segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CORRER COM MÚSICA INFLUENCIA NO DESEMPENHO?

Por Gustavo Luz 

Algumas pesquisas sérias indicam que o estímulo musical pode trazer benefícios, principalmente, a dois tipos de treino: os difíceis e os longos. Para os treinos mais duros, a combinação da música acelerada com uma velocidade mais intensa na corrida, pode deixá-lo mais focado em “atacar” a distância. Talvez mantendo o seu limite por mais tempo.E para os treinos mais longos, que às vezes carregam o fator tédio, as músicas mais suaves podem ajudá-lo na manutenção de um ritmo mais regular e acompanhá-lo através dos quilômetros. 
É possível que os estímulos musicais acelerem algumas respostas motoras, recrutando mais fibras musculares. E aí você ganharia alguma performance. Seria como se o seu cérebro mandasse mais estímulos atingindo mais músculos por estar escutando uma determinada música. Apesar do aumento de interesse dos estudiosos na área, muita coisa ainda deve ser pesquisada nos próximos anos. 

Entretanto, existem horas e lugares para usar os fones de ouvido na hora da corrida. Você não deveria usá-los em áreas com tráfego e muito movimento de pedestres, e deve sempre se lembrar que a música pode bloquear alguns barulhos e distraí-lo. Prefira escutar o seu som em locais onde tem mais controle do que está acontecendo à sua volta. E mesmo assim, procure usar apenas um fone e em um volume normal. 
Um aumento no número de praticantes é um aumento no número de iniciantes. E às vezes, esses iniciantes têm apenas a música para acompanhá-los e motivá-los. Pode ser que o seu tempo seja o mesmo no final da prova, com música ou sem música. Mas se você gosta de combinar esses dois prazeres e entendeu que tem que tomar alguns cuidados, vá em frente, faça de tudo para se manter motivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário