sexta-feira, 27 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MONITORAÇÃO NO TREINAMENTO

Colaboração David Cardoso 

Um treino independente da modalidade esportiva, terá muitas valências a serem utilizadas e desenvolvidas sejam de formas positivas ou negativas. A partir do controle realizado na sessão de treinamento é que poderemos qualificar positivamente a atuação e desenvolvimento das capacidades físicas. 

Durante uma sessão de treinamento utilizamos diversas valências, como velocidade, agilidade, resistência, força entre outras. A partir dos controles realizados por testes ou avaliações podemos verificar o quanto de cada valência estamos requisitando e quanto devemos melhorá-la ou realizar sua manutenção. Com a utilização de alguns instrumentos como a escala subjetiva de esforço, a monitoração da frequência cardíaca, a realização de saltos como medidores de potência e perda de rendimento, além de outras ferramentas nos permitem diminuir muito os erros de preparação e avaliar as condições reais dos atletas nos variados períodos do ano. 
Ao utilizar tais ferramentas conseguimos diminuir riscos de lesões, aumentar o feedback dos atletas e avaliar se devemos ou não modificar o planejamento da parte física durante toda a temporada, acelerando ou não os ganhos de determinadas valências que temos como fundamentais e imprescindíveis. 

Como exemplo no clube estamos utilizando um sistema de monitoramento de frequência cardíaca e uma plataforma de saltos que nos dão a real noção de como está a intensidade dos treinamentos, além de verificar se estes estão sendo realizados de forma correta, ou seja, favorecendo a recuperação total dos atletas entre uma sessão de treinamento e outra. Ainda podemos modificar a carga de treinamento ao mexer na intensidade e no volume, afim de aprimorar a potência ou a resistência. 

Não devemos esquecer da grande importância que os testes físicos de campo possuem, pois permitem avaliar as valências que queremos monitorar afim de sabermos se vamos ou não intensificar seu desenvolvimento ou realizar manutenção em determinados valores. Eles são importantíssimos devido a especificidade que possuem, ou seja, estão muito próximos da realidade executada nas atividades. 
Ao utilizar o monitoramento das atividades podemos respeitar diversos princípios biológicos citados na literatura que são responsáveis por um programa de treinamento com alta qualidade, desenvolvendo ao máximo os potenciais dos atletas, além de protegê-los de lesões aumentando seu tempo de carreira. Um dos princípios e talvez o mais importante dentro da preparação física é o princípio da supercompensação que afirma que devemos realizar um novo estímulo somente quando o indivíduo estiver totalmente recuperado, colocando como extrema importância a questão de um bom descanso e uma boa alimentação. 
 Por tudo que foi citado acima, se torna essencial o papel de preparadores físicos e fisiologistas no planejamento das atividades durante a temporada, afim de qualificar e quantificar a preparação física dos atletas que auxiliará em uma boa aptidão física que resultará na boa utilização das diversas capacidades físicas inerentes aos jogos e ações específicas destes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário