quarta-feira, 13 de julho de 2011

CURIOSIDADES: IMC Índice de Massa Corporal

David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

O índice de massa corporal procura medir o nível de obesidade, permitindo verificar se o inivíduo está acima do peso ou não em relação a média populacional. Este tema está em grande evidência devido a programas da mídia o estarem colocando em pauta e se referindo a ele como um teste fidedigno e real.

O índice de massa corpórea é calculado a partir da relação entre o peso e a altura ao quadrado (Peso Corporal/ altura²), sendo que o peso deve estar em Kg (quilogramas) e a altura em M (metros). A partir da obtenção do resultado, este deve ser analisado dentro de uma tabela classificatória.
Porém o que devemos ressaltar é a validade desta ferramenta para a determinação de obesidade de uma pessoa. Afinal a partir da relação entre a altura e o peso não se têm dados necessários para se afirmar se um indíviduo está ou não obeso, pois não definimos o % de gordura a partir desta fórmula. Somente conseguimos realizar esta determinação a partir da avaliação feita pela composição corporal, por exemplo pela coleta de dobras cutâneas.

Além disso a classificação feita pelo IMC, não possui diferenciação entre sexo e idade, o que o torna global e geral, muito importante para se analisar grandes populações. Afinal se torna praticamente impossível se mensurar o % de gordura pelas dobras cutâneas em um grande grupo, ainda referindo que o avaliador necessita ser o mesmo paraque não haja diferenças na coleta e em consequência no resultado dos testes; sem contar que outros métodos se mostram caros e difíceis de serem aplicados. Para que seja feita de forma correta a análise da composição corporal deve-se deteminar níveis de gordura de forma mais específica, procurando diminuir fatores que possam interfirir no resultado como retenção de líquido que incham o indíviduo, além de ter classificações mais específicas quanto a grupos, gêneros, etnias, idades.

Portanto para se verificar níveis de obesidade de uma pessoa devemos aplicar métodos indiretos como a coleta de dobras cutâneas, bioimpedância entre outros. Assim diminuímos o risco de haver aspectos que modifiquem o resultado final e não nos permitam determinarmos a real condição física que o ser possui e assim nortear o planejamento da atividade física do processo que permitirá o emagrecimento.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Queria saber mais coisas sobre IMC,por exemplo quem desenvolveu esse método de calculo de gordura,quando essa pessoa desenvolveu esse método.Obrigado pela atenção .

    ResponderExcluir
  3. eu estou fazendo um trabalho de recuperação de ed.fisica eu preciso saber sobre fonte de colsulta sobre o imc? valeu pela atençao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara, sempre que posso auxílio em pesquisas e trabalhos, peço apenas que me mande um e-mail para o pf.mauro@hotmail.com com o que vc precisa exatamente, que assim que tiver tempo eu respondo pra vc, até mais

      Excluir