terça-feira, 31 de maio de 2011

TREINAMENTO: Fisioterapia e Preparação Física auxiliando na recuperação de lesões

Durante a temporada ocorrem diversos tipos de lesão, por vários motivos, desde traumas diretos até mesmo lesões musculares ou ligamentares, o que afasta o atleta das quadras por um certo período dependendo do grau da lesão, em situações como essa o atleta apresenta diversas restrições ao treinamento, podendo apenas realizar algumas atividades ou até entregue totalmente ao departamento médico devido a gravidade e ao período de reabilitação. Em situações como essa o preparador físico pode apresentar duas posturas, alguns mais extremistas que aceitam apenas o atleta em suas atividades quando estiverem 100% e puderem realizar as mesmas atividades que o restante do elenco ou pode optar por uma posição mais ativa auxiliando na manutenção física do atleta e também na readaptação aos treinos físicos e trabalhos com bola.

Temos a disposição uma equipe médica extremamente conceituada comandada pelo Dr. Mauro Martinelli que também é médico da Seleção Brasileira de Futsal, além dos fisioterapeutas Rogério Lencione e Thiago Inojossa na equipe adulta e Pietro Crusco na equipe juvenil. Esse é outro fator importante, ter uma equipe médica experiente na modalidade e totalmente a disposição de nossa equipe.

A conduta depende da lesão e do protocolo utilizado, mas em resumo seguimos uma linha de reabilitação, o atleta inicia a recuperação em período integral com o departamento médico, porém preparador físico e fisiologistas recebem informações diárias sobre a evolução clínica, assim que o doutor liberar o atleta para realizar qualquer tipo de atividade física, fisioterapeutas e preparador decidem a programação e qual serão as atividades realizadas, normalmente nessa situação o atleta realiza treinos físicos separados do grupo e continua com as sessões de fisioterapia, a fase seguinte é a adaptação ao gesto esportivo e aos trabalhos técnicos. Após ser liberado pela equipe médica sem restrições, o preparador físico avaliará se o mesmo está apto para compor o elenco normalmente ou precisa de um período para condicionamento físico, normalmente nesse momento o atleta começa a realizar alguns treinos mais leves com a equipe como treinos táticos e somente após será integrado totalmente ao grupo e ficará completamente a disposição do treinador para treinos intensos e/ou jogos.

Importante ressaltar que o processo descrito acima pode demorar duas semanas ou até mesmo 6 meses dependendo da lesão, no entanto a ordem dos procedimentos dificilmente é alterada, com isso além de respeitarmos a área de cada profissional conseguimos também otimizar o tempo de recuperação e melhorar a condição física do atleta durante o período lesionado.

GOLEIROS: atletas do Corinthians estão entre os menos vazados

Por Gilberto Santos e Mauro Sandri

Com 23 gols sofridos na Liga Nacional, a defesa do São Caetano/Corinthians/Unip, ao lado da Associação Carlos Barbosa de Futsal (RS), é a segunda melhor desta primeira fase, ficando atrás somente do Copagril/Faville (PR), que sofreu apenas 20 tentos.

No Estadual, competição em que o goleiro titular Leandro De Martini reveza o posto com Emerson Salino e Tatá, o Timão, líder com 24 pontos ganhos sofreu 18 gols. Mesmo número da ADC Intelli (sétima colocada), porém, a defensiva alvinegra perde apenas para o Paulista/Cimentolit, com 17 gols sofridos e para o Suzano/Drummond/Penalty, que sofreu 14 tentos.

Aproveito o texto do Gilberto para exaltar a justificativa por esses bons números, para alcançarmos esse desempenho é necessário três fatores, independente da ordem, a dedicação e qualidade dos goleiros, a postura e competência defensiva de nossa equipe e com certeza a eficiência, inovação e confiança depositado por todos no trabalho do preparador de goleiros Serginho Santana.

Para maiores informações sobre a preparação dos goleiros acessem: http://www.formandogoleiros.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TREINAMENTO: Volume x Intensidade

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians Futsal

Dentro de qualquer atividade física realizada no treinamento esportivo estão presentes as variáveis intensidade e volume, sendo que a relação entre elas nos permite definir a carga contida na atividade ou sessão de treinamento. A partir da informação oferecida por este dado se torna possível definir se os objetivos da sessão foram atingidos ou não, além de definir valores e características para a próxima atividade a ser realizada dentro da periodização.

A intensidade e o volume são inversamente proporcionais, por isso sempre os valores destas variáveis estarão sendo opostos, se a intensidade é alta, provavelmente o volume é baixo sendo que o mesmo vale se invertêssemos os valores. Geralmente o volume nas sessões de treinamento, costumam corresponder ao que a modalidade específica exige, no caso do futsal, não são necessárias sessões acima de 40 a 50 min. Já a intensidade deve ser bem alta, respeitando a especificidade de cada jogador e ainda suas individualidades físicas avaliadas pelos testes de campo e clínicos. No futsal por exigir intensas e rápidas ações com intervalos de recuperação não definidos, a frequência cardíaca e Borg devem ser elevados.

Para a utilização e construção do gráfico que utilizamos nos treinamentos da equipe, utilizamos o BORG como referência para a intensidade e o tempo de treinamento para o volume, ao se multiplicar os valores se têm o valor absoluto da carga aplicada no dia. Com isso temos uma ótima noção de quanto devemos aplicar de volume e intensidade nos treinamentos durante a semana, garantindo assim períodos de recuperação para os atletas realizarem a supercompensação. Porém é necessário grande atenção, sobre quais variáveis se procura obter desenvolvimento positivo ou uma manutenção, pois através de trabalhos com volumes maiores a resistência passa a ser prioridade e atividades que buscam altas intensidades priorizam variáveis como: potência, velocidade e agilidade.

Ao se atribuir a relação entre o volume e a intensidade dificilmente, as atividades que serão realizadas durante toda a temporada não sairão do controle proposto pelo planejamento, assim favorecendo ao máximo, o controle de ganhos e manutenções das diversas valências presentes no organismo do atleta e do grupo de jogadores como um todo.

ESTADUAL: Corinthians vence e se mantém na liderança

Na noite desta quarta-feira (25), o São Caetano/Corinthians/UNIP viajou até a cidade de Bauru para enfrentar o A.A.Fib/Casa Sol/Beneplan/Semel. O timão jogou bem e venceu por 3 a 2. Com mais essa vitória, os alvinegros chegaram aos 25 pontos e se isolaram ainda mais na ponta da tabela A equipe do Parque São jorge, foi comandada pelo auxíliar técnico Lucas Chioro que colocou em quadra uma mescla de jogadores da categoria sub-20 e principal. Assim como no jogo de terça contra o São Paulo a equipe contou apenas com cinco atletas do adulto, sendo que todos são atletas que subiram esse ano para a categoria principal.

Os donos da casa começaram assustando e abriram o placar logos aos 6 minutos, porém, com uma equipe mais qualificada o timão entrou no jogo e virou o marcador com Ximbinha e Rafinha. Na etapa final, os líderes da competição controlaram a partida e tiveram boas oportunidades de gol. O último tento alvinegro veio em uma boa jogada individual do pivô Douglas.

SELEÇÃO: Simi e Danilo não são liberados para os jogos na China

Os atletas do São Caetano/Corinthians/UNIP Simi e Danilo Baron não participarão dos amistosos contra a China nos dias 1 e 5 de junho. A diretoria alvinegra optou em não liberar os jogadores devido ao calendário apertado da Liga Futsal.

O Brasil tentará o bicampeonato, uma vez que no ano passado levantou a taça da competição disputada no mesmo local. A estreia de seleção acontece diante dos iranianos, no dia 1º. Na sequência, os hexacampeões mundiais enfrentarão a Romênia, Japão e, por fim, os donos da casa, respectivamente nos dias 3, 4 e 5 de junho.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESTADUAL: Corinthians joga com apenas alguns adultos e perde para o São Paulo

Por Juliano Del Manto

Jogando com a equipe mista, o São Caetano/Corinthians/ UNIP foi derrotado por 2 a 1 pelo São Paulo/Marília, na noite desta terça-feira (24). O duelo aconteceu no ginásio da ADPM, em Marília (SP). Mesmo com a derrota o timão continua na ponta da tabela com 22 pontos, Já os rivais chegaram aos 17 pontos e subiram para a quarta colocação.
Apesar da derrota os alvinegros foram superiores no jogo e chegaram inúmeras vezes ao gol do adversário. Mas, o goleiro adversário Quinzinho, em noite inspirada, fez a diferença e garantiu a vitória dos donos da casa. Felipe e Luciano marcaram pelo São Paulo e Douglas diminuiu para o timão.

“Não estamos satisfeitos devido à derrota, porém, o nosso jogo evoluiu e construímos muitas chances de gol. Agora devemos seguir treinando forte para fazer uma sequência de bons jogos”, declarou o ala Vitinho.

terça-feira, 24 de maio de 2011

CURIOSIDADES: Testes genéticos prometem prever talento para esportes

Publicado por www.folha.com - retirado do blog: http://www.tratandoatletas.blogspot.com/ de Rogério Lencione (fisioterapeuta Corinthians Futsal)

Seu filho nasceu para ser um atleta de elite? Vendedores de testes genéticos nos Estados Unidos afirmam que a resposta está em exames feitos pelo correio, por menos de US$ 200 (R$ 332). Alguns clientes dizem que os resultados ajudam a conduzir os filhos para os esportes certos. Mas médicos afirmam que os testes colocam os lucros à frente da ciência. Pesquisadores já identificaram vários genes que podem determinar força, velocidade e outros aspectos da performance atlética. Mas é possível que haja mais centenas de genes relacionados, além das experiências que determinam as habilidades atléticas, afirma Alison Brooks, especialista em medicina do esporte na Universidade de Wisconsin. Brooks escreveu um comentário sobre o assunto na revista "Jama", da Associação Médica Americana. Bradley Marston, de Bountiful, Utah, comprou um teste pela internet há um ano para sua filha Elizabeth, 10.

Como ela joga futebol "muito bem", Marston queria saber se ela tinha uma variação do gene ACTN3, ligado à produção de uma proteína que atua nos músculos. Uma forma desse gene foi ligada a explosões de força necessárias para atividades como corrida curta e levantamento de peso. O teste de Elizabeth mostrou que ela tem o gene para explosão muscular. Seu pai espera que esse resultado a ajude a ganhar uma bolsa de estudos para a faculdade.

Mas, para o especialista em genética Stephen Roth, da Universidade de Maryland, a ciência de como genes influenciam habilidades atléticas está em fase inicial, e as promessas das fabricantes de testes estão baseadas em "suposições imprecisas". Lainie Friedman Ross, especialista em ética médica da Universidade de Chicago, alerta que as crianças podem não entender os resultados dos exames. "Isso é genética recreativa, com pontencial para causar danos", diz Ross.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

LIGA FUTSAL: Planejamento anual e características da competição

Sem sombra de dúvida é a competição mais importante do futsal nacional e uma das mais disputadas do mundo, o equilíbrio é imenso, sendo que começamos o campeonato com várias equipes candidatas ao título e com uma extrema variação de características, equipes com grande tradição como Carlos Barbosa, Atlântico e Minas, clubes de camisa como São Paulo, Corinthians e Santos, equipes com bons investimentos e grandes jogadores como Copagril, Petrópolis e Intelli, além de estreantes e equipes mais novas que estão fazendo uma boa campanha como Florianópolis, São José e Cascavel, sem esquecer as outras equipes de menor tradição que sempre conseguem resultados expressivos ao longo da competição. Além de todas essas características, as equipes também se divergem no aspecto físico, é visível a diferença de perfil de algumas equipes, times de muita força, isso representado por forte marcação, chutes de média e longa distância e ainda o próprio aspecto físico dos atletas, no entanto a Liga contém várias equipes de velocidade, representada por jogadores ágeis, contra-ataques velozes e principalmente a intensidade introduzida ao jogo, semanalmente acompanhamos jogos onde essas características estão em disputa, pelo confronto entre força e velocidade Comentei sobre a diversidade das equipes e o equilíbrio da competição, no entanto o enfoque principal desse texto é como conduzir as valências físicas ao longo de toda a temporada, com certeza é a competição mais longa da história do futsal nacional, teve inicio no dia 14 de março e a grande final está prevista para o mês de Novembro, são 9 meses de disputa e claro muito treinamento para todas as equipes, porém para algumas equipes a competição dura apenas até o inicio de julho, outras no entanto o término da competição será no mês de setembro quando encerra-se a segunda fase, a competição é mais extensa que o próprio Campeonato Brasileiro de futebol de campo, aonde as equipes jogam entre si em turno e returno. Sabemos que para a grande maioria dos clubes não é a única competição ao longo desse período, a grande maioria das equipes disputam os campeonatos estaduais, sendo que podemos afirmar que o Paulista será o mais disputado de todos pela grande rivalidade que envolve as equipes, outros clubes disputam também competições internacionais nesse primeiro semestre como Carlos Barbosa e Umuarama. Fica claro que é impossível planejarmos picos de rendimento, afinal não sabemos qual será o momento mais importante e onde precisaremos estar com a equipe nas melhores condições físicas, no ano passado em virtude da Copa do Mundo tivemos a oportunidade de planejar a temporada em dois grandes ciclos um antes da parada e um depois até o final do ano, pois, tivemos um mês sem jogos pela Liga Futsal, esse ano temos apenas algumas paradas por causa de compromissos da seleção brasileira, mas em contra partida o estadual sofreu alteração no calendário e agora está no primeiro semestre, o que impossibilita a realização de uma mini pré-temporada no meio do ano. A diferença em nossa equipe do planejamento do ano passado para 2011 é enorme, pois no ano passado optamos por estabelecer períodos onde o rendimento da equipe estaria em melhores condições, que foram na metade da primeira fase aonde conseguimos assumir a ponta da tabela e garantir nossa classificação para a segunda fase com várias partidas de antecedência e o outro pico foi na segunda fase prolongando-se para os playoffs caso conseguíssemos a classificação, já nessa temporada a idéia é mais simples porém extremamente controlada, na pré temporada o importante foi a base muscular e de todas as principais valências, deixando um bom lastro para evolução quando necessário, utilizando os períodos de treinamento para otimizar as valências e/ou a manutenção das mesmas, em específico força, potência, velocidade e resistência de velocidade, com isso esperamos manter um rendimento satisfatório ao longo do ano dando estímulos minuciosos e precisos para os grandes momentos tanto do Paulista como da Liga, para termos esse controle estamos monitorando o dia-a-dia individual e coletivamente, além de testes e re-testes para acompanharmos a evolução física.

terça-feira, 17 de maio de 2011

LIGA FUTSAL: Timão perde para o São Paulo

Por Juliano Del Manto

Jogando na cidade de Marília, interior de SP, o São Caetano/Corinthians/UNIP foi derrotado pelo São Paulo/Marília/Construban por 3 a 1. O clássico aconteceu na noite desta segunda-feira (16) no ginásio da ADPM.

Com a derrota o timão se manteve na quinta colocação com 20 pontos, enquanto que o São Paulo chegou aos 19 pontos e subiu para a sexta colocação. Mesmo com o resultado negativo, os alvinegros levam vantagem sobre os rivais – 13 a 12.

Na etapa inicial, os donos da casa abriram uma vantagem de 2 a 0, com gols do fixo Renan, aos 8min12, e do ala Jhonny, aos 14min34. No segundo tempo, Felipinho, ex- Corinthians, ampliou e fez o terceiro. Nos minutos finais, o ala Danilo passou a exercer a função de goleiro-linha no São Caetano/Corinthians/Unip. A tática gerou o gol de Simi, aos 37min28, descontando para os alvinegros. A reação, no entanto, não foi suficiente para ameaçar o triunfo do adversário, que confirmou a vitória por 3 a 1.

O próximo compromisso do Corinthians será no próximo mês (junho), quando enfrentarão o Concórdia/Umbro, no Parque São Jorge, em São Paulo (SP).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

LIGA FUTSAL: Dia de clássico no futsal nacional

Em jogo isolado nesta segunda-feira (16/5) pela primeira fase da Liga Futsal 2011, SPFC/Marília/Construban e São Caetano/Corinthians/Unip se enfrentam às 19h15, no ginásio da ADPM, em Marília (SP). O clássico envolve duas equipes que estão separadas por apenas quatro pontos na classificação.

O tricolor jogará em seus domínios, mas leva desvantagem na tábua de pontos. O time acumula 16 pontos em 12 jogos. Com uma partida a menos realizada, até o momento, os alvinegros estão com 20 pontos, ocupando a quinta colocação no campeonato, sete posições acima do rival.
O São Paulo, no entanto, conta com o ala Bebeto, que lidera a briga pela artilharia da Liga Futsal 2011, com 14 gols. O técnico Tuca terá os desfalques do fixo Fuste e do ala Melo, ambos suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. A expectativa é de voltar a vencer após três jogos longe de casa, em que obteve duas derrotas e um empate.

Já o Corinthians tenta emplacar a terceira vitória consecutiva. Para isso, o treinador do clube, PC de Oliveira não terá desfalques por ordem disciplinar.
Fonte Texto: http://www.futsaldobrasil.com.br
Fotos: Treino Corinthians ontem em Marília

sábado, 14 de maio de 2011

ESTADUAL: Corinthians dispara na liderança

A equipe do São Caetano/Corinthians/Unip, com ele elenco misto, venceu mais uma partida pelo Campeonato Paulista Série Ouro 2011. Esta foi a sétima vitória do alvinegro de Parque São Jorge no estadual deste ano.

Jogando na Arena Olímpica João Mambrini Filho, em São Sebastião do Paraíso (MG), o Timão, mesmo atuando com uma equipe composta por 5 atletas do adulto e os outros da equipe sub-20, derrotou o SAEC pelo placar de 4 a 2. A partida foi realizada nesta sexta-feira (13/5). Com o triunfo, o Corinthians chegou aos 22 pontos, cinco a mais que o vice-líder do Paulistão, o São José. Caio, com quatro gols, é o artilheiro corintiano no campeonato. Willian (Casa Sol/SEMEL), com nove, é o goleador geral.

Pela décima sexta edição da Liga Futsal, principal competição do salonismo nacional, o Timão só voltará à quadra na segunda-feira (16), contra o rival São Paulo. O confronto será em Marília, as 19h15 e o timão vai com força máxima.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

TREINAMENTO: Controle fisiológico em atletas experientes

A famosa frase que a carreira de um atleta de futsal é curta, todos já ouvimos, porém acredito que temos em nossas mãos a oportunidade de dismistificar um pouco esse conceito, óbvio que um atleta não conseguirá praticar nenhuma modalidade esportiva em alto rendimento com idade muito elevada, no entanto podemos auxiliar no prolongamento das carreiras e também na manutenção da performance física dos mesmos.

Sabemos que a perda de massa muscular aumenta após os 30 anos com a diminuição gradativa do ritmo do corpo e também há maior facilidade em ganhar peso, segundo especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia. "Neste período, o organismo reduz em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e também em consequência, ao processo de envelhecimento". As alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares e o estresse também contribuem para a perda de massa e ganho de peso.

Para controlar esse processo é importante equilibrar exercícios aeróbicos e anaeróbicos. "Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura. Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária".


Em nosso dia-a-dia estabelecemos alguns critérios que auxiliam na manutenção da condição física dos atletas mais experientes, entendam que isso não se trata de privilégios e sim da condição fisiológica, nossos atletas com mais de 30 anos nos treinos físicos de corrida realizam sempre uma série a menos, já nos trabalhos de força, nos treinos de quadra tanto tático como de carga treinam a mesma quantidade, a maior diferença e controle são nos jogos, pois, no Campeonato Estadual temos como limite 20 minutos por jogo, porque assim conseguimos que eles estejam 100% para jogar o tempo que o treinador precisar nos jogos da Liga, sendo que a recuperação pós jogo de alguns atletas é mais lenta então em algumas situações ganham um período a mais de descanso para recuperação.


Além desses cuidados temos que estar atentos à alimentação e suplementação diariamente, óbvio que todos esses fatores não garantem que os atletas não se lesionem ou garanta alto rendimento em toda a temporada, porém aumentamos as chances de termos uma vida no esporte prolongada e simultaneamente diminuímos o risco desses atletas terem lesões, sendo que algumas lesões em idade avançada podem decretar o fim da carreira, felizmente temos bons exemplos de atletas no futsal mundial que mesmo com mais de 35 anos continuam atuando em um nível extremamente alto, participando de jogos intensos e suportando todas as exigências de uma partida de alto rendimento.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

TREINAMENTO: Escala de Borg

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians Futsal

Umas das ferramentas a serem utilizadas para determinarmos a intensidade à qual atletas e pessoas comuns são expostas nas atividades física em geral é a escala de Borg.

Ela foi produzida pelos estudiosos Borg e Noble em 1974 com o objetivo de mensurar a intensidade da atividade física utilizando a percepção do indíviduo sobre a resposta de seu organismo frente ao estimulo aplicado. Através da escala de percepção subjetiva do esforço se procura determinar de forma indireta a relação do sistema nervoso e a frequência cardíaca, dessa forma podemos verificar o quanto um determinado tipo de treino atingiu a expectativa ou atingiu o objetivo da sessão de treinamento dentro da periodização.
A escala de Borg é uma ferramenta muito interessante, pois ela traz de forma clara e precisa a real condição dos atletas, pois através desta conseguimos identificar se o atleta atingiu o limiar anaeróbio ou aeróbio; se ele está apto a realizar um tipo específico de carga de trabalho; se está recuperado ou não do estímulo aplicado anteriormente entre outros fatores. Na nossa equipe, utilizamos a escala adaptada, pois facilita nosso trabalho e também aos atletas que guardam mais facilmente os números e a condição correspondente.

Sua utilização é básica, no final de cada sessão de treinamento perguntamos aos atletas qual o número que a atividade representou segundo a classificação da escala: muito leve, leve, moderadamente leve, pouco pesado, pesado, muito pesado e muito, muito pesado; onde as respostas são armazenadas e aplicadas em nossos relatórios que monitoram as sessões, auxiliando na mudança ou manutenção das cargas a serem distribuídas no planejamento da preparação física.

Neste processo se torna de grande importância o entendimento dos atletas do processo e a responsabilidade e comprometimento destes para tornar a monitoração real e precisa, além disso o Borg permite que avaliemos, junto de outras variáveis como o CK e glicemia, a condição atual do atleta e assim modificarmos de forma específica as cargas de treinamento.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ESTADUAL: Em noite inspirada dos goleiros, timão assume a liderança

Na noite desta terça-feira (10), no Parque São Jorge, o São Caetano/Corinthians/Unip derrotou a A.D.Wimpro/Guarulhos pela contagem de 1 x 0 - resultado deixou o Timão na liderança isolada do Estadual com 19 pontos ganhos.

Comandados pelo auxiliar Lucas Chioro, os corintianos abriram o placar com pouco mais de quatro minutos para o fim da primeira etapa período por meio do ala Fufi. No segundo tempo,o Timão voltou mais determinado, porém as chances de gols eram desperdiçadas constantemente, o que gerou uma rápida reação da equipe guarulhense. "Nossa equipe esteve muito mais viva, fizemos uma boa partida, mas não podemos perder tantos gols assim. O importante são os três pontos dentro de casa. Conseguimos vitória, apertada, mas no final deu tudo certo", resumiu o ala Fineo.

Com o goleiro Emerson em lugar de Leandro De Martini, a Wimpro não conseguiu concluir as jogadas de ataque criadas, principalmente pelo ex-20 do Corinthians, Rafael Santos. O próximo compromisso do Corinthians pelo Estadual acontece nesta sexta-feira (13), às 20h contra o SAEC/Recon, em São Sebastião do Paraíso (MG).

Texto: Gilberto Santos

SELEÇÃO: Danilo e Simi novamente convocados para a seleção brasileira

A seleção brasileira de futsal foi convocada nesta terça-feira (10). A lista divulgada pelo técnico Marcos Sorato tem treze jogadores para a disputa do Torneio da China, que será realizado entre os dias 1º e 5 de junho, na cidade chinesa de Hangzhou. O Brasil tenta o bicampeonato, uma vez que no ano passado levantou a taça da competição disputada no mesmo local. Entre os convocados, destaque mais uma vez para os corinthianos, Danilo Baron e Simi. Desta vez, no entanto, serão quatro adversários: China, Japão, Romênia e Irã (no ano passado o torneio foi disputado com total de quatro seleções). A estreia do Brasil será diante dos iranianos, no dia 1º. Na sequência, os hexacampeões mundiais enfrentarão a Romênia, Japão e, por fim, os donos da casa, respectivamente nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Para tentar mais este título internacional, o técnico Marcos Sorato manteve a mesma base que enfrentou e venceu os dois confronto diante da Ucrânia, no início deste mês, em São Bernardo do Campo (SP) e Uberlândia (MG), com vitórias por 3 a 0 e 7 a 2.

Texto: Juliano Del Manto

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LIGA FUTSAL: Em jogo emocionante timão bate Unisul

Empurrado pela fiel torcida, que mais uma vez, lotou o ginásio do Parque São Jorge, o São Caetano/Corinthians/UNIP derrotou o UNISUL (SC) pelo placar de 3 a 2 na noite desta quinta-feira (5). Com mais um resultado positivo, os alvinegros chegaram aos 20 pontos e subiram para a terceira colocação na classificação geral.

Os alvinegros começaram melhor a partida, a equipe teve total posse de bola, trocou passes com velocidade, mas finalizou poucas vezes ao gol. Já os visitantes exerciam uma marcação meia-quadra e usavam os contra-golpes como principal arma. E, foi exatamente explorando os erros corinthianos que os adversários fizeram o primeiro. O ala Juninho roubou a bola no meio da quadra, arrancou e com tranquilidade tirou do goleiro Leandro. Em desvantagem, o timão partiu para cima dos catarinenses, mas encontrou uma defesa bem postada que dificultou muito a vida corinthiana.

No período final, o primeiro lance de perigo foram dos visitantes. Em desatenção da defesa, o pivô Maicky saiu cara a cara com Leandro e finalizou na trave. O timão respondeu em seguida com Arthur Oliveira, que arriscou de média distância e quase empatou.

Exercendo uma forte pressão nos adversários os alvinegros chegavam constantemente ao gol dos visitantes. Aos 30 minutos, a equipe do Parque São Jorge, chutou duas bolas na trave, primeiro com Danilo Baron e depois com Léo. Após muita insistência saiu o gol de empate. Em jogada de bola parada Simi achou Luizinho livre de marcação, o ala só teve o trabalho de tocar para o gol e enlouquecer a torcida.

Buscando a vitória de todas as maneiras, o técnico PC colocou Danilo Baron como goleiro-linha, porém, quem voltou a marcar foram os catarinenses em chute indefensável do fixo Ariel. Mas, a equipe do ténico PC, colocou o coração na ponta do tênis e virou o placar. Aos 37 minutos, Caio Júnior deixou tudo igual e faltando 30 segundo para o fim saiu o terceiro gol corinthiano. Após trocas de passes com velocidade, Luizinho deixou Simi sozinho para fazer o gol e dar números finais ao encontro.

Texto: Juliano Del Manto

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SELEÇÃO: "Cada convocação fico mais forte", afirma Simi

Referência no ataque brasileiro durante os amistosos contra a Ucrânia no último domingo (1) e na noite desta terça-feira (3), o ala/pivô Leandro Simi foi um dos responsáveis pela goleada por 7 x 2 no último confronto que aconteceu na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG).

O ídolo do São Caetano/Corinthians/Unip além de marcar um dos gols, teve participação direta em outros tentos, principalmente os anotados pelo seu companheiro do Timão, Danilo Baron. Segundo Simi, as duas partidas foram difíceis, porem, no segundo encontro, a seleção brasileira cometeu mais falhas na marcação:

“Foram dois jogos difíceis. Analisando o primeiro em que eles (os ucranianos) vieram mais descansados, isso fez com que valorizassem mais nossa vitória. Foi uma partida tranquila, jogamos concentrado. Mas, o importante foi a forma com que construímos o placar. Já no segundo jogo tivemos mais erros em relação ao primeiro. Por duas vezes deixamos um cara atrás e três à frente da linha, o que ocasionou dos gols da Ucrânia. Mas depois a equipe se achou na partida e marcamos os gols na hora certa”.

Sobre a terceira convocação na temporada, o pivô diz que espera estar nas próximas: “Tento aproveitar todas as convocações da melhor maneira possível. O grupo com que jogo é bem favorável e o quarteto me ajuda muito, o que faz o time ficar mais encaixado. E por isso que a cada convocação procuro ficar cada vez mais forte e sempre continuar nos planos do Pipoca”.

Simi retorna ao Corinthians nesta quinta-feira (5), quando irá compor o grupo que encara a Unisul (SC), às 19h30, no Parque São Jorge, em mais um compromisso válido pela Liga Futsal.

Fonte Texto: Gilberto Santos
Fonte Foto : Luciano Bergamaschi/CBFS

terça-feira, 3 de maio de 2011

ESTADUAL: Timão goleia o Mesc/São Bernardo

Mesmo desfalcado de seus principais jogadores, o São Caetano/Corinthians/UNIP goleou o Mesc/São Bernardo por 6 a 1, no ginásio Abid Moises Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Com o excelente resultado o timão saltou para a segunda colocação com 16 pontos e está apenas 1 ponto atrás do São José, líder do torneio.

Durante o encontro, os alvinegros foram muito superiores e extremamente competentes nas finalizações. Destaque para o grupo que demonstrou inteligência tática e muita disposição na parte defensiva.
Os 20 minutos iniciais foi marcado pelo equilibro. Os dois conjuntos se estudavam e procuravam as jogadas de menos risco. O timão saiu na frente com PC e posteriormente, Luizinho deu números finais à fase inicial. Já na parte final, a equipe do Parque São Jorge foi muito eficiente na marcação e as oportunidades que apareceram foram concretizadas. Marcaram no segundo tempo Fufi , Fineo, Caio Jr e Arthur Fon.

Sem tempo para descansar, os alvinegros tem o próximo encontro marcado. Quinta-feira (5) o São Caetano/Corinthians/UNIP recebe a Unisul (RS) pela Liga Nacional de Futsal. O confronto será às 19h30 no ginásio do Parque São Jorge.

Fonte: Juliano Del manto

SELEÇÃO: Dupla do Corinthians é destaque em goleada brasileira

A vitória do Brasil por 7 a 2 sobre a Ucrânia nesta terça-feira (3/5), na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG), teve um sabor especial para os torcedores do São Caetano/Corinthians/Unip (SP). Afinal, o ala Danilo Baron e o ala/pivô Simi, que defendem a equipe alvinegra, comandaram a grande atuação brasileira, sobretudo no primeiro tempo.

A explicação para a sintonia entre os dois é simples: são quatro anos atuando juntos, em um esquema parecido com o da Seleção Brasileira. “Temos muito tempo atuando juntos e isso facilita tudo. Além disso, o esquema armado pelo PC é muito similar ao do Pipoca e isso facilita ainda mais”, argumentou Simi. O entrosamento dos dois foi perceptível na quadra e ajudou o Brasil em um momento complicado. O time verde e amarelo perdia por 2 a 0, e Danilo e Simi começaram a tabelar no ataque. Rapidamente, o Brasil chegou ao gol depois que o ala/pivô recebeu passe e tocou para o companheiro de clube e Seleção, que só empurrou para iniciar a reação brasileira.

Em outras oportunidades, a dupla corintiana ajudou a Seleção com bons passes, criatividade e poder ofensivo. No fim da primeira etapa, Simi marcou o quarto gol brasileiro depois de jogada iniciada por Danilo. No segundo tempo, o ala fez o segundo dele na partida, confirmando a goleada brasileira.

Para Danilo, foi justamente a convivência entre os dois que possibilitou a boa atuação conjunta. “Já conheço o estilo dele e nós dois confiamos um no outro. Na quadra, isso é importante, pois um sabe onde o outro estará e isso funcionou muito bem”, analisou.

Satisfeito com os dois gols marcados, Danilo agradeceu a oportunidade de defender a Seleção. “É uma alegria estar nesse grupo. Sempre me cobro muito, sou perfeccionista e sempre acho que tenho o que melhorar. Mas sair com dois gols marcados é muito bom e me mostra que estou no caminho certo”, contou.

Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br

ESTADUAL: São Bernardo e Corinthians se enfrentam pelo paulista 2011

Na noite desta terça-feira (3) o São Caetano/Corinthians/UNIP vai até São Bernardo do Campo enfrentar o Mesc/São Bernardo pela 8° rodada do campeonato Estadual. O duelo será às 19h30, no ginásio Adib Moises Dib.

As equipes tem o mesmo número de pontos, ambas com 13, porém, os donos da casa estão à frente devido ao saldo de gols. Na liderança está o São José com 14 pontos ganhos.
Para este encontro o técnico PC estará desfalcado de dois jogadores importantes. Danilo Baron e Simi servem a seleção brasileira e são ausências garantidas. Além desses desfalques, o comandante alvinegro deverá montar uma equipe constituída por atletas que estão tendo pouco espaço e jogadores da equipe sub-20.

"Toda oportunidade que temos devemos aproveitar e neste jogo contra o Mesc não pode ser diferente. Vamos encarar uma equipe motivada que joga dentro de casa e que com certeza virá em busca da vitória. Mas, estamos prontos e esperamos fazer um bom jogo", concluiu o goleiro Emerson.

Fonte: Juliano Del Manto

domingo, 1 de maio de 2011

ESTADUAL: Com a equipe sub-20, timão perde para a Intelli

Na véspera do Dia do Trabalho, ADC Intelli e São Caetano/Corinthians/UNIP se enfrentaram na tarde deste sábado (30), em Orlândia (SP). O timão se apresentou com a equipe sub-20 e foi derrotado por 3 a 1 pelos atuais campeões do estado.

Com a derrota os alvinegros caíram para a terceira colocação com 13 pontos. Já a equipe do interior saltou para o quinto posto com 10 pontos. O gol do timão foi marcado pelo fixo Edson Neguinho. Leandro (2) e Cris foram os protagonistas pelos interioranos.

O próximo encontro dos alvinegros será nesta terça-feira, às 19h30, contra o Mesc/São Bernardo, no ginásio Adib Moises Bid. O duelo terá transmissão exclusiva da ESPN.

Texto: Juliano Del Manto