sexta-feira, 9 de março de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL

Colaboração David Cardoso

O treinamento funcional é um método de treinamento relativamente novo na esfera da preparação física. Ele é embasado por princípios científicos e procura
desenvolver movimentos e não apenas cadeias musculares.
Através de movimentações multiplanares (variad
as direções) e multiarticulares com ação preponderante da propriocepção (órgãos existentes na musculatura, articulações, tendões e ligamentos que permitem ao Sistema Nervoso Central verificar informações sobre postura e equilíbrio) permitem este tipo de treinamento buscar seu enfoque. Ele é composto por movimentos que podem ser divididos em duas classes que são chamadas de: cadeia fechada e cadeia aberta.

Os exercícios de cadeia fechada são aqueles que visa
m trabalhar músculos estabilizadores primários, pois envolve maior número de articulações devido às extremidades (geralmente pés e mãos) estarem fixas, exigindo apenas uma considerável resistência, favorecendo maior aplicação de força, quase sempre este são realizados nos aparelhos das academias. Já os exercícios de cadeia aberta por não terem as extremidades fixas, favorecem os trabalhos de equilíbrio e postura, além da flexibilidade e ganhos de mobilidade de articulações e ligamentos.
A preparação física e a metodologia do treinamento possuem diversos princípios biológicos que norteiam seus objetivos e meios a serem aplicados. Entre um dos mais importantes está o princípio biológico da especificidade, que diz que quanto maior a pro
ximidade da realidade da ação ou atividade ao movimento exigido mais ganhos terá o atleta ou aluno. Este princípio dá a este treinamento a base de todo seu desenvolvimento, possibilitando ganhos de valências e ações motoras através de transferências positivas entre as várias movimentações presentes.Neste tipo de treinamento podemos desenvolver ao máximo todas as valências ou capacidades físicas de forma abrangente e global, podendo em um único movimento ou exercício realizar o estímulo de duas ou mais capacidades que procuramos naquele momento desenvolver. Podemos usar como exemplo a realização de um agachamento sobre um disco de propriocepção. Se desenvolvêssemos o trabalho convencional de agachamento, realizaríamos ele de forma livre ou na barra guiada e trabalharíamos de forma predominante a valência força. Já com a aplicação do treinamento funcional, no caso da propriocepção podemos além da força trabalhar equilíbrio, músculos mais internos que não seriam desenvolvidos, além de favorecer ganhos de flexibilidade de tornozelos e joelhos.Abordamos este assunto de forma bem superficial para que os leitores possam ter uma noção básica sobre este tema, mas ele tem muitas questões a serem discutidas. Portanto quando realizamos o trabalho funcional buscamos desenvolver ações que sejam muito próximas das exigidas pela modalidade, além de trabalhar variadas musculaturas, flexibilidade, melhoras de equílibrio e postura em variadas posições, além de desenvolver valências como força, velocidade, agilidade entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário