domingo, 23 de outubro de 2011

RELAÇÃO PREPARADOR FÍSICO E ATLETA

Há aproximadamente um mês escrevi um texto falando sobre a relação entre preparador físico e o treinador, este texto rendeu muitos comentários e mensagens de profissionais da área na grande maioria concordando com os temas abordados, seguindo a mesma linha e pensamento o texto de hoje aborda a complicada e importante relação entre preparador físico e atleta.
Após quase sete anos de profissão tive a oportunidade de conhecer vários preparadores e suas linhas de trabalho, assim como no treinamento desportivo na posição de comando e liderança não existem apenas certezas, algumas atitudes e forma de conduzir o elenco são extremamente particulares, porém em resumo encontramos dois tipos principais de preparadores físicos, aqueles que seguem a linha autoritária ou os que trabalham com a linha mais amigável e flexível.

Ambas as formas de conduta podem ter resultado positivo, o que vai definir a maneira certa de agir é principalmente o perfil do elenco e dos profissionais da comissão técnica. Darei alguns exemplos para ilustrar a teoria, quando trabalhamos com grupos jovens, composto por jogadores que subiram da categoria de base e/ou atletas sem grande maturidade é essencialmente importante que o perfil de liderança seja mais rigoroso e autoritário, assim conseguimos manter o controle do elenco e também a liderança exercida.

Porém quando conduzimos um grupo homogêneo composto por atletas experientes e com grandes responsabilidades tanto em sua vida pessoal como profissional podemos manter uma relação de proximidade e sermos um pouco mais flexíveis que os resultados geralmente são positivos, no entanto essa linha é mais perigosa que o estilo autoritário, pois, tem que estar bem claro para o elenco quem é o comandante e também aonde termina a relação de amizade e inicia a relação profissional. Acredito que seja importante fazermos sempre aquilo que pensamos ser o correto, em hipótese alguma desrespeitar o atleta por maior que seja a cobrança, encontre formas para motivá-lo e pressioná-lo sem ofendê-lo. Muitos profissionais são radicais e acreditam na teoria que os atletas em geral são preguiçosos e procuram sempre mordomia, De qualquer maneira tenha sempre bom senso, não torne esse pensamento uma regra para o seu dia-a-dia, seja flexível, saiba ouvir, mesmo não mudando aquilo que estava planejado tenha a hombridade para ouvir o que o elenco tem a dizer.

Na teoria aprendemos e colhemos todas as informações necessárias sobre treinamento esportivo, fisiologia entre outros temas requeridos em nossa profissão, porém dificilmente os profissionais estudam e preparam-se no quesito liderança de grupo, afinal vivemos um sistema cooperativo aonde a vitória e sucesso da equipe é o objetivo comum e consequentemente as pessoas envolvidas iram atingir seus objetivos particulares, no entanto as metas pessoais não podem estar na frente do coletivo. Por isso analisem suas ações, atitudes e falas, afinal o grande segredo não está em evitar problemas e sim em resolve-los da melhor maneira, pois tanto na vida como em nossa profissão os problemas e empecilhos as vezes são inevitáveis.

2 comentários: