quarta-feira, 6 de julho de 2011

CURIOSIDADES: Lesões no Futsal

Retirado do blog http://www.tratandoatletas.blogspot.com/ de Rogério Lencione (fisioterapeuta Corinthians futsal)

O Futebol de Salão ou Futsal como é atualmente conhecido, é um dos esportes mais difundidos em nosso país, sendo praticado por mais de 12 milhões de brasileiros. Além de um grande número de praticantes o Brasil é o maior campeão mundial da modalidade, com 6 títulos e embora ainda não seja considerado como esporte olímpico, existe uma forte campanha para que isso ocorra.

O Futsal é um esporte muito rápido, com muitas mudanças de direções em um curto espaço, isso faz com que o contato seja inevitável e que além das lesões atraumáticas também ocorram muitas lesões por traumas diretos.
As lesões que ocorrem nesse esporte estão relacionadas a fatores de risco que podem ser classificados em Fatores de risco Intrínsecos e Extrínsecos.

Fatores Intrínsecos:
São aqueles que pertencem ao próprio indivíduo, como idade, gênero, déficit de flexibilidade e/ou força muscular, lesão prévia, déficit de controle neuromuscular (propriocepção), entre outras.

Fatores Extrínsecos: São fatores que não pertencem diretamente ao indivíduo como tipo de quadra, calçado esportivo, carga de treinamento, biomecânica do gesto esportivo, etc.
Os locais que mais sofrem com as lesões são os membros inferiores, acometendo com maior freqüência as coxas, joelhos e tornozelos. Dentre as lesões mais comuns se destacam lesões musculares que freqüentemente afetam os músculos: Isquiotibiais, adutores, quadríceps (principalmente o músculo Reto Femoral) e pouco menos comum o músculo Tríceps Sural. As lesões articulares também são muito vistas no Futsal, principalmente as entorses de tornozelo e joelho, respectivamente.

Os goleiros são um caso a parte além das lesões acima citadas eles costumam apresentar lesões nos Membros Superiores, principalmente nos dedos, como lesões capsuloligamentares das articulações interfalangeanas e metacarpofalangeanas e em menor freqüência lesão de ombro ou cotovelo. As posições de linha não apresentam variações nos tipos de lesões até porque se trata de um esporte muito dinâmico em que não há um posicionamento fixo e os jogadores mudam de posição a todo tempo.
Dentre os tipos de lesões que ocorrem no esporte (Traumáticas e Atraumáticas), o Fisioterapeuta se faz necessário na equipe não apenas para tratar a lesão ocorrida, mas principalmente para identificar os Fatores de Risco presentes nos atletas e traçar programas de treinamentos preventivos, que irão mudar de acordo com a fase de treinamento que a equipe se encontra, para prevenir as lesões que não ocorrem devido a traumas.

A Fisioterapia começa na Prevenção!!!

Fonte: spallafisioterapia.wordpress.com

Um comentário: