quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

HIDRATAÇÃO E DESCANSO: AS DICAS CONTRA OS RISCOS FÍSICOS DO CARNAVAL

Por Nabil Ghorayeb 

Cardiologista alerta para alto consumo calórico dos foliões e faz recomendações contra o desgaste encontrado na época de festa. A diversão do carnaval na maioria das vezes vem acompanhada de desgaste físico, e o consumo calórico de pessoas que participam, por exemplo, da folia no Sambódromo, é alto. Calculamos a média gasta por uma jovem passista magra que dança bastante e por um passista de aspecto obeso que se movimenta de modo arrastado. No primeiro caso, a perda aproximou-se de 400 calorias e algo em torno de 2kg (de água, basicamente). Já no segundo, foram 300 calorias e apenas 1kg. 
Usamos os exemplos para lembrar que os não preparados fisicamente e que não conhecem seus limites cardiorrespiratórios passarão por muitas dificuldades e até um certo grau de risco. Para os que vão ficar somente na arquibancada, pulando, o desgaste e o risco serão pequenos. Ao sentir cansaço, o ideal é sentar e se reidratar. Já a turma que desfila em escolas e blocos precisam de um preparo de atleta. O uso e abuso de bebidas alcoólicas e outras substâncias torna o evento sem controle algum aos cuidados com a saúde, como um todo. 
Os efeitos cardiovasculares são imprevisíveis, e pelo histórico registrado por décadas, temos de tudo em emergências. O alerta é feito para pessoas que desejam diversão, mas sem abusos. Hidratação com isotônicos deve ser feita sem economia, alimentar-se antes do consumo do álcool para diminuir os efeitos danosos do excesso e descansar o corpo de tempos em tempos são pontos cruciais. Dias seguidos de carnaval exigem descansos prolongados. Nas próximas semanas falaremos sobre energéticos, estimulantes e outras substâncias comuns no carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário