domingo, 5 de maio de 2013

VOCÊ SE MACHUCA COM FREQUÊNCIA? TENTE MUDAR A SUA FORMA DE PISAR

Fonte: globo.com por Manuel Lago 

Olá, corredor. Tudo bem? Você tem um histórico de muitas lesões provenientes da corrida? Já investigou com exames e consulta a médicos diversos? Não vou entrar no mérito do diagnóstico, até porque não é minha área de atuação. O texto pretende mostrar uma visão um pouco diferente da convencional. Às vezes, nos vemos às voltas com lesões recorrentes, ou seja, lesões que se repetem e nos mesmos lugares. 
Note que não estou falando de lesões diversas! Você vai dizer que já fez todo tipo de tratamento, convencional ou não, como fisioterapia, acunpuntura ou laser. Daí vem a sugestão: já experimentou mudar a forma de pisar? O que quero dizer é: se você costuma abordar o chão sempre com o calcanhar, que tal treinar essa abordagem com o antepé? Não quero entrar no mérito se um tipo de pisada é melhor que outro, mas sim apresentar uma possível solução para os atletas que frequentemente interrompem seus treinamentos por conta de uma lesão recorrente. 

Não estou afirmando que é eficiente, mas já experimentei com alguns de meus atletas que viviam às voltas com fratura por estresse na tíbia (já haviam diminuído volume, dois a três meses sem correr, prioridade para grama e terra) e obtive significativas melhoras.  De início, é necessário comprar um tênis dito “minimalista”, para diminuir o vício de abordar o solo sempre com o calcanhar. Após isso, realizar de 15 a 30% do volume semanal do treino com essa nova mecânica. Procurar sempre a terra batida e aos poucos introduzir o asfalto. 
Quando chegar ao asfalto, procure fazer acelerações pequenas (200 a 400m) nessa forma de correr e vá aumentando a distância e também diminuindo o ritmo. Sempre faça avaliações se o local da lesão apresenta melhoras ou dá sinais de que vai piorar. Usar exames de imagem pode ajudar. Não há um prazo para você se acostumar a esse novo tipo de pisada nem se vai resolver seus problemas, mas acho que é uma tentativa bem válida. Talvez você até evolua na sua corrida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário