segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

SAI CHULÉ!!! CUIDADOS PARA PREVENIR O MAU CHEIRO NOS PÉS DE QUEM PRATICA ATIVIDADES FÍSICAS

Fonte: globoesporte.com/euatleta 

O chulé ou mau cheiro nos pés de quem pratica esporte tem uma solução. O Eu Atleta no SporTV ouviu a dermatologista Roberta Teixeira para tirar as dúvidas sobre esse problema que atinge muitos atletas. O odor ruim representa uma transpiração excessiva nos pés, que pode estar associada a uma condição infecciosa também. - Algumas pessoas têm maior predisposição a isso. Têm vezes que não transpiram apenas nos pés, mas nas mãos também. Geralmente é mais comum em quem usa calçados mais fechados por longos períodos. 
O atleta pode sofrer com isso pelo tênis, umidade e calor no local - explicou a dermatologista. A médica afirma ainda que o chulé pode ser mais sério do que apenas a questão do odor por estar associado a doenças como a proliferação de fungos, como a micose. - Tem gente que chama de pé de atleta, porque fica aquele pé macerado, com escamação. Portanto, tem que procurar um médico para ver se necessita ou não de tratamento - disse. 

Roberta destaca que o cuidado principal de quem faz esporte deve ser com a higiene dos pés e também com as meias. - Lavar bem os pés, mantê-los bem secos, usar meia sempre de algodão, ter cuidado com a lavagem delas e não repeti-las. O ideal é sempre ter dois pares para intercalar e não usar sempre o mesmo - frisou. Se estiver treinando ou numa prova e começar a chover, não tem jeito. Quando terminar a sua atividade física, é bom secar o pé corretamente. 
O uso de talco é importante também. - Ele tem uma ação bactericida e retém a umidade. Existem pessoas que têm esse odor excessivo geneticamente ou por doença endócrina e diabetes. Se você começou a ter chulé, é melhor pesquisar porque isso mudou. Procure uma ajuda médica - encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário