terça-feira, 19 de julho de 2011

QUALIDADE DE VIDA: Hábitos Alimentares

Nessas últimas semanas estou divulgando os textos do blog através das redes sociais (facebook e twitter), a quantidade de visualizações aumentaram significantemente, no entanto o público que acompanhava até então era formado por profissionais de Educação Física, atletas, torcedores ou pessoas do meio esportivo, agora começa ter a inclusão de pessoas que buscam informações sobre qualidade de vida em geral, então semanalmente dedicarei alguns textos voltados para atividade física, alimentação, dicas de saúde e temas relacionados. Para começar essa série de textos, optei por um tema super importante e questionável, que são os hábitos alimentares, sou um freqüentador assíduo de academias e clubes esportivos e assim como a maioria das pessoas, já ouvi muitas histórias sobre dietas milagrosas, restrição total de algumas substâncias ou em alguns casos de alguma refeição, pessoas que mudam radicalmente seus costumes em busca de perda de peso, para explicar essas teorias costumo sempre dar as seguintes explicações, primeiro que as grandes mudanças em nossa alimentação ocorrem de forma lenta e progressiva, afinal essa é a única maneira do corpo adaptar-se, sem ser prejudicado com essas condutas agressivas e segundo, quando temos um objetivo traçado não podemos simplesmente negligenciar outros pontos importantes, por exemplo, quando deixamos de comer para perder peso, simultaneamente perdemos energia e por conseqüência sentiremos mais cansaço, dores musculares sem falar na aparente alteração negativa de humor.
Como citei anteriormente esse tema possui muitas divergências, terei então muita cautela nas afirmações, pois a nutrição esta presente diretamente na minha vida profissional, no entanto não é minha principal área de atuação, realmente acredito que podemos ter uma qualidade de vida melhor se melhorarmos nossos hábitos alimentares, estamos vivenciando uma era tecnológica aonde cada segundo faz uma enorme diferença e a maior reclamação das pessoas é por não terem tempo suficiente para a alimentação adequada e acabam se alimentando aleatoriamente, tenham muita atenção com isso, é como falar que não podemos perder tempo para abastecer o carro, uma hora a gasolina vai acabar ou cometermos o erro de abastecer no primeiro posto que encontrarmos com combustível de má qualidade, comidas e bebidas são o combustível para o nosso organismo, precisamos dedicar um tempo para o abastecimento e esse precisa ser feito com qualidade.

Concordo com as teorias que instruem a fazermos no mínimo 5 refeições diárias, comer em intervalos de tempo menores e em pequenas quantidades, mas isso todo mundo já sabe, o que não sabemos é por qual motivo devemos fazer isso, nosso organismo é muito inteligente, quando optamos por fazer apenas duas refeições diárias por exemplo e ficarmos 10 horas sem se alimentar, ingerimos uma quantidade calórica semelhante, no entanto se fizermos isso por alguns dias nosso organismo vai entender essa conduta e sabendo que só receberá alimentação a cada 10 horas, ele por segurança começará armazenar substâncias e provavelmente além de não ter a energia necessária para as atividades do dia-a-dia essas substâncias armazenadas podem acabar transformando-se em gorduras.
Essa foi apenas uma pequena parte desse assunto, afinal algo tão importante como nossa alimentação, não pode ser explanada em apenas alguns parágrafos, por isso continuarei nos próximos dias expondo minhas opiniões e fazendo associações com nosso cotidiano.

“A maneira como alimenta seu corpo é a maneira como alimenta sua mente” Robin Sharma

2 comentários:

  1. Oi Mauro. Acho mesmo que a "postura alimentar" (nem sei se é esse o nome da coisa) deve ser uma constante. Parei com refrigerantes ha uns 3, 4 anos. Tomava muita porcariada. Hoje em dia água e suco. MAS fim-de-semana sempre tem um churrasco, passeio com lanche, porcariada em geral. Onde eu treino e jogo, sempre o pessoal acaba ATOLANDO o pé de sábado e domingo. Acho que o que faz falta também é uma conscientização PELO MENOS PROS ATLETAS que tudo que é feito por nutricionistas durante a semana vai por água a baixo por causa dos excessos que o pessoal tem "fora das quadras\campos, etc". Não bebo nem fumo + sempre tem um chocolate a mais por perto daí já era. Esse assunto me interessa muito mas acho que não adianta nada 5 refeições durante a semana e DOMINGÃO CERVEJA, CHURRASCO, PIZZA, etc. Sei que ficou uma salada de frutas o que escrevi mas no nosso país (moro aqui e só conheço os hábitos daqui) falta é um pouco de conscientização pros atletas. Falta é passar esse conteúdo de uma forma que os atletas entendam. Geralmente não se informam e toda essa informação vai pro vaso junto com a ressaca hahahahahahahahaha. Acho que a conscientização vai ser uma batalha brava. Abração. Abaixou a poeira por aqui. Logo mais tou no PSJ pra ver todos vocês. Esse ano ainda não fui = VERGONHA hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Mauro.
    Primeiramente parabéns pela matéria,eu como torcedor apaixonado por futsal adoro matérias sobre o assunto e acompanho vários sites e sigo vários atletas no Face e Twitter.
    Mas este ano conheci suas redes sociais e passei acompanhar diariamente,no intuito de aprender um pouco e vejo que fiz a escolha certa está matéria se encaixa em tudo que estava procurando.

    ResponderExcluir