Primeiramente gostaria de agradecer todas as pessoas que acompanham o blog, esta semana estou completando 24 anos e recebi mensagens de muitas pessoas e o mais interessante que a grande maioria das pessoas citou o blog durante as felicitações, comentando que leram em alguma oportunidade e acharam uma idéia inteligente para divulgar o trabalho e transmitir conteúdo. Gostaria de agradecer especialmente dois amigos que acompanham o blog desde o início que são Rodrigo Moreira e Ronaldo de Oliveira Santos, parceiros apaixonados pelo futsal.
Vou aproveitar esse final de semana para falar um pouco mais sobre os hábitos alimentares. Em nossa última viagem pela Liga Nacional fiz questão de acompanhar todas as refeições do elenco e realizar algumas anotações. Você consegue imaginar um atleta que não come nenhum tipo de salada, verdura ou fruta? Difícil não é, porém eu conheço dezenas que simplesmente não consomem esses alimentos ou ingerem em quantidade insignificante que não conseguem suprir a necessidade diária de algumas fontes energéticas. Afinal esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais importantes para o funcionamento do organismo, aumento do sistema imunológico, além de auxiliar no emagrecimento.
Muitos nutricionistas falam em dietas vegetarianas, no entanto, é muito difícil e radical alguém que não ingere certas substâncias, começar a comer simplesmente aquilo que não gosta, na última década esse conceito começou a ser alterado e ao invés da alimentação ser baseada em vegetais, afirma-se que uma excelente refeição não precisa ser exclusiva de vegetais e sim, apenas conter saladas e verduras, o simples fato de incluir em todas as refeições, essas substância, já causa uma transformação incrível na qualidade das refeições.
Além dos benefícios citados anteriormente, não podemos esquecer do processo de digestão, uma das atividades orgânicas que mais exige energia para sua execução, no entanto se nossa alimentação for composta por alimentos leves e de baixo teor calórico gastaremos menos energia com a digestão e teremos uma reserva maior para as atividades do cotidiano. Sobre a perda de peso, precisamos lembrar dois pontos importantes, primeiro que os vegetais e derivados auxiliam na absorção de outras substâncias e segundo que alimentos com essas características provocam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e por conseqüência a ingestão de substância hipercalóricas.
Aconselho algumas dicas para mudar seus hábitos, se por acaso você realmente não consegue ingerir verduras e/ou legumes procure uma nutricionista, afinal existem diversos complementos alimentares capazes de auxiliar na ausência de tais nutrientes, sobretudo nada substitui uma boa e saudável refeição, agora para aqueles que estão dispostos a introduzir esses alimentos em suas refeições eu sugiro que prove a maior quantidade possível, até eleger seus prediletos, além disso, utilize molhos para o tempero, isso ajuda a aceitação do paladar. Frutas como sobremesa pode ser uma excelente opção para o cardápio.
“Não se preocupe com a força física, afinal os animais mais fortes do mundo, dos gorilas aos elefantes, são todos orgulhosos vegetarianos.”
Vou aproveitar esse final de semana para falar um pouco mais sobre os hábitos alimentares. Em nossa última viagem pela Liga Nacional fiz questão de acompanhar todas as refeições do elenco e realizar algumas anotações. Você consegue imaginar um atleta que não come nenhum tipo de salada, verdura ou fruta? Difícil não é, porém eu conheço dezenas que simplesmente não consomem esses alimentos ou ingerem em quantidade insignificante que não conseguem suprir a necessidade diária de algumas fontes energéticas. Afinal esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais importantes para o funcionamento do organismo, aumento do sistema imunológico, além de auxiliar no emagrecimento.Muitos nutricionistas falam em dietas vegetarianas, no entanto, é muito difícil e radical alguém que não ingere certas substâncias, começar a comer simplesmente aquilo que não gosta, na última década esse conceito começou a ser alterado e ao invés da alimentação ser baseada em vegetais, afirma-se que uma excelente refeição não precisa ser exclusiva de vegetais e sim, apenas conter saladas e verduras, o simples fato de incluir em todas as refeições, essas substância, já causa uma transformação incrível na qualidade das refeições.
Além dos benefícios citados anteriormente, não podemos esquecer do processo de digestão, uma das atividades orgânicas que mais exige energia para sua execução, no entanto se nossa alimentação for composta por alimentos leves e de baixo teor calórico gastaremos menos energia com a digestão e teremos uma reserva maior para as atividades do cotidiano. Sobre a perda de peso, precisamos lembrar dois pontos importantes, primeiro que os vegetais e derivados auxiliam na absorção de outras substâncias e segundo que alimentos com essas características provocam a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e por conseqüência a ingestão de substância hipercalóricas.
Aconselho algumas dicas para mudar seus hábitos, se por acaso você realmente não consegue ingerir verduras e/ou legumes procure uma nutricionista, afinal existem diversos complementos alimentares capazes de auxiliar na ausência de tais nutrientes, sobretudo nada substitui uma boa e saudável refeição, agora para aqueles que estão dispostos a introduzir esses alimentos em suas refeições eu sugiro que prove a maior quantidade possível, até eleger seus prediletos, além disso, utilize molhos para o tempero, isso ajuda a aceitação do paladar. Frutas como sobremesa pode ser uma excelente opção para o cardápio.“Não se preocupe com a força física, afinal os animais mais fortes do mundo, dos gorilas aos elefantes, são todos orgulhosos vegetarianos.”
Na próxima semana, os dois times voltam à quadra para mais uma rodada do Paulista. Na próxima terça-feira (2/8), às 19h30, o Mesc enfrenta a AABB/Mapfre, no ginásio Adib Moisés Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Já o Corinthians atua novamente na sexta-feira (5/8), às 19 horas, também contra a AABB.
O Timão respondeu mais uma vez, dessa vez com o estreante Alemão, em chute forte que o goleiro Gian defendeu. A chance foi a senha para os visitantes passarem a dominar a partida, criando diversas outras oportunidades, como as duas finalizações de Caio Junior a poucos minutos do fim da primeira etapa, que terminou mesmo empatada em 0 a 0.
Para começar essa série de textos, optei por um tema super importante e questionável, que são os hábitos alimentares, sou um freqüentador assíduo de academias e clubes esportivos e assim como a maioria das pessoas, já ouvi muitas histórias sobre dietas milagrosas, restrição total de algumas substâncias ou em alguns casos de alguma refeição, pessoas que mudam radicalmente seus costumes em busca de perda de peso, para explicar essas teorias costumo sempre dar as seguintes explicações, primeiro que as grandes mudanças em nossa alimentação ocorrem de forma lenta e progressiva, afinal essa é a única maneira do corpo adaptar-se, sem ser prejudicado com essas condutas agressivas e segundo, quando temos um objetivo traçado não podemos simplesmente negligenciar outros pontos importantes, por exemplo, quando deixamos de comer para perder peso, simultaneamente perdemos energia e por conseqüência sentiremos mais cansaço, dores musculares sem falar na aparente alteração negativa de humor.
Como citei anteriormente esse tema possui muitas divergências, terei então muita cautela nas afirmações, pois a nutrição esta presente diretamente na minha vida profissional, no entanto não é minha principal área de atuação, realmente acredito que podemos ter uma qualidade de vida melhor se melhorarmos nossos hábitos alimentares, estamos vivenciando uma era tecnológica aonde cada segundo faz uma enorme diferença e a maior reclamação das pessoas é por não terem tempo suficiente para a alimentação adequada e acabam se alimentando aleatoriamente, tenham muita atenção com isso, é como falar que não podemos perder tempo para abastecer o carro, uma hora a gasolina vai acabar ou cometermos o erro de abastecer no primeiro posto que encontrarmos com combustível de má qualidade, comidas e bebidas são o combustível para o nosso organismo, precisamos dedicar um tempo para o abastecimento e esse precisa ser feito com qualidade.
Essa foi apenas uma pequena parte desse assunto, afinal algo tão importante como nossa alimentação, não pode ser explanada em apenas alguns parágrafos, por isso continuarei nos próximos dias expondo minhas opiniões e fazendo associações com nosso cotidiano.
A aplicação da B.E.T (Bandagem Elástica Terapêutica) reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevando a pele. Melhorando desta forma a circulação sangüinea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.
Alívio da Dor
Este ano, mesmo diante das dificuldades que os corintianos encontraram na fase classificatória da Liga, Simi mais uma vez provou que a Fiel torcida poderá contar com ele na sequência do nacional, competição na qual o Corinthians busca o título inédito. Em 22 jogos disputados, o ala/pivô anotou 12 tentos, 11 a menos que o artilheiro Keké, do São José.
Porém o que devemos ressaltar é a validade desta ferramenta para a determinação de obesidade de uma pessoa. Afinal a partir da relação entre a altura e o peso não se têm dados necessários para se afirmar se um indíviduo está ou não obeso, pois não definimos o % de gordura a partir desta fórmula. Somente conseguimos realizar esta determinação a partir da avaliação feita pela composição corporal, por exemplo pela coleta de dobras cutâneas.
Para que seja feita de forma correta a análise da composição corporal deve-se deteminar níveis de gordura de forma mais específica, procurando diminuir fatores que possam interfirir no resultado como retenção de líquido que incham o indíviduo, além de ter classificações mais específicas quanto a grupos, gêneros, etnias, idades.
Na Liga Futsal, o timão fez campanha irregular na primeira fase e classificou-se na décima primeira colocação com 31 pontos. Agora os comandados de PC de Oliveira, estão na chave B junto com: Carlos Barbosa (RS), Umuarama (PR) e Peixe Mazza (BRA). O modo de disputa é simples, as equipes se enfrentam em turno e returno e apenas duas passam de fase.
Os locais que mais sofrem com as lesões são os membros inferiores, acometendo com maior freqüência as coxas, joelhos e tornozelos. Dentre as lesões mais comuns se destacam lesões musculares que freqüentemente afetam os músculos: Isquiotibiais, adutores, quadríceps (principalmente o músculo Reto Femoral) e pouco menos comum o músculo Tríceps Sural. As lesões articulares também são muito vistas no Futsal, principalmente as entorses de tornozelo e joelho, respectivamente.
Dentre os tipos de lesões que ocorrem no esporte (Traumáticas e Atraumáticas), o Fisioterapeuta se faz necessário na equipe não apenas para tratar a lesão ocorrida, mas principalmente para identificar os Fatores de Risco presentes nos atletas e traçar programas de treinamentos preventivos, que irão mudar de acordo com a fase de treinamento que a equipe se encontra, para prevenir as lesões que não ocorrem devido a traumas.
Faltando 10 minutos para o final, o árbitro assinalou um pênalti inexistente e os donos da casa saíram na frente com o ala Falcão. Aos poucos, o timão foi ganhando confiança e obtendo boas ações ofensivas. Faltando poucos minutos para o fim do período, Paulinho Japonês chegou próximo ao gol de empate em duas oportunidades, porém, em ambas as chances a bola raspou a trave saiu.
Faltando 10 minutos para o final, o clássico esquentou. Deivis fez falta em Fineo, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Porém, a equipe do Parque São Jorge, não aproveitou a vantagem e desperdiçou a chance de diminuir o placar.
Agora, a situação é diferente. As duas equipes já estão classificadas para a próxima fase da Liga 2011, mas ainda têm objetivos nos dois jogos restantes. O timão faz campanha irregular e ocupa a décima primeira posição com 31 pontos. Já os santistas lideram a competição 54 pontos e contam com o vice-artilheiro da competição, a ala Falcão com 20 gols no torneio.
“Acredito que será um jogo nervoso e muito disputado, devido à camisa das equipes e ao nível dos jogadores. Nós estamos preparados para fazer uma boa partida e conquistar a vitória que é fundamental para a gente” declarou o ala Danilo Baron.
Hoje além de termos um profissional responsável apenas pela parte de edição de imagem (Raphael Roel), o qual filma todos os nossos jogos e também dos adversários, realizamos também em tempo real as estatísticas individuais e coletivas de nossa equipe em todas as partidas, através dessa coleta possuímos um banco de dados amplo com informações detalhadas de todos os fundamentos.
Um ótimo exemplo sobre a necessidade de flexibilidade eu vivencie na transição do futsal russo para o brasileiro, na Rússia o treinador utilizava apenas dois dados, desarmes e chutes, no entanto ele solicitava que eu mapeasse a localidade na quadra aonde eram executadas essas ações, já quando cheguei ao Corinthians precisei voltar a realizar um Scout mais complexo e que oferece uma infinidade de informações, então hoje verificamos os seguintes fundamentos e ações:
DESARMES: divididos em dois grupos, ofensivos e defensivos, sendo a metade da quadra o parâmetro de referência, além da soma total computamos também a média de desarmes por minuto jogado, dividindo o tempo que cada atleta jogou pela quantidade de desarmes realizados, afinal o atleta que joga mais tempo tem mais chances de realizar desarmes.Importante definir o conceito de desarmes, alguns profissionais contabilizam apenas a roubada de bola, no entanto nós classificamos como desarme qualquer interrupção do ataque adversário, por exemplo, um carrinho para travar um chute, afinal se não houvesse essa ação a bola iria para o gol então precisamos valorizar essa ação e postura defensiva.
CHUTES: são anotados os chutes para o gol e também para fora, analisando a quantidade total e também o percentual de acerto, descartados os chutes travados ou interceptados em sua execução.
TEMPO JOGADO E POSSE DE BOLA: controlamos todas as substituições para sabermos qual foi o tempo exato jogado por cada atleta e ainda conto com a ajuda de nosso fisiologista (David Cardoso) para cronometrar a posse de bola de nossa equipe durante toda a partida.
O principal objetivo desse texto é esclarecer diversas dúvidas sobre as informações coletadas nos jogos de futsal e principalmente valorizar a importância dessas informações, pois, através delas conseguimos detectar quais as características individuais e coletivas e principalmente ter valores reais quando precisamos exemplificar algum fundamento ou situação executado por nossa equipe.
O encontro entre as duas equipes na competição também teve como destaque os treinadores PC Oliveira e Fernando Cabral, que pela primeira vez se enfrentaram na temporada.
A fiel torcida, mais uma vez, lotou o ginásio e proporcionou um espetáculo maravilhoso aos apaixonados pelo futsal. O próximo compromisso do timão será nesta segunda-feira no jogo mais esperado da primeira fase contra a forte equipe do Santos na baixada.