sexta-feira, 13 de maio de 2011

TREINAMENTO: Controle fisiológico em atletas experientes

A famosa frase que a carreira de um atleta de futsal é curta, todos já ouvimos, porém acredito que temos em nossas mãos a oportunidade de dismistificar um pouco esse conceito, óbvio que um atleta não conseguirá praticar nenhuma modalidade esportiva em alto rendimento com idade muito elevada, no entanto podemos auxiliar no prolongamento das carreiras e também na manutenção da performance física dos mesmos.

Sabemos que a perda de massa muscular aumenta após os 30 anos com a diminuição gradativa do ritmo do corpo e também há maior facilidade em ganhar peso, segundo especialistas da Associação Brasileira de Nutrologia. "Neste período, o organismo reduz em cerca de 5% o gasto calórico, devido à perda de massa muscular e também em consequência, ao processo de envelhecimento". As alterações hormonais, as mudanças de hábitos alimentares e o estresse também contribuem para a perda de massa e ganho de peso.

Para controlar esse processo é importante equilibrar exercícios aeróbicos e anaeróbicos. "Os exercícios aeróbicos estimulam a função do sistema cardiorrespiratório e também a queima de gordura. Já os anaeróbicos ajudam a manter ou aumentar a massa muscular, essencial para evitar a queda no metabolismo, comum nessa faixa etária".


Em nosso dia-a-dia estabelecemos alguns critérios que auxiliam na manutenção da condição física dos atletas mais experientes, entendam que isso não se trata de privilégios e sim da condição fisiológica, nossos atletas com mais de 30 anos nos treinos físicos de corrida realizam sempre uma série a menos, já nos trabalhos de força, nos treinos de quadra tanto tático como de carga treinam a mesma quantidade, a maior diferença e controle são nos jogos, pois, no Campeonato Estadual temos como limite 20 minutos por jogo, porque assim conseguimos que eles estejam 100% para jogar o tempo que o treinador precisar nos jogos da Liga, sendo que a recuperação pós jogo de alguns atletas é mais lenta então em algumas situações ganham um período a mais de descanso para recuperação.


Além desses cuidados temos que estar atentos à alimentação e suplementação diariamente, óbvio que todos esses fatores não garantem que os atletas não se lesionem ou garanta alto rendimento em toda a temporada, porém aumentamos as chances de termos uma vida no esporte prolongada e simultaneamente diminuímos o risco desses atletas terem lesões, sendo que algumas lesões em idade avançada podem decretar o fim da carreira, felizmente temos bons exemplos de atletas no futsal mundial que mesmo com mais de 35 anos continuam atuando em um nível extremamente alto, participando de jogos intensos e suportando todas as exigências de uma partida de alto rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário