terça-feira, 31 de maio de 2011

TREINAMENTO: Fisioterapia e Preparação Física auxiliando na recuperação de lesões

Durante a temporada ocorrem diversos tipos de lesão, por vários motivos, desde traumas diretos até mesmo lesões musculares ou ligamentares, o que afasta o atleta das quadras por um certo período dependendo do grau da lesão, em situações como essa o atleta apresenta diversas restrições ao treinamento, podendo apenas realizar algumas atividades ou até entregue totalmente ao departamento médico devido a gravidade e ao período de reabilitação. Em situações como essa o preparador físico pode apresentar duas posturas, alguns mais extremistas que aceitam apenas o atleta em suas atividades quando estiverem 100% e puderem realizar as mesmas atividades que o restante do elenco ou pode optar por uma posição mais ativa auxiliando na manutenção física do atleta e também na readaptação aos treinos físicos e trabalhos com bola.

Temos a disposição uma equipe médica extremamente conceituada comandada pelo Dr. Mauro Martinelli que também é médico da Seleção Brasileira de Futsal, além dos fisioterapeutas Rogério Lencione e Thiago Inojossa na equipe adulta e Pietro Crusco na equipe juvenil. Esse é outro fator importante, ter uma equipe médica experiente na modalidade e totalmente a disposição de nossa equipe.

A conduta depende da lesão e do protocolo utilizado, mas em resumo seguimos uma linha de reabilitação, o atleta inicia a recuperação em período integral com o departamento médico, porém preparador físico e fisiologistas recebem informações diárias sobre a evolução clínica, assim que o doutor liberar o atleta para realizar qualquer tipo de atividade física, fisioterapeutas e preparador decidem a programação e qual serão as atividades realizadas, normalmente nessa situação o atleta realiza treinos físicos separados do grupo e continua com as sessões de fisioterapia, a fase seguinte é a adaptação ao gesto esportivo e aos trabalhos técnicos. Após ser liberado pela equipe médica sem restrições, o preparador físico avaliará se o mesmo está apto para compor o elenco normalmente ou precisa de um período para condicionamento físico, normalmente nesse momento o atleta começa a realizar alguns treinos mais leves com a equipe como treinos táticos e somente após será integrado totalmente ao grupo e ficará completamente a disposição do treinador para treinos intensos e/ou jogos.

Importante ressaltar que o processo descrito acima pode demorar duas semanas ou até mesmo 6 meses dependendo da lesão, no entanto a ordem dos procedimentos dificilmente é alterada, com isso além de respeitarmos a área de cada profissional conseguimos também otimizar o tempo de recuperação e melhorar a condição física do atleta durante o período lesionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário