sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

SERÁ QUE JOGAR VÍDEO GAME PODE SER CONSIDERADO COMO EXERCÍCIO FÍSICO?

Por Turíbio Barros 

Estudo americano registrou o gasto calóricos em quatro tipos de games: os tradicionais, os simuladores de instrumentos, de exercícios e os de dança Os vídeo games inquestionavelmente se tornaram parte da vida de muita gente nos dias de hoje. Sua prática em exagero, inclusive, tem sido motivo de preocupação por exacerbar a tendência já prevalente de induzir a hábitos de vida sedentários. Com o propósito de investigar o gasto calórico desses jogos, um grupo de pesquisa da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos realizou um trabalho publicado na revista que é o órgão oficial do Colégio Americano de Medicina Esportiva. 
Neste estudo, os pesquisadores se propuseram a analisar o gasto de calorias de quatro tipos de jogos bastante conhecidos: 
1- O vídeo game tradicional tipo Nintendo ou Wii com o controle manual convencional; 
2- Um vídeo game que induz o individuo a tocar um instrumento simulado como o músico de uma banda; 
3- Um vídeo game designado para o individuo dançar; 
4- O vídeo game que simula exercícios físicos; Durante a prática dos quatro tipos de games os indivíduos eram submetidos à mensuração de seu consumo de oxigênio, o que permitia a medida do gasto calórico equivalente à prática dos respectivos jogos. 

Os resultados obtidos foram: 
Vídeo game tradicional com o controle manual: 78 kcalorias por hora 
Video game de tocar instrumento musical: 107 kcalorias por hora 
Video game de dança: 244 kcalorias por hora 
Video game de exercícios físicos: 260 kcalorias por hora 
Como sabemos que o gasto calórico de repouso é cerca de 70 kcalorias por hora, podemos perceber que o vídeo game tradicional praticamente não acrescenta nada em termos de gasto de energia. A simulação de tocar um instrumento musical também pode ser uma boa diversão, porém é pobre em gastar calorias. Somente os jogos mais ativos passam a ter impacto interessante em termos de gasto de calorias, e percebemos que dançar parece combinar o aspecto lúdico com o benefício calórico significativo. Para os pais e responsáveis por crianças em fase de crescimento e desenvolvimento fica mais um alerta no sentido de restringir o tempo de prática dos games tradicionais, que certamente são muito sedutores em termos de diversão, porém nada representam em termos de promoção de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário