segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PEGUE LEVE NOS PRIMEIROS TREINOS DO ANO PARA NÃO "FERVER" O ORGANISMO

Por Gustavo Luz 

O ano começou e a tendência é que a temperatura média das próximas semanas continue alta. Independentemente das preferências pessoais por distâncias e ritmos, alguns ajustes e estratégias podem alavancar a sua performance. O corpo humano é uma máquina de calor: aproximadamente 70% de toda a energia gasta na sua corrida em dias quentes é destinada a manter a temperatura interna do corpo estável. Ou seja, você literalmente gasta energia para não ferver. Isso mesmo, apenas 30% do total da energia gasta com a corrida te leva do ponto de largada ao ponto de chegada. 
E isso nos dá uma noção da importância de manter o corpo apto a se resfriar, alguns ajustes nos próximos treinos podem tornar essa transição para os dias mais quentes um pouco mais suave para os corredores. Na prática, você pode ajudar o seu corpo nessa tarefa bebendo mais água nos treinos, colocando algumas caminhadas na sua corrida, aumentando o intervalo entre as séries de velocidade (os “tiros”), fracionando os treinos mais longos com pequenos intervalos a cada quinze ou vinte minutos (intervalo de tempo suficiente para beber água e repor as energias sem pressa), e antecipando em alguns minutos a reposição energética (com gel, bebidas esportivas ou que preferir). 
Essas estratégias têm o objetivo de deixar o seu treino menos intenso e mais confortável. Ser mais conservador nessa transição para o verão não vai fazer com que você perca condicionamento, pelo contrário, ajudará o seu corpo na adaptação às mudanças de temperatura de uma forma mais saudável e menos desgastante. Aos poucos o seu ritmo confortável vai ficando mais eficiente e você vai calibrando os seus treinos mais intensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário