsal estão na metade de sua pré-temporada, os jogadores passaram por avaliações específicas, onde usaram as dependências do moderno CT. Os jogadores realizaram avaliações de Isocinética (cybex) e Biomecânica. O cybex tem o objetivo de avaliar a musculatura esquelética, identificando a força e resistência muscular de cada atleta. Já a biomecânica, são testes de equilibrio, força e potência musculares que são medidos através de câmeras e plataformas.

Na equipe corinthiana há três anos, o competente preparador físico Mauro Sandri, explica o porquê dos testes individuais. "Todos esses trabalhos tem a finalidade de colher o máximo de informações dos atletas para criarmos treinos individuais na busca pela melhoria da performance". Com relação a possibilidade de desfrutar do CT do futebol profissional, Mauro observa. "Realmente somos privilegiados por poder usar a estrutura do futebol de campo. Estamos nos empenhando ao máximo para deixar os jogadores bem fisicamente o quanto antes, porém, não queremos de maneira alguma atrapalhar a equipe profissional", finalizou o preparador físico do Timão.O time do Parque São Jorge iniciou seus primeiros treinos com bola e a disputa por uma vaga na equipe titular promete ser acirrada,já que foi montado um elenco qualificado, recheado de boas peças em todas as posições.