Por Juliano Del Manto
Após ser derrotado pela Intelli/Orlândia, o São Caetano Corinthians/UNIP volta a entrar em quadra pela Liga Futsal. Nesta quinta-feira (30), o timão enfrenta o Suzano/Drumond/Penalty. A partida terá início às 19h30 e será no ginásio Roberto David, em Suzano (SP).
Com a derrota na última partida, o timão caiu para a décima primeira, colocação com 30 pontos e precisa da vitória para subir na tabela. Já o Suzano ocupa as últimas colocações da tabela. A equipe do técnico Fernando Cabral está em décimo nono lugar com 21 pontos.
Para o confronto, os alvinegros contam com o retorno do ala Douglas que cumpriu suspensão automática, no entanto o comandante PC de Oliveira não terá a sua disposição Caio e Finéo que estão suspensos.
“Como não tivemos uma boa atuação contra a Intelli, temos que conquistar uma vitória contra o Suzano de todas as maneiras. A fase regular está chegando ao fim e precisamos melhorar a nossa posição”, observou o ala Deivão.
Após ser derrotado pela Intelli/Orlândia, o São Caetano Corinthians/UNIP volta a entrar em quadra pela Liga Futsal. Nesta quinta-feira (30), o timão enfrenta o Suzano/Drumond/Penalty. A partida terá início às 19h30 e será no ginásio Roberto David, em Suzano (SP).
Com a derrota na última partida, o timão caiu para a décima primeira, colocação com 30 pontos e precisa da vitória para subir na tabela. Já o Suzano ocupa as últimas colocações da tabela. A equipe do técnico Fernando Cabral está em décimo nono lugar com 21 pontos.
Para o confronto, os alvinegros contam com o retorno do ala Douglas que cumpriu suspensão automática, no entanto o comandante PC de Oliveira não terá a sua disposição Caio e Finéo que estão suspensos.“Como não tivemos uma boa atuação contra a Intelli, temos que conquistar uma vitória contra o Suzano de todas as maneiras. A fase regular está chegando ao fim e precisamos melhorar a nossa posição”, observou o ala Deivão.
. Para realizarmos os trabalhos específicos para a perda de peso, procuramos aplicar exercícios aeróbios, ou seja, corridas em esteira ou pedalar na bicicleta com intensidade baixa (frequência cardíaca entre os 50 a 60% da frequência cardíaca máxima descoberta por teste ergoespirométrico) e grande volume (acima de 30 minutos), além de utilizar da suplementação adequada e específica; não esquecendo da alimentação que deve ser regrada diminuindo ingestões de carboidrato (sendo importante ressaltar que não podemos deixar de ingeri-lo, pois sem uma quantidade adequada de carboidrato no sangue a utilização de gordura ou lípidio não se faz ideal).
O duelo começou com os visitantes mais ligados. Logo aos 5 minutos o timão sofreu o primeiro gol, Marinho fez boa jogada pela ala e passou para Macdovall que concluiu bem e abriu o marcador. O timão buscava o empate, quando em mais uma desatenção, Cris acertou bom chute e ampliou. No arremate adversário, o goleiro Leandro levou uma bolada no rosto e foi substituído por Tatá, que fez sua estreia na Liga Futsal.
Nos 20 minutos finais, os alvinegros voltaram dispostos a vencer a partida. Aos 25m32, Fineo de cabeça fez o terceiro, porém, a arbitragem invalidou o gol alegando falta do corinthiano. Poucos minutos depois, foi à vez da Intelli ter seu gol anulado pelos árbitros.
Dividimos o elenco sempre em 3 grandes grupos que chamamos de G1, G2 e G3, o G1 é constituído pelos principais atletas, aqueles que jogam uma grande parte de todas as partidas, o G2 são os atletas que são relacionados para os jogos, porém não jogam ou participam menos de 1/3 do jogo e por último o G3 que são os atletas não relacionados por diversos motivos, pensando dessa maneira e baseado em outras análises precisamos equilibrar todas as atividades exercidas.
A equipe do técnico PC vem de uma derrota fora de casa e precisa da vitória para subir na classificação. Os alvinegros estão na nona colocação com 30 pontos. Já os visitantes, estão em terceiro e já tem garantida a classificação à próxima fase.
Em vantagem no placar e sobrecarregado de faltas, o timão recuou a marcação e trouxe o Santos para cima. Comandado por Falcão, a equipe da baixada santista teve boas chances e obrigou o goleiro Leandro a fazer grandes defesas.
. A partir de 2009 comecei a vivenciar o Campeonato Paulista e suas particularidades, hoje temos na minha visão a competição estadual mais importante do cenário nacional, lembro que em 2009 quando fomos campeões tinham algumas equipes favoritas ao título, já em 2010 esse número aumentou e nesse ano podemos apontar facilmente seis ou mais equipes com chances de brigar pelo título, afinal somos o estado com o maior número de participantes da Liga Nacional (seis) e atualmente todos estão entre os 16 primeiros colocados que avançam para a próxima fase, além de grandes equipes temos a mídia a nosso favor, pois o torcedor pode assistir semanalmente os jogos através do canal fechado ESPN Brasil e o torcedor do Corinthians em específico tem a oportunidade ainda de assistir os jogos pelo novo canal da TVA(20) chamado TV Corinthians.
Minha única preocupação está relacionada ao calendário, afinal esse ano teve uma alteração significante, pois, nos anos anteriores o estadual tinha sua fase final nos meses de novembro e dezembro, esse ano ocorrerá durante o período de disputa da Liga Nacional e ainda não sabemos como o calendário competitivo será adaptado para essas situações, afinal todos queremos que estejam em quadra as melhores equipes e com seus elencos completos, porém só saberemos como serão as finais com a continuidade da temporada, mas acredito que a coerência sempre presente tanto na Confederação como na Federação fará com que tudo aconteça da melhor maneira possível sem prejudicar nenhuma equipe e/ou competição.
Aos três minutos, as redes balançaram. O ala Augusto acertou o pé e colocou a Gazin a frente no marcador. A comemoração paranaense durou apenas quarenta e três segundos, tempo que o experiente fixo Paulinho Japonês precisou para marcar para os corintianos – 1 a 1, resultado da etapa.
O Jogo:
O treinamento específico desta variável aeróbia se faz presente e necessária na periodização de uma equipe de futsal, pois ao se adicionar esta às variáveis anaeróbias, se torna possível maximizar as ações, pois pelo futsal ser uma modalidade intermitente (não há tempo determinado para a recuperação entre as ações), os intervalos ativos são utilizados para a recuperação que se torna maior e permite ao organismo do atleta uma boa condição para a próxima ação a ser executada ou exigida.
Na ocasião, o jogo disputado em Marechal Cândido Rondon foi vencido pelo time paranaense por 2 a 0. Na volta, disputada em São Paulo (SP), os corintianos precisavam vencer para levar o jogo para a prorrogação. O objetivo era alcançado até dois segundos do fim, quando Renan arriscou de longe, empatou a partida e deu a vaga aos paranaenses.
Nesta segunda-feira o novo pivô do timão inicia os treinamentos no Parque São Jorge juntamente com os atletas que não viajaram para os dois jogos da Liga Futsal no Paraná.
No segundo tempo, o duelo foi equilibrado, com os dois times alternando-se no domínio das ações ofensivas. Aos 30 minutos, Evandro fez boa jogada individual e deu a liderança novamente aos donos da casa. A resposta corintiana não demorou: aos 34, Caio devolveu a igualdade ao placar: 2 a 2, resultado final da partida.
Os alvinegros abriram o marcador aos 14min38, quando Douglinhas balançou as redes. O placar diminuto do primeiro tempo foi ampliado na etapa final, confirmando o triunfo e a goleada corintiana.
Os processos na via anaeróbia não necessitam de oxigênio para que sejam realizados, a transformação de ADP em ATP(energia) feita pela CP (Creatina-Fosfato) e a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato produzindo por consequência o lactato, ocorrem antes de que haja todo o processo do Ciclo de Krebs. Portanto as reações ocorrem antes que as moléculas se tornem acetil-COA e entrem para o Ciclo de Krebs.
Para que haja um desenvolvimento dessa variável, utilizamos no clube o teste de 200m, bem próximo do Yoyo Test, porém não utilizamos o estímulo sonoro, apenas recolhemos os tempos que não devem ultrapassar os 45 segundos. O teste consiste em o atleta realizar seu melhor tempo em 200m, sendo que essa metragem é fracionada em 20m, ou seja, o atleta realiza 10 tiros de 20m, aplicando assim acelerações, frenagens e mudanças de direção, gestos específicos da modalidade, para além de ganharmos em valências como força muscular, por haver grande participação desta nas desacelerações e troca de movimentação.
Ao se trabalhar a resistência anaeróbia, buscamos fazer com que os atletas tenham condições de suportar grandes quantidades de ações e gestos durante um intervalo de tempo que em nosso caso não é específico, pelo futsal ser uma modalidade intermitente (não há tempo exato de recuperação entre as ações de jogo).
Já o Anápolis não luta mais pela vaga na próxima fase. Com apenas dois pontos na tabela, o time goiano até têm chances matemáticas de classificação caso vença os seis jogos restantes, mas o retrospecto recente na competição não é nada animador.
Precisamos estar atentos que a somatória de uma temporada na Europa com um semestre no calendário brasileiro totaliza 18 meses aproximados sem um período de férias, obviamente maximizando o desgaste físico e exigindo um tempo de recuperação pós-treino e pós-jogo maior do que o habitual.
Os principais cuidados a serem tomados são em relação à parte muscular, muitos atletas apresentam sintomas de overtraining quando não tem um período de férias, em resumo é uma condição resultante de se fazer mais exercícios do que seu corpo é capaz de se recuperar, isso por não haver um período de supercompensação que nada mais é do que o período necessário para a recuperação do atleta após uma atividade ou um ciclo de treinamento, o que normalmente não é respeitado quando se busca altos níveis de perfomance.
Não existe uma fórmula secreta para administrar essa situação, porém existem meios que podem diminuir os riscos de lesão ou queda de desempenho, importante realizar uma readaptação ao futsal nacional e ao tipo de trabalho realizado no clube, realizar os testes físicos específicos com um período menor para reavaliações, afinal a queda de algumas valências pode representar riscos para o atleta, monitorar variáveis fisiológicas como lactato, CK e glicemia, além de respeitar as necessidades individuais de recuperação que normalmente são diferentes do elenco, ou seja, nesse caso temos que colocar em prática algo que é muito citado na formação acadêmica que chamamos de individualidade biológica.
No jogo, os dois times sentiram a sequência de cinco jogos em sete dias. Por isso, ambos preferiram um ritmo mais lento no início, valorizando a posse de bola e preservando os atletas. Porém, o clima de decisão logo contagiou corintianos e vascaínos, e o jogo melhorou.
Prorrogação
A última chance do timão no primeiro período foi um contra-ataque, onde Fineo errou o passe final e desperdiçou ótima oportunidade. Nos 20 minutos finais, os visitantes surpreenderam e logo aos 23m34 empataram o jogo com Guerra. Com o duelo empatado, as equipes alternaram bons momentos na partida e ambos os goleiros tiveram muito trabalho.
Utilizamos este teste, principalmente por este ter uma especificidade muito grande com os gestos inerentes à nossa modalidade esportiva. Através da aplicação do Rast Test procuramos comparar os níveis de potência dos atletas afim de corrigir, realizar manutenções ou até procurarmos alguns ganhos sobre a potência anaeróbia, tão importante nas ações do futsal, presente em chutes, arranques e movimentações.
O teste nos permite avaliar a potência anaeróbia máxima ou pico, que consiste em informar qual a capacidade de regeneração do ATP através do CP (creatina-fosfato) e de sistemas fosfagênicos; a potência média, que consiste em avaliar a capacidade de regeneração do ATP através do sistema glicolítico e sistemas fosfagênicos; e o índice de fadiga pemite avaliar a condição que o indivíduo possui de manter a regeneração do ATP através do metabolismo anaeróbio, sendo um grande referencial para a resistência anaeróbia.
Na etapa final a primeira chance de gol foram dos visitantes, o ala Emerson saiu cara a cara com o goleiro Leandro e obrigou o arqueiro corinthiano a fazer grande defesa. Mas, a equipe do Parque São Jorge usou toda sua experiência e não teve dificuldades para fazer o placar.
Para este duelo o técnico PC não poderá contar com os jogadores Arthur Oliveira e Simi que estão lesionados e são desfalques. Os demais estão à disposição do comandante.