quinta-feira, 7 de março de 2013

NÁO DEIXE DE CORRER APENAS PORQUE ESTÁ CHOVENDO, MAS TENHA ALGUNS CUIDADOS ESPECIAIS NOS TREINOS NA CHUVA

Fonte: globo.com por Bebel Clark 

Você sai do trabalho animado com seu treino em local aberto e, assim que chega em casa, São Pedro parece querer estragar seus planos de correr. Mas a chuva não precisa ser um empecilho para a atividade física, desde que sejam respeitados alguns conselhos: correr gripado ou saindo de um resfriado não é uma boa ideia, assim como sair de casa com incidência de raios durante uma tempestade. 
Segundo a fisioterapeuta Raquel Castanharo, aquecimento, terreno regular, boa postura e roupas secas após os treinos garantem um ótimo desempenho. - Na chuva, evite lugares desconhecidos e com terreno irregular. Buracos escondidos por poças de água podem causar entorses de tornozelo e problemas no joelho. Para fugir da água que vem em direção ao rosto, a tendência é abaixar a cabeça e inclinar o tronco para a frente. Essa postura mantida por um treino longo pode causar dores na coluna, então procure um trajeto onde a água não vá diretamente contra o seu rosto. 

Um bom aquecimento é fundamental antes da corrida e ao final é importante trocar rapidamente as roupas molhadas para não deixar o corpo frio – afirmou a especialista. Apesar da crença que sugere que exercícios na chuva podem afetar o sistema imunológico, cientistas comprovaram que a queda da temperatura corpórea aumenta o nível de atividade das células de defesa do corpo, portanto, não desanime!  
Basta estar bem fisicamente, com sistema imunológico em dia (boa alimentação e atividade física) que não tem resfriado que apareça. Você já entendeu que correr na chuva, desde que não seja sob raios e com a saúde debilitada, não tem problema algum. Porém, o que vestir? Um casaco impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. Se o tempo abrir, use roupas com tecidos sintéticos, óculos escuros e protetor solar, além do boné. Assim, a combinação isolamento térmico, troca de ar, absorção e transporte de umidade, além do conforto, estão presentes no treinamento. 

O treinador Manuel Lago, alerta para a conservação dos tênis. - No Brasil, como é muito difícil termos temperaturas muito baixas, perto de 0ºC, o único senão é o cuidado com os tênis, que podem estragar e mofar muito cedo. Para preservar os calçados, eles devem ser colocados para secar o mais rapidamente possível e, de preferência, com spray antibactericida. Para a paulista Paula Narvaez, uma boa alimentação garante a qualidade do treino. - O importante é ter as vitaminas do corpo em dia. Com a imunidade boa, você pode correr onde e quanto quiser. 
A nutricionista Cristiane Perroni, concorda com a corredora. - É fundamental manter a imunidade equilibrada através da boa alimentação, prática moderada de atividade física e repouso. Ingerir cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes garante o acúmulo de vitaminas e minerais, potentes antioxidantes que atuam estimulando o sistema imunológico e combatendo os radicais livres. Além disso, consumir vitamina C presente nas frutas cítricas, iogurte e leite fermentado, além de gorduras do bem como azeite e oleaginosas, atuam na melhora do processo de defesa do organismo. Não se esqueça de manter a hidratação constante, pois mesmo sob chuva, o corpo perde líquidos através da transpiração e precisa de reposição adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário