quarta-feira, 29 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Suzano x Corinthians, mais um clássico regional nessa quinta.

Por Juliano Del Manto

Após ser derrotado pela Intelli/Orlândia, o São Caetano Corinthians/UNIP volta a entrar em quadra pela Liga Futsal. Nesta quinta-feira (30), o timão enfrenta o Suzano/Drumond/Penalty. A partida terá início às 19h30 e será no ginásio Roberto David, em Suzano (SP).

Com a derrota na última partida, o timão caiu para a décima primeira, colocação com 30 pontos e precisa da vitória para subir na tabela. Já o Suzano ocupa as últimas colocações da tabela. A equipe do técnico Fernando Cabral está em décimo nono lugar com 21 pontos. Para o confronto, os alvinegros contam com o retorno do ala Douglas que cumpriu suspensão automática, no entanto o comandante PC de Oliveira não terá a sua disposição Caio e Finéo que estão suspensos.

“Como não tivemos uma boa atuação contra a Intelli, temos que conquistar uma vitória contra o Suzano de todas as maneiras. A fase regular está chegando ao fim e precisamos melhorar a nossa posição”, observou o ala Deivão.


TREINAMENTO: Controle de Peso

Por David Cardoso http://www.dvdcardoso.blogspot.com/

Durante toda a temporada realizamos o controle de peso dos atletas por algumas razões, mas entre as mais importantes são: controlar o processo de desidratação e possibilitar aos atletas condições físicas para que eles possam desempenhar suas funções de forma otimizada.

No ínicio da temporada realizamos a avaliação da composição corporal através da coleta de dobras cutâneas, afim de determinarmos a condição atlética que o indíviduo se apresenta. Ao avaliar a composição corporal determinamos valores, entre os mais importantes, o percentual de gordura, peso muscular e peso ósseo, dados que nos permitem nortear o ínicio do planejamento. Utilizamos como valor de referência para o % de gordura o valor de 12, sendo assim para os atletas que ultrapassam esse valor aplicamos um trabalho mais específico, suplementação adequada e cuidados alimentares para diminuirmos os valores afim de aproximar sua condição tida como ideal. Para realizarmos os trabalhos específicos para a perda de peso, procuramos aplicar exercícios aeróbios, ou seja, corridas em esteira ou pedalar na bicicleta com intensidade baixa (frequência cardíaca entre os 50 a 60% da frequência cardíaca máxima descoberta por teste ergoespirométrico) e grande volume (acima de 30 minutos), além de utilizar da suplementação adequada e específica; não esquecendo da alimentação que deve ser regrada diminuindo ingestões de carboidrato (sendo importante ressaltar que não podemos deixar de ingeri-lo, pois sem uma quantidade adequada de carboidrato no sangue a utilização de gordura ou lípidio não se faz ideal).

Já para evitarmos o processo de desidratação, monitoramos o peso todos os dias sejam eles constituídos por jogos ou treinos, afim de evitar tal processo. Os atletas pesam antes e depois da atividade a ser realizada e marcam em fichas específicas. Ao serem executadas, as atividades físicas fazem com que nossa temperatura interna aumente e em relação a temperatura ambiente se torna maior, exigindo ao organismo perder este calor e pelo processo de evaporação o perdemos em forma de líquido, mais precisamente pelo suor. Com ele além de perdermos água, ainda perdemos sais minerais importantes para processos do metabolismo humano, como a contração muscular. Para evitarmos este tipo de problema como a desidratação, procuramos evitar que o atleta perca 2% do peso do qual este possuia antes da atividade, pois estudos mostram que ao atingir este valor se perde em desempenho e dificulta a recuperação dos atletas por estes terem utilizado reservas e perdido em concentrações iônicas (sais minerais).

Por isso se torna de extrema importância controlar o peso durante toda a temporada, para evitarmos perda de desempenho e detectar níveis de cansaço e overtraining (excesso de treinamento que causa diminuição de desemepnho e queda do sistema imunológico).

terça-feira, 28 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians joga bem, mas perde para Intelli

Na fria noite desta segunda-feira (27), o São Caetano/Corinthians/UNIP recebeu a Intelli/Orlândia e foi derrotado por 5 a 2. O duelo foi válido pela 18ª rodada da Liga Futsal e contou com a transmissão exclusiva da SPORTV. Com a derrota, o timão caiu para a décima colocação com 30 pontos. Já a Intelli está em terceiro com 38. O duelo começou com os visitantes mais ligados. Logo aos 5 minutos o timão sofreu o primeiro gol, Marinho fez boa jogada pela ala e passou para Macdovall que concluiu bem e abriu o marcador. O timão buscava o empate, quando em mais uma desatenção, Cris acertou bom chute e ampliou. No arremate adversário, o goleiro Leandro levou uma bolada no rosto e foi substituído por Tatá, que fez sua estreia na Liga Futsal.

Imediatamente o técnico PC pediu tempo para acertar a equipe e os alvinegros melhoraram na partida. Danilo e Deivão tiveram boas chances em chute de média-distância. Empurrado pela fiel torcida, a equipe do Parque São Jorge, conseguiu o empate. Primeiro, em uma penalidade máxima, onde o ala Simi aproveitou o rebote de sua própria cobrança. E, posteriormente com Caio Júnior que chutou de longe e contou com o desvio da defesa adversária.

“Não iniciamos bem e sofremos dois gols. Conseguimos reagir e empatamos o jogo, se tivermos inteligência e volume de jogo vamos conseguir a vitória” observou o técnico PC de Oliveira.
Nos 20 minutos finais, os alvinegros voltaram dispostos a vencer a partida. Aos 25m32, Fineo de cabeça fez o terceiro, porém, a arbitragem invalidou o gol alegando falta do corinthiano. Poucos minutos depois, foi à vez da Intelli ter seu gol anulado pelos árbitros.

Durante todo o período, o timão buscou o terceiro gol, enquanto que os visitantes preocupavam-se em defender e explorar os contra-ataques. Como só a vitória interessava aos alvinegros, o técnico PC colocou o ala Danilo Baron como goleiro-linha, mas foram os visitantes que marcaram. Augusto, Cris e Marinho foram os autores dos gols orlandinos.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

IMPORTANTE: Equilibrando as Cargas de Treinamento

Um dos grandes problemas de rendimento está associado ao equilíbrio das cargas de treinamento de todo elenco, afinal podemos tentar que todos treinem e joguem a mesma quantidade, no entanto sabemos que durante a temporada o grupo deixa de ser homogêneo em virtude da maneira como os atletas são utilizados nos jogos, a forma como respeitamos a individualidade da recuperação pós jogo e principalmente como cada um absorve a carga de treinamento realizada. Vou dar um exemplo prático para facilitar a compreensão, nosso elenco possui atualmente 22 atletas, hoje temos um jogo pela Liga Nacional, para o jogo são relacionados apenas 12 atletas sendo 10 jogadores de linha e 2 goleiros, ficando de fora do jogo uma quantia significante de 10 atletas, porém esses 10 atletas não encontram-se na mesma situação, 7 estão fora do jogo por opção técnica, 1 está voltando de lesão na parte final de recuperação e os 2 últimos foram contratados agora vindos da Europa e estão realizando uma readaptação ao treinamento e recebendo uma base física das principais valências, todos esses detalhes apenas para ilustrar o quanto um grupo pode ser heterogêneo em algumas situações da temporada.

O principal objetivo desse texto é mostrar a maneira que usamos para equilibrar a carga de treinamento e tanto no relatório semanal como mensal verificar que não houve grande diferença sobre o número de sessões e distância percorrida dos atletas. Seguimos um modelo utilizado pelo futebol de campo que tivemos acesso através do Fedatto e Guilherme hoje profissionais conceituados que trabalham na equipe de Futebol do Corinthians e junto com o Eduardo (Prep. Físico) são os responsáveis pela Preparação Física e Fisiologia.
Dividimos o elenco sempre em 3 grandes grupos que chamamos de G1, G2 e G3, o G1 é constituído pelos principais atletas, aqueles que jogam uma grande parte de todas as partidas, o G2 são os atletas que são relacionados para os jogos, porém não jogam ou participam menos de 1/3 do jogo e por último o G3 que são os atletas não relacionados por diversos motivos, pensando dessa maneira e baseado em outras análises precisamos equilibrar todas as atividades exercidas.

Seguindo o exemplo citado anteriormente, hoje um atleta do G1 participará em média de 50% a 75% do jogo, o que equivale 20 a 30 minutos cronometrados, durante esse tempo ele percorre uma distância aproximada de 2,5 a 3km e seu desgaste apontado na Escala de Borg normalmente considera um jogo como uma atividade pesada ou muito pesada, a idéia então é criar para os outros atletas atividades equivalentes, hoje os 7 atletas não relacionados realizaram um treino de carga com o juvenil monitorada por GPS aonde devem atingir aproximadamente a distância percorrida no jogo sem esquecer de criar no treino regras que aumentam a intensidade e simulem o desgaste, já o atleta retornando de lesão e os 2 que estão voltando da Europa recebem uma carga menor porém progressiva visando que daqui há alguns dias eles precisarão estar na mesma condição física da grade parte do elenco.

Conseguimos então equilibrar o G1 e o G3, já para o G2 temos que esperar o final da partida, afinal não sabemos quais serão os atletas mais utilizados pelo treinador durante a partida, então como também é rotina os atletas que não jogarem mais de 13 minutos, o que equivale a 1/3 da partida treinam na manhã do dia seguinte a quantidade necessária para igualar os estímulos físicos. Essa á forma que encontramos para manter todo elenco bem condicionado e sem oscilações físicas relevantes, no entanto utilizar dessa concepção é algo muito particular, em nossa equipe sabemos que os resultados são positivos, por vários motivos importantes, por ser um elenco grande, por conhecermos o histórico e ter banco de dados de todos os atletas e principalmente pelo fato dos atletas entenderem e estarem habituados a essa disposição dos treinamentos, hoje o atleta sabe que não sendo relacionado para o jogo ele terá que realizar o mesmo número de atividade compatível com os outros jogadores e que seu desgaste e estímulos serão do mesmo volume e intensidade daqueles que jogarem.

domingo, 26 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Timão recebe a Intelli nessa segunda

Por Juliano Del Manto

Após golear o Santos pelo Estadual, a equipe do São Caetano/Corinthians/UNIP volta a entrar em quadra. O timão recebe a Intelli/Orlândia nesta segunda-feira (27), ás 19h15, no ginásio do Parque São Jorge. A partida terá transmissão ao vivo do SPORTV. A equipe do técnico PC vem de uma derrota fora de casa e precisa da vitória para subir na classificação. Os alvinegros estão na nona colocação com 30 pontos. Já os visitantes, estão em terceiro e já tem garantida a classificação à próxima fase.

Cada time tem estratégias diferentes para encarar o adversário. A Intelli confia na força do ataque, que já marcou 58 gols. Por outro lado, o Corinthians tem a segunda melhor defesa da Liga ao lado do Carlos Barbosa (RS), com apenas 30 gols sofridos.

sábado, 25 de junho de 2011

ESTADUAL: Timão vence o jogo mais aguardado da primeira fase

Por Juliano Del Manto

No duelo entre duas grandes equipes do Brasil, o São Caetano/Corinthians/UNIP bateu o Santos/Cortiana por 4 a 1 na tarde deste sábado na Arena Santos, em Santos (SP). Com a brilhante vitória, os alvinegros chegaram aos 35 pontos e estão tranquilos na ponta da tabela. Já a equipe da baixada santista permanece na meio da tabela com 15 pontos ganhos.

Como já era esperado, a partida começou movimentada e com os ânimos exaltados. Mesmo com o ginásio repleto de santistas, a equipe do Parque São Jorge, estava muito concentrada na partida e não demorou a abrir o marcador. Aos 4 minutos Fineo soltou a perna e abriu o marcador. A equipe adversária reagiu na sequência com uma penalidade a seu favor, porém, Valdin chutou para fora e desperdiçou. Em vantagem no placar e sobrecarregado de faltas, o timão recuou a marcação e trouxe o Santos para cima. Comandado por Falcão, a equipe da baixada santista teve boas chances e obrigou o goleiro Leandro a fazer grandes defesas.

A partida era de altíssimo nível técnico e faltando 1 minuto para o final, Falcão proporcionou um lance lindo para os expectadores. O número 12, recebeu um passe no alto e executou um lindo voleio , porém, o goleiro Leandro estava bem posicionado e evitou o gol.

Na etapa final, o timão beirou à perfeição em sua proposta de jogo. Aos 24m32 veio o segundo tento corinthiano e foi uma pintura. Fineo fez jogada individual e passou para Caio que com um lindo toque encobriu o goleiro santistas e ampliou a vantagem. Jogando em casa e empurrado pela sua torcida, o Santos diminuiu a vantagem aos 28m3s com Jé. Os donos da casa buscavam o empate de todas as maneiras, mas esbarravam no goleiro Leandro, que mais uma vez, fez ótima partida.

Faltando 5 minutos para o fim, os santistas colocaram Falcão como goleiro-linha, porém, quem balançou a rede foi o timão. O craque Simi por duas vezes silenciou o ginásio e decretou mais uma vitória corinthiana.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CAMPEONATO ESTADUAL: Importância e Características

No mês passado escrevi um texto falando sobre a Liga Futsal e o quanto ela é uma competição equilibrada e importante para a temporada das grandes equipes, então um treinador de Belém que acompanha o blog entrou em contato perguntando sobre a importância do Campeonato Estadual, afinal as regiões norte e nordeste não possuem representantes na Liga e ele gostaria de saber qual nossa visão e como trabalhamos com as competições estaduais.

Alguns estados possuem campeonatos extremamente disputados e organizados, pois, vale lembrar que a estrutura, regulamento e calendário influenciam muito para o nível da competição e também para a forma com que as equipes disputam os jogos, passei muito tempo convivendo com o Campeonato Catarinense, no entanto na última década a disputa pelo título ficou limitada entre as equipes de Jaraguá e Joinville, com alguns times de Liga participando eventualmente de jogos decisivos e apenas a equipe de Florianópolis conseguindo em 2007 ficar com o título. A partir de 2009 comecei a vivenciar o Campeonato Paulista e suas particularidades, hoje temos na minha visão a competição estadual mais importante do cenário nacional, lembro que em 2009 quando fomos campeões tinham algumas equipes favoritas ao título, já em 2010 esse número aumentou e nesse ano podemos apontar facilmente seis ou mais equipes com chances de brigar pelo título, afinal somos o estado com o maior número de participantes da Liga Nacional (seis) e atualmente todos estão entre os 16 primeiros colocados que avançam para a próxima fase, além de grandes equipes temos a mídia a nosso favor, pois o torcedor pode assistir semanalmente os jogos através do canal fechado ESPN Brasil e o torcedor do Corinthians em específico tem a oportunidade ainda de assistir os jogos pelo novo canal da TVA(20) chamado TV Corinthians.

Óbvio que a prioridade continua sendo a Liga Futsal, no entanto as equipes sabem da importância de conquistar um título estadual tão almejado, em nosso caso utilizamos o estadual no primeiro momento para duas situações, primeiro como preparação para os jogos da Liga e segundo porque possuímos um elenco grande e são jogos difíceis aonde aproveitamos para manter todos os atletas em atividade e com ritmo de jogo, principalmente aqueles não relacionados para os jogos do nacional. Porém nas fases finais disputamos com o elenco completo medindo força com as outras equipes classificadas tentando buscar o título. Já para equipes de menor expressão é uma ótima oportunidade para realizar bons jogos, apresentar novos jogadores e em alguns casos para o torcedor do interior acompanhar bons jogos de futsal em sua cidade. Minha única preocupação está relacionada ao calendário, afinal esse ano teve uma alteração significante, pois, nos anos anteriores o estadual tinha sua fase final nos meses de novembro e dezembro, esse ano ocorrerá durante o período de disputa da Liga Nacional e ainda não sabemos como o calendário competitivo será adaptado para essas situações, afinal todos queremos que estejam em quadra as melhores equipes e com seus elencos completos, porém só saberemos como serão as finais com a continuidade da temporada, mas acredito que a coerência sempre presente tanto na Confederação como na Federação fará com que tudo aconteça da melhor maneira possível sem prejudicar nenhuma equipe e/ou competição.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians retorna para São Paulo com derrota

Por Juliano Del Manto
Em jogo válido pela Liga Futsal 2011, o São Caetano/Corinthians/UNIP foi derrotado por 3 a 2 pelo Gazin /Oi/Penalty (PR), na noite desta quarta-feira (22). A partida foi disputada no ginásio Amário Vieira da Costa, em Umuarama (PR), e contou com uma boa presença de público. Com a derrota, o timão caiu para a sétima posição com 31 pontos. Já os paranaenses chegaram aos 31 pontos e ocupam o sexto lugar.

Como já era esperado, o confronto entre paranaenses e paulistas foi equilibrado desde os primeiros segundos de bola rolando. Sem perder tempo, os times partiram logo em busca dos três pontos e os gols foram surgindo naturalmente no Amário Vieira. Aos três minutos, as redes balançaram. O ala Augusto acertou o pé e colocou a Gazin a frente no marcador. A comemoração paranaense durou apenas quarenta e três segundos, tempo que o experiente fixo Paulinho Japonês precisou para marcar para os corintianos – 1 a 1, resultado da etapa.

Aproveitando melhor suas chances, a Gazin voltou a ficar em vantagem. Marcelinho aos 23 minutos e Renatinho aos 29 fizeram 3 a 1 no placar e deixaram o timão em situação complicada na partida.

Na base do tudo ou nada, o clube do Parque São Jorge se soltou mais em quadra e conseguiu diminuir com o pivô Caio, mas, já era tarde e os alvinegros não conseguiram o empate.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Embalados Gazin e Corinthians disputam a posição na tabela

O jogo entre Gazin/Oi/Penalty e São Caetano/Corinthians/Unip promete ser um dos melhores desta semana da Liga Futsal 2011 – principal competição do salonismo nacional. Às 19 horas desta quarta-feira (22), a equipe de Umuarama irá receber o Timão no ginásio Amário Vieira da Costa. Uma coisa é certa na Capital da Amizade: não há favorito a vitória.

Assim como o clube paranaense, o representante paulista vem de vitória na última segunda-feira (20). Enquanto os comandados do técnico Malafaia superaram o Minas por 4 a 3, os do treinador PC Oliveira conquistaram um grande resultado em Marechal Cândido Rondon, 1 a 0 sobre a Copagril, atual vice-campeã da Liga.
Para Yuri (foto), atleta da Gazin, o resultado diante dos mineiros foi importante e serviu como agradecimento ao que a torcida umuaramense tem feito pelo o time. Ainda segundo ele, a equipe tem tudo para continuar pontuando dentro de casa.

“Estávamos devendo essa apresentação ao nosso torcedor e ela veio na segunda-feira. Temos atuado melhor fora de casa, mas no último compromisso provamos que podemos jogar bem em Umuarama também e nos impor diante dos nossos rivais”, declarou Yuri.

Do outro lado, o ala Fineo disse que o Corinthians não irá encontrar facilidades no interior paranaense. “Nossa proposta é somar o maior de número de pontos no Paraná e nós começamos bem. Teremos outra pedreira pela frente, que é a Gazin, mas queremos mais esse triunfo para continuarmos subindo na classificação”.

Falando em classificação. Os corintianos não param de subir na tabela. Na quinta posição com 30 pontos, o alvinegro do Parque São Jorge soma oito vitórias, seis empates e duas derrotas (62,5% de aproveitamento) até o momento. Já a Gazin está na nona colocação com 28 pontos. São sete vitórias, sete empates e quatro derrotas (51,85%).

Fonte: CBFS

segunda-feira, 20 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Timão vence o Copagril e já é quinto na tabela

Por Juliano Del Manto

No jogo que marcou a reedição da semifinal da Liga Futsal de 2010, o São Caetano/Corinthians/UNIP derrotou por 1 a 0 o Copagril/Faville/DalPonte (PR), na noite desta segunda-feira (20), no ginásio Ney Braga. Os alvinegros mostraram muita garra e honraram a camisa do inicio ao fim.

Com o excelente resultado, a equipe do Parque São Jorge, chegou aos 30 pontos saltando para a quinta colocação na tabela. O Jogo:
Os alvinegros começaram melhor na partida, com mais posse de bola e boas finalizações de média distância, o timão não demorou para derrubar o zero do marcador. Aos 11 minutos de jogo, Danilo deu um lindo passe para Douglinhas que mostrou oportunismo e fez um belo gol. Em desvantagem, os paranaenses saíram para o jogo e levaram perigo em alguns chutes, porém, esbarraram na consistente defesa alvinegra e nas boas defesas do goleiro Leandro.

Faltando 2 minutos para o fim, Douglinhas achou lindo passe para Simi, mas, o artilheiro corinthiano não foi feliz na finalização. “Estamos fazendo uma boa partida, mas devemos concretizar os contra-ataques para ter mais tranquilidade no jogo” declarou o ala Douglinhas.

No período final, os donos da casa voltaram imprimindo forte marcação, o que dificultou a posse de bola corinthiana. Gadeia e Vitor foram os atletas que mais levaram perigo ao gol alvinegro.

Faltando 5 minutos para o final, os adversários colocaram o ala Marcel como goleiro-linha. A equipe da casa teve boas chances, mas, pararam na muralha alvinegra Leandro de Martini, que garantiu mais três pontos para a equipe paulista.


TREINAMENTO: Potência Aeróbia no Futsal

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians Futsal

A potência aeróbia representa a quantidade que um indivíduo possui de captar e utilizar o oxigênio necessário para a produção de ATP (energia).

Ela é medida pelo que chamamos de VO2 máx, ou seja, a condição que o atleta, no caso, possui de retirar o oxigênio do ar e através do sistema cardiorrespiratório utilizá-lo pelas células para formar moléculas de ATP (energia). O metabolismo aeróbio, aquele que se utiliza do oxigênio para a quebra de moléculas de carboidratos e lipídios), possui duas variáveis podemos assim chamar: a capacidade aeróbia (resistência) e a potência aeróbia. A capacidade aeróbia corresponde a condição que o metabolismo do indivíduo possui de suportar estímulos mais longos e com média e baixa intensidade. Já a potência aeróbia mostra qual a condição que o indíviduo possui de utilizar de forma maximizada a utilização do oxigênio para a execução de uma ação, além de realizar a importante função de auxiliar na recuperação do organismo.

O que gera uma grande dúvida, quando nos referimos ao futsal, é questionar se devemos ou não desenvolver variáveis aeróbias de forma específica ou não; devido a esta modalidade ser predominantemente anaeróbia.

Porém o que não devemos esquecer é que a condição aeróbia dos atletas já é bem desenvolvida pelo tempo de prática que estes já possuem durante suas carrerias e também pelo volume que o jogo proporciona, devido principalmente pelo tempo ser cronometrado.

Mas o que torna a potência aeróbia mais importante dentro do futsal e que por vezes não é percebida, é sua importãncia no que se refere a recuperação do organismo, pela grande quantidade de ATP que esta via metabólica oferece e ainda auxilia na retirada de lactato sanguíneo presente no sangue devido a presença de reações que diminuem o Ph dele, ou seja, deixando-o mais ácido o que dificulta e até impede a execução de reações imprescindíveis ao metabolismo humano. O treinamento específico desta variável aeróbia se faz presente e necessária na periodização de uma equipe de futsal, pois ao se adicionar esta às variáveis anaeróbias, se torna possível maximizar as ações, pois pelo futsal ser uma modalidade intermitente (não há tempo determinado para a recuperação entre as ações), os intervalos ativos são utilizados para a recuperação que se torna maior e permite ao organismo do atleta uma boa condição para a próxima ação a ser executada ou exigida.

LIGA FUTSAL: Copagril x Corinthians, a reedição da semi de 2010

Copagril/Faville/Dalponte e São Caetano/Corinthians/Unip encontram-se pela Liga Futsal 2011 nesta segunda-feira (20/6), às 19h15, no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon (PR). O confronto é uma reedição da semifinal entre os dois clubes, que se cruzaram na fase final da competição. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv.

Os confrontos trazem boas lembranças para os paranaenses, e más para os corintianos. Afinal, mesmo sem favoritismo, a Copagril eliminou o Corinthians e classificou-se para a final, quando foi derrotada pela Malwee/Cimed (SC). Na ocasião, o jogo disputado em Marechal Cândido Rondon foi vencido pelo time paranaense por 2 a 0. Na volta, disputada em São Paulo (SP), os corintianos precisavam vencer para levar o jogo para a prorrogação. O objetivo era alcançado até dois segundos do fim, quando Renan arriscou de longe, empatou a partida e deu a vaga aos paranaenses.

Em 2011, entretanto, a situação é diferente. O confronto é válido pela primeira fase da Liga, e está em jogo apenas mais uma vitória para ambos, que buscam a classificação para a próxima fase. E, na tabela, as duas equipes estão próximas.

Com 29 pontos em 16 jogos, a Copagril ocupa atualmente a quarta colocação. Com 27 pontos e uma partida a menos, o Corinthians está em sétimo lugar. Com boa vantagem sobre as equipes que estão fora da zona, ambos estão tranqüilos, mas buscam a vitória para garantir logo a vaga na seqüência da Liga.

Na última rodada, os dois times jogaram fora de casa e obtiveram um empate. A Copagril foi até Cascavel (PR) e empatou por 1 a 1 com o Diplomata/Muffatão/Cvel (PR). Já o Corinthians viajou até São José dos Campos (SP), onde conquistou um 2 a 2 contra o Sâo José/Vale Sul Shopping (SP).

Para o jogo, o técnico do time paranaense, não poderá contar com o ala Dyego, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Diplomata e está suspenso. Já PC Oliveira, do Corinthians, não tem desfalques disciplinares.

Fonte: CBFS

domingo, 19 de junho de 2011

NOVIDADE: Lukaian, o mais novo atleta do timão

Um dos grandes nomes no futsal na atualidade é o mais novo reforço do São Caetano/Corinthians/Unip para a continuidade na temporada 2011. Com experiência internacional, o pivô Lukaian, 26, retorna ao Brasil após dois anos no salonismo russo, onde defendeu as cores do Gazprom-Ugra.

Natural de São Paulo, o jogador tem boas passagens pela seleção brasileira, conquistando títulos importantes como o Grand Prix e os Jogos da Lusofonia. Antes de se transferir para a Rússia, Lukaian vestiu a camisa 16 do Krona/Joinville/Dal Ponte (SC). Na Europa, o pivô atuou pelo MRA Navarra, da Espanha.
Nesta segunda-feira o novo pivô do timão inicia os treinamentos no Parque São Jorge juntamente com os atletas que não viajaram para os dois jogos da Liga Futsal no Paraná.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians empata em São José e continua subindo na classificação

São José e Corinthians empataram em 2 a 2, na noite desta quinta-feira, no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos (SP). O resultado manteve as duas equipes estacionadas no meio da tabela, com boas chances de classificação entre os dezesseis primeiros, que passam à próxima fase da Liga Futsal.

O São José partiu para cima no início da partida e, logo aos três minutos, abriu o placar com Jojo. Em desvantagem, o Corinthians saiu para o jogo e começou a equilibrar o jogo. Aos 10, PC recebeu passe e chutou rasteiro para empatar a partida. No segundo tempo, o duelo foi equilibrado, com os dois times alternando-se no domínio das ações ofensivas. Aos 30 minutos, Evandro fez boa jogada individual e deu a liderança novamente aos donos da casa. A resposta corintiana não demorou: aos 34, Caio devolveu a igualdade ao placar: 2 a 2, resultado final da partida.

Para o goleiro do Corinthians, Leandro, o empate foi um bom resultado. - A gente esteve atrás em dois momentos na partida, mas foi um jogo bonito, limpo, na bola. O São José jogando em casa é sempre forte, mete pressão e toma poucos gols. Mas, para quem veio, foi um jogo bom de se assistir.

Por globoesporte.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: São José x Corinthians, clássico regional nesta quinta-feira

Após golear o Anápolis (GO) dentro de casa, o São Caetano/Corinthians/UNIP tem mais uma batalha pela frente. Nesta quinta-feira (16), o timão enfrenta o São José Futsal, às 20h, no ginásio do Tênis Clube, em São José dos Campos.

Os alvinegros vivem bom momento e ocupam a 8ª colocação com 26 pontos. Já os joseenses estão na 10º posição e querem o triunfo para subir na tabela
.


Este ano, as equipes se enfrentaram pelo Estadual e o timão levou a melhor vencendo o jogo por 3 a 1. Para este encontro, o comandante da equipe PC terá o desfalque apenas do fixo Arthur Oliveira, os demais estão às ordens do técnico.

terça-feira, 14 de junho de 2011

LIGA FUTSAL: Corinthians evita surpresa e goleia o Anápolis

O São Caetano/Corinthians/Unip confirmou o favoritismo diante do lanterna da Liga Futsal 2011, o Anápolis Futsal/SuperBolla e venceu o confronto desta terça-feira (14/6), por 5 a 0, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), pela primeira fase da competição nacional.

Os três pontos deixam os alvinegros na sétima posição, com 26 pontos. O time, no entanto, pode voltar para a oitava posição, caso o Atlântico Apti Uri Erechim vença seu confronto diante do Praia/Pepsi/Velox. Já o time do Centro-Oeste segue na 23ª posição no campeonato, com apenas dois pontos ganhos.
Os alvinegros abriram o marcador aos 14min38, quando Douglinhas balançou as redes. O placar diminuto do primeiro tempo foi ampliado na etapa final, confirmando o triunfo e a goleada corintiana.

Simi, aos 25min34, Danilo, aos 26min45, Caio, aos 31min20, e Simi, novamente, desta vez aos 39min07, complementaram o placar, fechando a vitória dos donos da casa em 5 a 0.

Na quinta-feira (16/6) o Corinthians jogará em São José dos Campos, diante do São José/Vale Sul Shopping, às 20 horas. No mesmo horário, os goianos estarão em quadra em Marília (SP), onde enfrentará o SPFC/Marília/Construban.

Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br

CONTROLES: Teste Anaeróbio de 200 metros

Por David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

A resistência anaeróbia é a capacidade que o indíviduo possui de regenerar ATP durante um intervalo de tempo específico, sem que necessite oxidar os substratos como carboidratos e lipídios. Através do metabolismo anaeróbio seja ele, alático ou lático, o ATP deve ser produzido por processos conhecidos como fosforilação (utilização de compostos fosfagênicos) e glicólise anaeróbia (quebra da glicose sem a utilização do oxigênio).
Os processos na via anaeróbia não necessitam de oxigênio para que sejam realizados, a transformação de ADP em ATP(energia) feita pela CP (Creatina-Fosfato) e a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato produzindo por consequência o lactato, ocorrem antes de que haja todo o processo do Ciclo de Krebs. Portanto as reações ocorrem antes que as moléculas se tornem acetil-COA e entrem para o Ciclo de Krebs.

Por isso a duração de um estímulo é de extrema importância quando se fala sobre como desenvolver uma variável. No caso específico do sistema anaeróbio, as ações que o incluem não ultrapassam os 2 minutos, sendo sempre importante ressaltar que a partir desses dois minutos há predominância do sistema aeróbio, porém o sistema anaeróbio não pára de funcionar. Para que haja um desenvolvimento dessa variável, utilizamos no clube o teste de 200m, bem próximo do Yoyo Test, porém não utilizamos o estímulo sonoro, apenas recolhemos os tempos que não devem ultrapassar os 45 segundos. O teste consiste em o atleta realizar seu melhor tempo em 200m, sendo que essa metragem é fracionada em 20m, ou seja, o atleta realiza 10 tiros de 20m, aplicando assim acelerações, frenagens e mudanças de direção, gestos específicos da modalidade, para além de ganharmos em valências como força muscular, por haver grande participação desta nas desacelerações e troca de movimentação.
Ao se trabalhar a resistência anaeróbia, buscamos fazer com que os atletas tenham condições de suportar grandes quantidades de ações e gestos durante um intervalo de tempo que em nosso caso não é específico, pelo futsal ser uma modalidade intermitente (não há tempo exato de recuperação entre as ações de jogo).

As valências anaeróbias como força e resistência anaeróbia, cada vez mais em nossa percepção são muito importantes e essenciais dentro do jogo, por serem responsáveis pelas ações mais utilizadas dentro dele, como chutes, deslocamentos, acelerações, marcação ao adversário entre outras.

LIGA FUTSAL: Rodada completa e timão em quadra nessa terça-feira

São Caetano/Corinthians/Unip (SP) e Anápolis Futsal/Superbolla (GO) enfrentam-se nesta terça-feira (14/6), às 19h30, no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo (SP), em partida válida pela Liga Futsal 2011. Para os paulistas, o confronto é uma oportunidade de buscar a classificação à próxima fase, enquanto os goianos lutam para parar a má fase.

Com 23 pontos em 13 jogos, o Corinthians ocupa atualmente a oitava colocação na tabela de classificação. O time tem jogos a menos que os principais concorrentes pela vaga, mas, mesmo assim, não quer deixar para o final e garantir logo presença entre as dezesseis melhores equipes da competição. Já o Anápolis não luta mais pela vaga na próxima fase. Com apenas dois pontos na tabela, o time goiano até têm chances matemáticas de classificação caso vença os seis jogos restantes, mas o retrospecto recente na competição não é nada animador.

São dois empates e 14 derrotas na edição deste ano da Liga, sendo a única equipe que ainda não venceu. Com 64 gols sofridos, o time tem a pior defesa da competição, além do ataque, com apenas 32 gols marcados, está entre os cinco que menos fizeram gols.

Além disso, o Anápolis ainda não conquistou nenhum ponto jogando fora de casa na Liga. Até agora, foram nove derrotas nas partidas disputadas longe do ginásio Newton de Faria.

Outros jogos de hoje pela Liga Futsal 2011:
-Minas x Suzano
-Cascavel x Petrópolis
-Santos x Concórdia
-Florianópolis x São José
-Praia Clube x Atlântico
-Assoeva x Umuarama

segunda-feira, 13 de junho de 2011

TREINAMENTO: Cuidados com atletas que retornam da Europa

Tanto no futebol como no futsal Europeu a temporada inicia em julho e termina em meados de abril ou maio, diferente do nosso calendário aonde a temporada acaba apenas no final do ano, porém nosso mercado de transferência tem uma janela para contratações no meio do ano, momento em que retornam para o país muitos atletas, porém os mesmo retornam para jogar as competições que estão em andamento por aqui, em nosso caso específico a Liga Futsal.
Precisamos estar atentos que a somatória de uma temporada na Europa com um semestre no calendário brasileiro totaliza 18 meses aproximados sem um período de férias, obviamente maximizando o desgaste físico e exigindo um tempo de recuperação pós-treino e pós-jogo maior do que o habitual.

Além da preocupação pela ausência das férias, temos que analisar a diferença entre o tipo de treinamento e também a carga de jogos, na Europa a grande maioria das equipes realizam apenas um período de treinamento durante grande parte da semana e disputam uma média de 55 a 70 jogos por ano, no entanto no Brasil treinamos dois a três períodos durante todo o ano e os atletas realizam em média 80 a 90 jogos por ano, sendo que algumas equipes que disputam campeonatos regionais ou cedem atletas para representar a seleção pode ultrapassar esse número, lembro que em 2008 quando estava trabalhando na equipe da Malwee alguns atletas realizaram 130 jogos durante o ano, a grosso modo uma média superior a 1 jogo em cada 3 dias. Os principais cuidados a serem tomados são em relação à parte muscular, muitos atletas apresentam sintomas de overtraining quando não tem um período de férias, em resumo é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar, isso por não haver um período de supercompensação que nada mais é do que o período necessário para a recuperação do atleta após uma atividade ou um ciclo de treinamento, o que normalmente não é respeitado quando se busca altos níveis de perfomance.

Além disso ainda temos que ter consciência que a pré-temporada é feita pensando no prazo de um ano ou menos com picos específicos de rendimento, quando a exigência física supera esse período é normal que exista uma queda em valências como força, resistência e até mesmo potência, sem falar em alterações hormonais e baixa imune que também aparece em atletas nessa situação. Não existe uma fórmula secreta para administrar essa situação, porém existem meios que podem diminuir os riscos de lesão ou queda de desempenho, importante realizar uma readaptação ao futsal nacional e ao tipo de trabalho realizado no clube, realizar os testes físicos específicos com um período menor para reavaliações, afinal a queda de algumas valências pode representar riscos para o atleta, monitorar variáveis fisiológicas como lactato, CK e glicemia, além de respeitar as necessidades individuais de recuperação que normalmente são diferentes do elenco, ou seja, nesse caso temos que colocar em prática algo que é muito citado na formação acadêmica que chamamos de individualidade biológica.

domingo, 12 de junho de 2011

TAÇA BRASIL SUB-20: Nos pênaltis Corinthians é Campeão

Belo Horizonte (MG) - Deu São Caetano/Corinthians/Unip (SP) na decisão da 29ª Taça Brasil Correios de Futsal sub-20 Masculina – Divisão Especial. Em um jogo equilibrado e decidido apenas na prorrogação, realizado neste domingo (12/6), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG), os corintianos venceram o Vasco (RJ) nos pênaltis por 5 a 3, depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, e são os novos campeões da categoria.

O título coroa a melhor campanha da competição. Foram cinco vitórias e apenas um empate, justamente o da decisão contra o Vasco. Ao todo, o time paulista fez 16 gols e sofreu apenas cinco. Do lado vascaíno, o time perde a segunda decisão seguida da categoria nos pênaltis. Em 2010, os cruzmaltinos foram superados pelo Sport (PE). No jogo, os dois times sentiram a sequência de cinco jogos em sete dias. Por isso, ambos preferiram um ritmo mais lento no início, valorizando a posse de bola e preservando os atletas. Porém, o clima de decisão logo contagiou corintianos e vascaínos, e o jogo melhorou.

Equilibrados, as duas equipes revezaram-se no controle da partida, sem, no entanto, conseguir transformar a superioridade em gols. Os goleiros Vitão, do Vasco, e Caíque, do Corinthians, tiveram muito trabalho, mas mostraram competência e garantiram o placar inalterado na primeira etapa.

No início do segundo tempo, o Vasco fez uma verdadeira blitz sobre o Corinthians. O gol vascaíno só não saiu porque Caíque, mais uma vez, trabalhou bem e, com pelo menos três grandes defesas, evitou a abertura do placar.

Donos das melhores defesas da competição, com apenas cinco gols concedidos, Vasco e Corinthians justificaram a força do setor defensivo. Mesmo com toda a pressão de ambos os lados, o placar permaneceu inalterado, e a o jogo foi para a prorrogação. Prorrogação
O Vasco tomou a iniciativa no prologamento e, apesar do cansaço, buscou mais o ataque. Com rapidez, o time carioca envolveu o Corinthians, mas, novamente, esbarrou no paredão defensivo do adversário.

Os corintianos tentavam os contra-ataques, mas não conseguiam sair do campo de defesa. Insistindo muito, o Vasco desperdiçou algumas chances de abrir o placar e, no último lance do jogo, o time carioca chegou muito perto de marcar o gol da vitória. Porém, o chute de Matheus bateu no travessão e não entrou, e a partida foi decidida nos pênaltis.

Nas penalidades, prevaleceu a boa pontaria dos corintianos, que não erraram nenhuma cobrança. No Vasco, Matheus cobrou bem, mas Caíque fez boa defesa e, por último, Neguinho bateu bem e deu o troféu aos corintianos.

Fonte: http://www.futsaldobrasil.com.br

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESTADUAL: Corinthians derrota o São José e dispara na liderança

Em uma partida de alto nível técnico o São Caetano/Corinthians/UNIP venceu por 3 a 1 o São José Futsal e chegou aos 31 pontos no Estadual. O confronto aconteceu na noite desta quarta-feira (8), no ginásio do Parque São Jorge. Com a derrota a equipe do Vale do Sul continua na segunda colocação com 21 pontos.

A partida começou com as equipes se estudando e procurando não correr riscos. Aos poucos, os alvinegros foram se soltando e passaram a ter inúmeras chances de gol.

Aos 12m31, Simi fez fila na defesa adversária e passou para Danilo Baron, o ala do timão chutou rasteiro e abriu o marcador. Em desvantagem, a equipe do São José passou a se ariscar mais e aos 9m30 Jé chegou com perigo e chutou no travessão. A última chance do timão no primeiro período foi um contra-ataque, onde Fineo errou o passe final e desperdiçou ótima oportunidade. Nos 20 minutos finais, os visitantes surpreenderam e logo aos 23m34 empataram o jogo com Guerra. Com o duelo empatado, as equipes alternaram bons momentos na partida e ambos os goleiros tiveram muito trabalho.

Buscando a vitória de todas as maneiras, o técnico PC colocou o ala Danilo como goleiro-linha e a tática surtiu efeito. Faltando 2m17 Douglas recebeu no fundo da quadra e fez o segundo. Ainda deu tempo de os alvinegros anotarem mais um gol. Desta vez, o craque Simi recebeu sozinho e só empurrou para o fundo do gol.

Sem perder tempo, a equipe do Parque São Jorge volta a entrar em quadra nesta quinta-feira (9), contra o Concórdia (SC), ás 21h, no ginásio do clube. O jogo é valido pela Liga Futsal e terá transmissão exclusiva da SPORTV.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ESTADUAL: Corinthians e São José se enfrentam na briga pela liderança

Por Juliano Del Manto

Em jogo valido pela 14ª rodada do Estadual, o São Caetano/Corinthians/UNIP recebe o São José Futsal nesta quarta-feira (8), às 19h30 no ginásio do Parque São Jorge. O jogão terá transmissão exclusiva da TV Corinthians.O timão lidera a competição 28 pontos, seguidos da equipe do Vale do Sul com 21. O duelo é caracterizado por grandes jogos e muita rivalidade estará em quadra.

“É um adversário muito difícil e que conhece bem nossa equipe, pois está repleto de jogadores que passaram por aqui. Porém, jogamos dentro de casa e temos a obrigação de conquistar a vitória”, declarou o ala Deivão.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TREINAMENTO: Teste de Potência (Rast Test)

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians Futsal

O Rast Test tem como finalidade mensurar a potência anaeróbia, assim como o teste de Wingate. O teste procura medir a potência anaeróbia máxima (pico); a potência anaeróbia média; para além de verificar níveis de fadiga através do índice de fadiga. O teste se resume a execução de 6 tiros de 35 metros, sendo que há um intervalo de 10 segundos entre cada tiro. Através de variáveis como distância e tempo aplicado nos deslocamentos podemos determinar níveis de potência através de cálculos. Utilizamos este teste, principalmente por este ter uma especificidade muito grande com os gestos inerentes à nossa modalidade esportiva. Através da aplicação do Rast Test procuramos comparar os níveis de potência dos atletas afim de corrigir, realizar manutenções ou até procurarmos alguns ganhos sobre a potência anaeróbia, tão importante nas ações do futsal, presente em chutes, arranques e movimentações.

A partir dos resultados obtidos, realizamos comparações entre os resultados do própio atleta, não criando relações entre posições, atletas com idade mais avançada entre outros fatores que podem interferir no resultado. Portanto criamos uma competição do atleta com ele mesmo, assim ele deve vencer suas limitações e diagnosticar déficits que podem prejudicar sua condição física. O teste nos permite avaliar a potência anaeróbia máxima ou pico, que consiste em informar qual a capacidade de regeneração do ATP através do CP (creatina-fosfato) e de sistemas fosfagênicos; a potência média, que consiste em avaliar a capacidade de regeneração do ATP através do sistema glicolítico e sistemas fosfagênicos; e o índice de fadiga pemite avaliar a condição que o indivíduo possui de manter a regeneração do ATP através do metabolismo anaeróbio, sendo um grande referencial para a resistência anaeróbia.

Os testes de campo são importantes dentro da preparação física, pois tem se tornado bem específicos e com alto grau de reprodutibilidade, sendo apenas importante escolher qual deles pode lhe oferecer dados dos quais acha essencial dentro do planejamento. No clube procuramos realizar as avaliações trimestralmente, porém é importante ressaltar que os testes devem ser executados em períodos específicos e que respeitem os jogos e sessões de treinamentos.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESTADUAL: Corinthians bate o Paulista e segue na liderança

Por Juliano Del Manto

Com gols de Léo, Fineo e Paulinho Japonês, o São Caetano/Corinthians/UNIP venceu o Paulista/Cimentolit por 3 a 0 na noite desta quinta-feira, no ginásio do Parque São Jorge.

Com mais esse triunfo os alvinegros chegaram aos 27 pontos e seguem na liderança isolada da competição.

O duelo começou com poucas emoções. Ambos os conjuntos se estudavam e procuravam não correr riscos. O jogo estava morno quando Léo resolveu derrubar o zero do marcador. O ala fez boa tabela com Caio Junior e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Erick. Na etapa final a primeira chance de gol foram dos visitantes, o ala Emerson saiu cara a cara com o goleiro Leandro e obrigou o arqueiro corinthiano a fazer grande defesa. Mas, a equipe do Parque São Jorge usou toda sua experiência e não teve dificuldades para fazer o placar.

O gol mais bonito do jogo foi o último. Ximbinha deu um chapéu no adversário e passou para Paulinho Japonês concluir com o gol vazio.

“Fizemos um bom jogo, imprimimos um bom ritmo e fomos merecedores da vitória. Parabéns ao grupo pela boa apresentação”, declarou o ala Léo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ESTADUAL: Corinthians recebe o Paulista nesta quinta-feira

Por Juliano Del Manto

Absoluto na liderança do Estadual com 25 pontos, a equipe principal do São Caetano/Corinthians/UNIP entra em quadra nesta quinta-feira (2), contra o Paulista/Cimentolit às 19h no ginásio do Parque São Jorge. A partida terá transmissão exclusiva da TV Corinthians.
Para este duelo o técnico PC não poderá contar com os jogadores Arthur Oliveira e Simi que estão lesionados e são desfalques. Os demais estão à disposição do comandante.

“Tivemos uma semana apenas de treinamentos e conseguimos intensificar a parte física e ajustar detalhes dentro da quadra. Contamos com o apoio da nossa torcida para conseguiur mais essa vitória”, declarou o ala Danilo Baron.