domingo, 15 de fevereiro de 2015

DESTILADO X FERMENTADO: MITOS E VERDADES DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS

Por Natália de Oliveira 

Cerveja engorda mais do que vodka? Aguardente é igual cachaça? Cuba Libre ou Caipirinha? Informe-se para não errar na dose neste Carnaval. Nestes quatro dias de clima de festa e folia ninguém resiste a uma bebida alcoólica, seja ela uma latinha de cerveja gelada ou uma boa taça de vinho. Porém, as bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo e são altamente calóricas, cerca de 1g de álcool fornece 7kcal. 
As destiladas são bebidas purificadas através de um processo chamado de destilação a partir de substâncias fermentadas, tais como: frutas, grãos e outras partes vegetais. Bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. São elas: cachaça, rum, tequila, vodka e uísque. Já as bebidas fermentadas, surgem através de um processo de transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. São bebidas fermentadas: cerveja, saquê, vinho e sidra. 

Durante este Carnaval, vale a dica de beber com moderação, e usar a informação para fazer as melhores escolhas. Veja uma lista de verdades e mitos sobre as bebidas: 
Portanto, em dietas de emagrecimento, as bebidas fermentadas são preferíveis em relação às destiladas. No entanto, ficar de ressaca porque exagerou na dose e além disso, ganhar alguns quilos extras é tudo o que o seu corpo não precisa. Quanto maior a quantidade de álcool ingerida, maiores serão os prejuízos a sua saúde, principalmente para o cérebro e o fígado. Procure não errar na dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário