sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ATIVIDADE FÍSICA REDUZ A GORDURA CORPORAL E A CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL

Fonte globo.com por Cristiane Perroni 

Estudos mostram que a localização da gordura corporal é influenciada por fatores como genética, sexo, sedentarismo, tabagismo e bebida alcoólica. A gordura abdominal é fortemente associada a alta prevalência de resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de cânceres como o de mama, ovário e de endométrico. A localização central da gordura corporal e da gordura visceral é influenciada por diversos fatores: genética, sexo, idade, sedentarismo, tabagismo e ingestão de bebida alcoólica. 
Os homens tendem a ter maior proporção de gordura abdominal, obesidade andróide, e as mulheres tendem a ter maior quantidade de gordura na região glútea, obesidade ginóide. Após a menopausa as mulheres tendem a aumentar a deposição de gordura na região abdominal. A circunferência abdominal é uma medida antropométrica que tem alta correlação com a distribuição de gordura visceral. Segunda a Organização Mundial da Saúde os riscos de complicações metabólicas aumentam quando os valores da Circunferência Abdominal são: 
Mulheres apresentam risco >80 cm e risco alto >88 cm
Homens apresentam risco >90 cm e risco alto > 102 cm

Vários estudos têm demonstrado que a quantidade total de álcool ingerida e o consumo de cerveja exercem grande influência sobre a adiposidade abdominal. Estudo prospectivo que avaliou a quantidade e tipo de álcool ingerido mostrou um aumento significativo na circunferência abdominal em homens que consumiram mais do que 21 doses de cerveja por semana ao longo de dez anos, e correlação de ingestão de bebida destilada com aumento da circunferência abdominal em mulheres na menopausa. 
Para redução da gordura abdominal devemos praticar atividade física aeróbia (caminhar, correr, pedalar, nadar...) e reduzir a ingestão calórica, principalmente a ingestão de gorduras. O treinamento de força é um coadjuvante valioso no treinamento aeróbio, promove aumento da força e resistência muscular localizada, podendo melhorar a execução das tarefas da vida diária. A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans têm correlação com aumento da gordura abdominal: manteiga, dendê, óleo de coco, leite integral, bacon, toucinho, carne bovina gorda, queijos amarelos, alimentos fritos e empanados, biscoito recheados, congelados industrializados, margarinas, sorvetes cremosos. 

A ingestão de ácidos graxos saturados está fortemente correlacionada com o nível de colesterol, e este com a incidência de infarto do miocárdio. Os ácidos graxos saturados aumentam os níveis de LDL-colesterol. A elevação da fração LDL do colesterol sanguíneo irá favorecer o depósito lipídico nas paredes dos vasos, ocasionando o aparecimento de placas de ateromas. Como consequência, aumentam as probabilidades de um ataque cardíaco. Prevenir o sobrepeso e a obesidade é o principal meio para diminuir a adiposidade abdominal. 
É fundamental promover mudanças no estilo de vida, como aumento da atividade física, abandono do tabagismo, evitar ou diminuir a ingestão de bebida alcoólica e modificações nos hábitos alimentares . Algumas dicas: 
1) Manutenção do balanço energético (o quanto gastamos de calorias e o quanto ingerimos) e do peso saudável, tratar o sobrepeso e a obesidade - se preocupar com a qualidade dos alimentos ingeridos e não somente com a quantidade ou contagem de calorias da dieta 
2) Reduzir a ingestão de calorias sob a forma de gorduras. Trocar o consumo de gorduras saturadas por ácidos graxos insaturados poli e monoinsaturados - reduzir o consumo de gorduras trans (hidrogenada) 
3) Aumentar a ingestão de frutas, hortaliças, leguminosas e cereais integrais: utilizar 5 porções diariamente 
4) Reduzir a ingestão de açúcar livre, bebidas açucaradas - reduzir a ingestão de sal (sódio) sob todas as formas - reduzir ou evitar a ingestão de bebida alcoólica - praticar atividade física, no mínimo 3 horas por semana para manutenção do peso e no mínimo 4 horas por semana para perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário