segunda-feira, 6 de junho de 2011

TREINAMENTO: Teste de Potência (Rast Test)

Por David Cardoso - Fisiologista Corinthians Futsal

O Rast Test tem como finalidade mensurar a potência anaeróbia, assim como o teste de Wingate. O teste procura medir a potência anaeróbia máxima (pico); a potência anaeróbia média; para além de verificar níveis de fadiga através do índice de fadiga. O teste se resume a execução de 6 tiros de 35 metros, sendo que há um intervalo de 10 segundos entre cada tiro. Através de variáveis como distância e tempo aplicado nos deslocamentos podemos determinar níveis de potência através de cálculos. Utilizamos este teste, principalmente por este ter uma especificidade muito grande com os gestos inerentes à nossa modalidade esportiva. Através da aplicação do Rast Test procuramos comparar os níveis de potência dos atletas afim de corrigir, realizar manutenções ou até procurarmos alguns ganhos sobre a potência anaeróbia, tão importante nas ações do futsal, presente em chutes, arranques e movimentações.

A partir dos resultados obtidos, realizamos comparações entre os resultados do própio atleta, não criando relações entre posições, atletas com idade mais avançada entre outros fatores que podem interferir no resultado. Portanto criamos uma competição do atleta com ele mesmo, assim ele deve vencer suas limitações e diagnosticar déficits que podem prejudicar sua condição física. O teste nos permite avaliar a potência anaeróbia máxima ou pico, que consiste em informar qual a capacidade de regeneração do ATP através do CP (creatina-fosfato) e de sistemas fosfagênicos; a potência média, que consiste em avaliar a capacidade de regeneração do ATP através do sistema glicolítico e sistemas fosfagênicos; e o índice de fadiga pemite avaliar a condição que o indivíduo possui de manter a regeneração do ATP através do metabolismo anaeróbio, sendo um grande referencial para a resistência anaeróbia.

Os testes de campo são importantes dentro da preparação física, pois tem se tornado bem específicos e com alto grau de reprodutibilidade, sendo apenas importante escolher qual deles pode lhe oferecer dados dos quais acha essencial dentro do planejamento. No clube procuramos realizar as avaliações trimestralmente, porém é importante ressaltar que os testes devem ser executados em períodos específicos e que respeitem os jogos e sessões de treinamentos.

4 comentários:

  1. Boa tarde! existe alguma tabela referente aos valores obtidos nos teste?
    renato_zanin@ig.com.br
    Aguardo retorno.
    obrigado
    Renato Zanin

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia!
    Gostaria de saber também
    Se puder Tadis_bolzan@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Oi, poderia me enviar a tabela de referencia do teste de Rast por favor?
    mpsg.mg@hotmail.com

    agradeco.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria também de saber se tem a tabela nayharamiorini@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir