sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians preparado para jogo decisivo

Fonte: www.corinthians.com.br

Após vencer o São José/Vale Sul Shopping por 2 a 1, em jogo válido pela primeira partida das quartas de final da Liga Nacional, o São Caetano/Corinthians/Unip volta a jogar neste domingo (02), às 12h30 no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos.

Para chegar a semifinal da competição nacional, o Timão precisa apenas de um empate no tempo normal. Já o adversário, terá que superar o Alvinegro duas vezes seguidas no confronto de volta (tempo normal e prorrogação). Nesta fase não há saldo de gols. O jogo decisivo terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

Durante a semana, os comandados do técnico PC Oliveira treinaram em dois períodos aprimorando a parte física e técnica. “Nestas decisões os detalhes fazem a diferença e nós estamos atentos as mínimas coisas para não sermos surpreendidos. Sabemos da dificuldade do encontro, porém vejo o nosso grupo preparado para a partida”, observou o preparador físico do Corinthians, Mauro Sandri.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians vence o São José por 2 x 1 e joga pelo empate na partida de volta

Colaboração: Juliano Del Manto
Vídeo: globoesporte.com
Fotos: CBFS

Em uma partida emocionante e de ótimo nível técnico, o São Caetano/Corinthians/UNIP derrotou por 2 a 1 o São José, no jogo de ida das quartas de final da Liga Futsal. O duelo aconteceu na noite desta segunda-feira (26), no ginásio do Parque São Jorge e contou com a presença em massa da fiel torcida.


Destaque para o grupo, que foi guerreiro, lutou do começo ao fim e mereceu os primeiro três pontos desta fase.

O Jogo
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. Ambos os conjuntos começaram se estudando e procurando não correr ricos. O timão tinha mais posse de bola, porém era pouco incisivo nos arremates. A equipe passou a controlar o jogo quando a segunda formação entrou em quadra. Comandados por Lukaian, Simi e Danilo, o Corinthians construiu boas oportunidades e gol parecia ser questão de tempo.
Faltando 2m35 saiu o tento do timão e foi bem ao estilo corinthiano. Lukaian roubou a bola no meio da quadra, fez linda tabela com Danilo e concluiu com o gol vazio. “Fizemos um bom primeiro tempo e tivemos as melhores chances. Entretanto, temos que acreditar mais nos nossos ataques e concretizar as oportunidades que temos”, observou o técnico PC.

As instruções do comandante foram seguidas a riscas pelos atletas e logo no inicio do segunto tempo, Lukaian executou uma pintura de gol. O pivô recebeu a bola na referência, girou no defensor e com muita categoria tirou do goleiro Thiago. Com o resultado adverso, os adversários passaram a se arriscar e conseguiram diminuir também com um belo gol. Marcelo Paulista enfrentou Leandro e com um bonito toque encobriu o goleiro e marcou. Dois minutos mais tarde, Pepita saiu frente a frente com Leandro, porém, desta vez, o guarda metas alvinegro fez uma linda defesa. Com 2 a 1 no placar, o Corinthians recuou a marcação e passou a explorar os contra-ataques. Simi, Deivão e Danilo não aproveitaram as boas oportunidades. No desespero os interioranos colocaram seu goleiro linha, mas pararam na boa defesa corinthiana que foi equilibrada e correu poucos riscos.
“Apesar de toda a tensão que envolvia a partida, fizemos um bom jogo e merecemos a vitória. Agora é descansar e se preparar para a decisão de domingo”, observou Paulinho Japonês.

SELEÇÃO: Camisa 11 do Timão é convocado para disputar o Grand Prix

A Seleção Brasileira de Futsal foi convocada para o 7º Grand Prix de Futsal, que será realizado de 16 a 23 de outubro, em Manaus (AM). O atleta do São Caetano/Corinthians/UNIP, Simi, mais uma vez foi lembrado pelo técnico Marcos Sorato, que divulgou a lista na manhã desta terça-feira (27). No ano passado, o Brasil, que tinha vencido as cinco edições anteriores, foi derrotado por 2 a 1 para a Espanha, em Anápolis (GO).

A apresentação dos jogadores está marcada para o dia 12 de outubro, em Manaus. Segundo o técnico brasileiro, a data foi escolhida para que os atletas possam disputar as partidas pelos respectivos clubes. “As equipes têm compromissos pelos Estaduais e pela Liga e respeitamos isso. Eles jogam e tem tempo de descansar antes de se apresentar à Seleção”, disse ele.

Contente com mais esta oportunidade, o craque do timão declarou. "Estou satisfeito pela convocação, espero fazer um bom torneio e recuperar a hegemonia brasileira na competição" declarou.

domingo, 25 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Jogo decisivo nesta segunda-feira

Colaboração Juliano Del Manto

Nesta segunda-feira (26), a equipe Principal do São Caetano/Corinthians/Unip enfrenta às 19h o São José/Vale Sul, no ginásio do Parque São Jorge e mais uma vez, os comandados do técnico PC de Oliveira contam com o apoio da Fiel torcida nas arquibancadas no ginásio. O jogo é válido pelas quartas de final da Liga Nacional e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
Os Alvinegros tiveram duas semanas de treinamento intensivo para aprimorar a parte física e técnica dos atletas. O treinador corinthiano não terá nenhum desfalque para o duelo.

Uma das referências da equipe, o ala Danilo Baron comentou sobre a partida. “Costumamos dizer que nestes momentos de decisões que aparecem as grandes equipes e os bons jogadores. Nós estamos prontos para a batalha e contamos com a força da nossa torcida para nos apoiar. Sabemos que o ginásio estará lotado e a Fiel torcida será nosso sexto jogador dentro da quadra”, finalizou o jogador corinthiano.

A entrada é gratuita. Compareça Fiel Torcedor e prestigie o futsal do Timão nas arquibancadas do ginásio.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CINTO DE TRAÇÃO: Força e Potência

Colaboração David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

A força é uma capacidade motora que permite ao atleta realizar uma tensão contra uma resistência externa, com o objetivo de realizar movimentos com mudança de direção, saltos ou desvios de trajetória e ainda realizar disputas de espaço. (BOMPA; 2002). No futebol e no futsal ela é subdividida pelos estudiosos em: resistência de força (condição para sustentar o trabalho por um tempo prolongado); potência ou força rápida (capacidade de gerar força em intervalo curto de tempo); e a força pura (responsável pela aplicação de tensão necessária para vencer a resistência externa aplicada).
Dentro do futsal, parece ser consenso que a potência é uma das variáveis mais importantes, pois devido a esta modalidade possuir curto espaço e ações rápidas ela passa a ser imprescindível na execução das ações. Através do desenvolvimento da potência possibilitamos ao atleta realizar deslocamentos e mudanças de direções no tempo que a jogada ou ação exerce. Além disso alguns fundamentos passam a ser executados de forma mais eficiente, ou seja, executada de forma correta e com menor gasto de energia, como exemplo temos o chute, o salto do cabeceio, mudança de direção entre outros.

Para desenvolvermos esta valência, precisamos realizar exercícios em que a força esteja presente, porém ela deve estar acoplada à variável velocidade, pois a potência como conceito físico é a relação entre força e velocidade. Portanto através de exercícios, sejam eles na academia ou na quadra, devemos sempre priorizar estas duas valências.
Como ferramenta para o desenvolvimento desta variável utilizamos a cinta de tração, pois ela possibilita a existência da resistência necessária para atingirmos a força e ao realizar o movimento e elevação dos membros ativamos a velocidade almejada. Sendo importante ressaltar que é necessário boa postura e aplicação máxima para que haja resultados positivos.

Na tração uma importante aplicabilidade é que nela podemos realizar vários tipos de movimentos, entre eles frontais, laterais e de costas, além de podermos modificar o nível de força a ser aplicada, pois podemos deixá-la presa a uma grade ou osbtáculo ou colocá-la em dois jogadores, ou seja, aumentando o peso e por consequência a resistência da atividade, dificultando ainda mais o exercício.
Portanto a tração é uma importante ferramenta para atingirmos a evolução necessária da variável potência dentro do futsal e de modalidades que exijam boas condições de força e potência, para sua prática e sucesso. Sendo importante ressaltar que ela não é a única que possibilita resultados positivos, os aparelhos presentes na academia além do pára-quedas, hoje muito utilizado, entre outros métodos também são ferramentas aplicáveis e positivas.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RELAÇÃO PREPARADOR FÍSICO X TREINADOR

Esta semana um amigo me pediu ajuda, pois está se formando e começará a trabalhar como preparador físico em uma equipe de futsal do sul do país, no entanto, diferente dos demais profissionais que estão iniciando sua atuação nessa área, ele me pediu informações e dicas sobre comando e relacionamento com atletas e comissão técnica, sendo que a maioria dos novos profissionais que entram em contato pedem orientação na montagem de ciclos de treinamentos e adaptações de carga de trabalho. Este fato chamou atenção e diante dessa situação, achei interessante escrever alguns textos instruindo e informando sobre a relação entre o preparador físico com atletas e também com demais membros da comissão técnica, neste texto específico falarei um pouco sobre a difícil e fundamental relação profissional entre treinador e preparador físico.

Em nosso esporte os treinadores geralmente tem uma grande vivencia na modalidade, sobretudo, muitos conhecimentos e convicções sobre treinamento desportivo, a primeira dica e talvez a mais importante é nunca colocar em “cheque” a capacidade e a qualidade do trabalho de um profissional, pois, afirmo a universidade ensina em média 20 a 30% sobre aquilo que faremos em nossa carreira, não por falha acadêmica, porém temos que entender que nossa modalidade e segmentos relacionados são apenas uma parcela pequena dentro da grade curricular, sendo assim o restante das informações que equivale a grande maioria do conhecimento necessário é obtido através da prática por meio de nossas vivências e principalmente por informações e situações passadas por profissionais com maior experiência.
Tive a oportunidade até hoje de trabalhar com grandes treinadores na seguinte ordem cronológica: Renato Vieira (atual treinador da equipe de Jaraguá do Sul) Fernando Ferretti e Marcos Moraes (treinador e auxiliar da equipe do Santos), com o russo Tymur Maiev em 2008 no Spartak, Flavio Cavalcante (atual treinador do São Paulo) e trabalhando atualmente com o campeão mundial PC de Oliveira, após conhecer um pouco do trabalho de cada profissional afirmo que cada um tem sua especificidade e acima de tudo sua forma de conduzir o momento e a pressão exercida sobre a equipe.

O respeito e a confiança são conquistados com o tempo e com a dedicação ao trabalho. Iram surgir situações aonde existirá divergência de opiniões, em casos como esse aconselho não tentar mudar a opinião ou provar que você esteja certo, acredito que seja importante expor sua opinião e aos poucos ir moldando o trabalho da forma que acredita ser o correto, no entanto, esteja sempre aberto a novas informações, pois nem sempre o que achamos ser o certo é de fato o correto. Aproveite todas as oportunidades para estar conversando com os treinadores, essa é uma excelente forma de aprendizado, durante o trabalho nunca tome as decisões isoladamente, tente sempre definir a periodização com o auxílio dos outros membros da comissão, principalmente o treinador, afinal ter uma segunda opinião de alguém que busca o mesmo objetivo que é o sucesso da equipe será sempre bem vinda. No entanto assuma sempre sua responsabilidade dentro da equipe, afinal qualquer fato relacionado à preparação física você deve estar ciente e ser o responsável, no início aparenta ser uma responsabilidade muito alta e difícil, porém, essa condição fará com que você esteja o tempo todo concentrado no seu trabalho e tendo a obrigação de buscar novos aprendizados.

Treinador e preparador físico geralmente são pessoas próximas, isso ajuda muito, no entanto o mais importante é cada um conhecer e confiar no trabalho do outro, respeitar o limite sobre suas opiniões e estarem dispostos a ceder quando for necessário.

domingo, 18 de setembro de 2011

SELEÇÃO: Atletas do Timão conquistam Copa América com a seleção

Colaboração Juliano Del Manto

Com Danilo Baron e Simi, jogadores do São Caetano/Corinthians/Unip, o Brasil é o campeão da Copa América de Futsal 2011. O selecionado brasileiro chegou ao título ao bater a Argentina na decisão do torneio que ocorreu na tarde deste sábado (17), pelo placar de 5 a 1, em partida disputada no Complexo Poliesportivo de Almirante Brown, na província de Buenos Aires (ARG). Na terceira colocação ficou o Paraguai, que venceu a Colômbia por 3 a 1. No primeiro tempo a partida se manteve equilibrada nos lances iniciais. O Brasil, como já era de se esperar, buscou mais o ataque, mas não encontrou facilidade para penetrar no sistema defensivo argentino, que estava bem postado. O jogo sem gols se manteve até que o Brasil conseguiu marcar seu gol. Em bola jogada individual pela esquerda de ataque, Gadeia recebeu bom passe e passou por um defensor, levantou a cabeça e cruzou nos pés de Jé, que bateu firme para marcar.

Pouco depois, porém, os argentinos chegaram ao empate em uma falha da defesa brasileira. Falcão errou passe na defesa e Borruto chegou livre batendo para o gol. A bola acertou a trave e voltou nos pés de Cuzzolino, que bateu no ângulo para igualar a contagem. Não demorou e o Brasil voltou a ficar em vantagem no placar. Em cobrança de falta frontal, Neto observou a barreira mal formada pelo goleiro Elias e bateu colocado, surpreendendo a defesa adversária, que esperava jogada ensaiada dos brasileiros.

No final do primeiro tempo o ala Falcão se redimiu do gol sofrido. Rodrigo, da quadra de defesa, deu passe em profundidade de forma milimétrica para Falcão, que dominou tirando da marcação e bateu na saída de Elias, marcando o terceiro tento brasileiro. Na segunda etapa a Argentina voltou mais ofensiva, mas a defesa brasileira se portava bem e não permitia avanços ou chegadas mais perigosas por parte do time da casa. O Brasil, aos poucos, reequilibrou as ações e chegou ao quarto gol.

Gadeia recebeu passe pela direita de ataque e serviu Rodrigo que, da intermediária, mandou uma bomba no canto direito baixo de Elias, que não conseguiu a defesa. No final, Valdin tabelou com Jé e marcou o seu nono gol na competição e quinto do Brasil no jogo, encerrando a contagem.

Agora, os atletas do Timão se preparam para o jogo das quartas de final pela Liga Nacional no dia 26 de setembro, contra o São José/Vale Sul Shopping às 19h, no ginásio do Parque São Jorge e com transmissão ao vivo do canal SporTV.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Concentração total para as quartas de final

Colaboração Juliano Del Manto

Após o fim de semana de descanso, o elenco principal do São Caetano/Corinthians/Unip se apresentou na manhã desta terça-feira (13), no ginásio do Parque São Jorge. A equipe do técnico PC de Oliveira fará uma semana de trabalhos intensos visando o primeiro jogo das quartas de final da Liga Futsal."Vamos procurar equilibrar os trabalhos com o obje
tivo de deixar os atletas nas melhores condições possíveis. É um momento de decisão e, é fundamental estarmos preparados tanto fisicamente quanto mentalmente" analisou o preparador físico da equipe - Mauro Sandri.

O regulamento das quartas-de-final é simples. Quem fizer mais pontos nas duas partidas garante vaga nas semifinais. Em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado por qualquer placar, haverá um tempo extra imediatamente após o jogo de volta. No prolongamento, não há vantagem para nenhuma equipe, e quem vencer garante a vaga. Em caso de nova igualdade, a decisão de quem fica com a vaga na semifinal será nos pênaltis.

Nas quartas de final, o timão terá pela frente um velho conhecido, a equipe do São José, da cidade de São José dos Campos. O primeiro duelo será dia 26/9, às 19h no ginásio do clube. E desde já, os jogadores convocam a torcida para lotar o ginásio.

"Não vamos deixar a derrota para a AABB no paulista nos abalar. O resultado já foi superado e agora só pensamos na Liga. Precisamos do apoio da nossa torcida os 40 minutos, porque sabemos que juntos somos fortíssimos" declarou o capitão da equipe Paulinho Japonês.

ESTADUAL: Corinthians está fora da briga pelo título

Fonte: CBFS

A equipe do São Caetano/Corinthians/Unip está fora da briga pelo título do Campeonato Paulista deste ano. Mesmo jogando em casa, no ginásio do Parque São Jorge, os corintianos foram superados pela a AABB/Mapfre na noite desta sexta-feira (9/9).
Empurrado por sua fanática torcida, que compareceu em bom número ao ginásio da capital, o Timão foi melhor no tempo normal, quando venceu o adv
ersário por 4 a 1. Já na prorrogação, o elenco comandado pelo técnico PC Oliveira foi derrotado pelo placar de 3 a 1, dando adeus ao Estadual.

O experiente ala/pivô Leandro Simi abriu o placar ainda na primeira etapa. A goleada foi decretada por Arthur Oliveira, Deivão e Luizinho. Na prorrogação, o pivô Lukaian fez o gol de honra dos alvinegros.

Agora, os alvinegros depositam todas as suas fichas na Liga Futsal 2011, principal competição do salonismo nacional. O São José/Vale Sul Shopping será o adversário do Timão nas quartas-de-finais do campeonato. O Corinthians fará o primeiro jogo em casa e o segundo na casa do rival.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESTADUAL: Jogo decisivo para o Timão no Campeonato Paulista

Nesta sexta-feira (09), a equipe principal do São Caetano/Corinthians/Unip enfrenta às 21h a AABB, no ginásio do Parque São Jorge, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Estadual. O jogo terá transmissão ao vivo do canal ESPN/Brasil.
Na primeira partida, os comandados do técnico PC de Oliveira perderam por 5 x 2 e precisam de uma vitória no tempo normal o que leva a partida para o tempo suplementar. Na prorrogação, o time Alvinegro joga por um resultado igual para prosseguir na competição.

QUATRO EQUIPES PAULISTAS ENTRE AS OITO MELHORES DO PAÍS

Fonte: FPFS (Federação Paulista de Futsal)

O Futsal Paulista vive um momento especial. Os holofotes estão apontados para o salonismo paulista. Foram montadas grandes equipes e o resultado não poderia ser diferente, quatro das oito equipes classificadas são do estado de São Paulo. Completam a lista dos melhores em 2011, a equipe gaúcha ACBF, a catarinense Florianópolis e duas equipes paranaenses Copagril e Diplomata. O Santos que teve melhor campanha na primeira fase montou um verdadeiro esquadrão, recheados de jogadores da Seleção Brasileira de Futsal. O Corinthians/São Caetano também não fez por menos, com jogadores experientes em seu elenco, também conta com um dos melhores treinadores do mundo, PC de Oliveira.

A ADC Intelli também fez ótima campanha e pretende ir mais longe na atual competição. A grande surpresa positiva é a equipe do São José Futsal. Na primeira fase conseguiu se classificar de maneira convincente e fez a segunda melhor campanha da 2ª fase. Tudo isto ainda em sua primeira participação na Liga Futsal.

Raio-X das equipes paulistas na Liga

Santos/Cortiana
1ª Fase - 1º lugar
57 pontos ganhos - 22 jogos - 18 vitórias - 3 empates - 1 derrota - 88 gols marcados - 49 gols sofridos - 39 saldo de gols - Maior goleada: Santos 10 x 0 Praia em 4 de abril.
2ª Fase - Indefinido - Ocupa a 2ª colocação no momento * Deve enfrentar o Diplomata/Cascavel nas quartas-de-final
Artilheiro: Falcão - 26 gols em 25 jogos
Treinador: Fernando Ferretti

São Caetano/Corinthians/Unip
1ª Fase - 11º Lugar
31 pontos ganhos - 22 jogos - 8 vitórias - 7 empates - 7 derrotas - 49 gols marcados - 49 gols sofridos - 0 saldo de gol - Maior goleada: Corinthians 5 x 0 Anápolis em 14 de junho.

2ª Fase - 2º Lugar
9 pontos ganhos - 6 jogos - 2 vitórias - 3 empates - 1 derrota - 14 gols marcados - 11 gols sofridos - 3 saldo de gols. * Enfrenta o São José Futsal nas quartas-de-final
Artilheiro: Simi - 14 gols em 28 jogos
Treinador: PC de Oliveira

A.D.C. Intelli/Orlândia
1ª Fase - 3º colocado
41 pontos ganhos - 22 jogos - 13 vitórias - 2 empates - 7 derrotas - 73 gols marcados - 56 gols sofridos - 17 saldo de gols - Maior goleada: Intelli 9 x 3 Anápolis em 14 de maio

2ª Fase - 2º Lugar
9 pontos ganhos - 6 jogos - 2 vitórias - 3 empates - 1 derrota - 28 gols marcados - 19 gols sofridos - 9 saldo de gols. * Enfrenta o Carlos Barbosa nas quartas-de-final
Artilheiro: Marinho - 18 gols em 24 jogos
Treinador: Cidão

São José Futsal/Vale Sul
1ª Fase - 6º Lugar
37 pontos ganhos - 22 jogos - 11 vitórias - 4 empates - 7 derrotas - 68 gols marcados - 55 gols sofridos - 13 saldo de gols - Maior goleada: São José 6 x 1 São Paulo em 28 de junho

2ª Fase - 1º Lugar
13 pontos ganhos - 6 jogos - 4 vitórias - 1 empate - 1 derrota - 18 gols marcados - 17 gols sofridos - 1 saldo de gol. * Enfrenta o Corinthians nas quartas-de-final
Artilheiro: Keké - 31 gols em 26 jogos
Treinador: Ivan Gomes

terça-feira, 6 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Em "amistoso de luxo" Carlos Barbosa vence o Corinthians com gol no último segundo

Fonte: globoesporte.com

Em um jogo de poucas pretensões, o Carlos Barbosa venceu o Corinthians por 2 a 1, em partida disputada na noite desta segunda-feira, no Ginásio Municipal de Carlos Barbosa (RS). O gol da vitória do time da casa foi marcado pelo ala Leandrinho a um segundo para o fim. Com as duas equipes já classificadas para as quartas-de-final da Liga Futsal e com suas respectivas posições definidas, a partida serviu apenas para cumprir tabela. O Carlos Barbosa começou o jogo com mais presença no ataque, mas o primeiro lance de perigo foi protagonizado pelo Corinthians, aos seis minutos, em chute de Danilo, que o goleiro Rennan defendeu com dificuldade. Apesar do domínio territorial, os donos da casa só foram assustar aos 11, em chute de Carlinhos, que o goleiro Leandro tirou com o pé.

A dois minutos para o fim, o ala Marcênio, do Carlos Barbosa, também finalizou com perigo, à direita de Leandro. A resposta corintiana veio segundos depois, em uma cobrança de falta do fixo PC, no travessão. Nada, porém, que mudasse o panorama da partida até o fim da primeira etapa

- Estamos tendo um posse de bola muito boa. O jogo está muito favorável a nós, embora estejamos cedendo um contra-ataque perigoso para o Corinthians. Acho que, se continuarmos assim, construiremos a vitória no segundo tempo - analisou Marcênio, em entrevista ao SporTV, no intervalo.

O segundo tempo começou mais corrido, com as duas equipes se lançando mais ao ataque. Logo no primeiro minuto, Danilo chutou cruzado e Deivão por pouco não abriu o placar para o Corinthians. Aos três, Sinoê respondeu para o Carlos Barbosa, girando em frente à zaga corintiana e finalizando em cima de Leandro.

Aos cinco, foi a vez de Flávio pedalar na frente de Deivão e arriscar chute para nova intervenção do goleiro do Timão. O Carlos Barbosa voltou a ficar perto de abrir o placar aos 10, quando Sinoê acertou uma bomba no travessão. Aos 12, finalmente, o primeiro zero do placar foi tirado. Com um chute rasteiro da intermediária, o ala Flávio contou com a colaboração de Leandro, para marcar o seu sexto gol na Liga Futsal.
A cinco minutos do fim, o Corinthians chegou ao empate. Depois de boa jogada de Alemão pela esquerda, PC apenas empurrou para o gol vazio: 1 a 1. Aos 18, Simi, por muito pouco, não deu a vitória aos paulistas, ao ser lançado na frente e tocar na saída de Rennan, que deixou o gol para tentar interceptar o pivô adversário. Nos segundos finais, Danilo também teve boa chance, mas quem marcou foi o Carlos Barbosa, em um chute de Leandrinho a um segundo do fim, com a bola entrando a meio segundo para encerrar o tempo regulamentar.

- Procuramos sempre a vitória porque sabemos que precisamos de uma boa campanha para ter mando de campo até o final. O professor pediu para arriscar e nem olhei para o cronômetro quando chutei - revelou Leandrinho, ao SporTV.

Surpreendido pelo gol sofrido no apagar das luzes, o goleiro Leandro preferiu elogiar a atuação do time corintiano.

- Ele foi muito feliz, porque conseguiu pegar a bola na veia no último segundo. Fizemos um bom jogo e o nosso intuito era jogar bem para nos preparar bem para os jogos decisivos que teremos pela frente - afirmou o camisa 1, ao SporTV.

No outro jogo da noite, o Umuarama venceu o Peixe Brasília por 2 a 1, em Umuarama (PR), terminando sua participação na segunda fase com seis pontos ganhos. Os gols dos paranaenses foram marcados por Renatinho e Vini, com Marlon descontando para o time de Sobradinho (DF). As duas equipes estão eliminadas da Liga Futsal 2011.

domingo, 4 de setembro de 2011

LIGA FUTSAL: Classificados, Carlos Barbosa e Corinthians medem força no sul

Fonte: CBFS

Com vagas asseguradas nas quartas-de-final da Liga Futsal, Carlos Barbosa e São Caetano/Corinthians/Unip se enfrentam nesta segunda-feira (5/9), às 19h15, no Centro Municipal de Evento, em Carlos Barbosa (RS). A partida terá transmissão ao vivo do SporTV. O confronto é válido pela sexta e última rodada do grupo B do campeonato.
Os gaúchos estão com a primeira posição do grupo assegurada, com 13 pontos conquistados, quatro na frente do clube da capital paulista que soma nove pontos ganhos. Os dois times contam com cinco jogos no grupo.

O momento vivido pelo clube gaúcho é dos melhores entre as equipes brasileiras. Invicto na segunda fase da Liga Futsal, a equipe também vem muito bem no Campeonato Gaúcho de Futsal. A ACBF lidera o 2º turno do torneio com doze pontos ganhos.

A última vitória pelo estadual veio em confronto com o Bento Gonçalves. Jogando em casa, o Carlos Barbosa jogou bem e despachou o adversário da região serrana com vitória por 3 a 0, com gols anotados por Leandrinho, Sinoê e Leandrinho, mais uma vez.

Pelo lado do Corinthians o momento no Campeonato Paulista de Futsal não é tão bom. Jogando na noite da última terça-feira (30/8), o São Caetano/CorinthiansUnip foi derrotado por 5 a 2 pela AABB, no primeiro encontro das quartas de final do Estadual.

Já classificado na disputa nacional, assim como o Carlos Barbosa, o clube paulista poderá poupar seus atletas, já que nem com uma vitória conseguiria tirar o primeiro lugar do clube laranja. A boa notícia é o retorno de Danilo Baron, que cumpriu suspensão diante do Peixe e está a disposição da equipe para o confronto no Sul.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

AOS NOVOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Felizmente a cada semestre surgem novos profissionais de Educação Física, de diversas faixas etárias, todos com muita disposição e em busca de conhecimentos e uma oportunidade no mercado de trabalho. Lembro que na faculdade todos conviviam com o receio de que em breve não teria espaço para todos os profissionais atuarem na área, no entanto quando converso com pessoas que são formadas há 10 anos ou mais, elas citam que no período que foram acadêmicos existia essa mesma preocupação, porém houve uma evolução incrível e aumento impressionante no leque de atividades exercidas pelo educador físico.
Como nesta quarta foi o Dia do Profissional de Educação Física achei importante escrever um texto voltado para os universitários e/ou estagiários que ainda buscam firmar-se no mercado de trabalho ou aqueles que ainda não encontraram o caminho a seguir dentro de nossa área.

O educador físico foi por muito tempo discriminado e até mesmo mal visto pela sociedade, assim como li ontem em uma rede social, onde um profissional falava que somos discriminados por não usarmos terno e gravata ou branco, realmente tivemos que galgar uma árdua caminhada em busca do reconhecimento, afinal a Educação Física começou a ser analisada dentro das escolas e assim como todas as áreas, existem ótimos profissionais, no entanto há alguns muito ruins que prejudicam a classe.

No âmbito escolar o professor foi visto por muitas décadas como o professor “vida boa” que trabalhava com esporte, só precisava levar os alunos até a quadra e ficar olhando os mesmos jogarem bola, não era necessário construir e corrigir provas e tinham o mesmo benefício dos outros professores. Eu particularmente lembro de ter conhecido professores bem distintos, mas a grande maioria profissionais dispostos a auxiliarem na formação do aluno e do cidadão. Nas últimas décadas ocorreu uma transição impressionante na Educação Física, o fato da sociedade viver uma era tecnológica e de comodidade trouxe consigo o aumento do sedentarismo e patologias que poderiam ser evitadas com a prática freqüente de atividade física, então o profissional começou a ser visto de fato como membro importante na área da saúde, ganhou espaço e reconhecimento de diversas áreas como medicina, fisioterapia entre outras, as quais sempre citam ou indicam as pessoas a procurarem o educador físico a fim de cuidar de sua saúde.

Quando vamos a uma banca de revista sempre encontramos dezenas de exemplares citando dietas milagrosas, como se fosse simples realizar uma dieta ou um programa de exercícios, era comum pessoas ganhando dinheiro e ao mesmo tempo desvalorizando a importância do profissional, porém isso mudou, quem imaginaria um educador físico participando do programa Fantástico falando sobre bem-estar, saúde e qualidade de vida com propriedade como é o caso do Márcio Atalla no quadro Medida Certa que fez um enorme sucesso por identificar-se e ser útil para grande parte da população nacional, isto é uma conquista e crescimento da nossa profissão. Sempre haverá espaço para novos profissionais, contanto que estejam dispostos a trabalhar e defender nossa importante função tanto no esporte como na vida das pessoas.

Nos próximos textos tentarei abordar temas relacionados a nossa profissão e dicas importantes para conquistar um espaço no mercado de trabalho.