quarta-feira, 29 de junho de 2011

TREINAMENTO: Controle de Peso

Por David Cardoso http://www.dvdcardoso.blogspot.com/

Durante toda a temporada realizamos o controle de peso dos atletas por algumas razões, mas entre as mais importantes são: controlar o processo de desidratação e possibilitar aos atletas condições físicas para que eles possam desempenhar suas funções de forma otimizada.

No ínicio da temporada realizamos a avaliação da composição corporal através da coleta de dobras cutâneas, afim de determinarmos a condição atlética que o indíviduo se apresenta. Ao avaliar a composição corporal determinamos valores, entre os mais importantes, o percentual de gordura, peso muscular e peso ósseo, dados que nos permitem nortear o ínicio do planejamento. Utilizamos como valor de referência para o % de gordura o valor de 12, sendo assim para os atletas que ultrapassam esse valor aplicamos um trabalho mais específico, suplementação adequada e cuidados alimentares para diminuirmos os valores afim de aproximar sua condição tida como ideal. Para realizarmos os trabalhos específicos para a perda de peso, procuramos aplicar exercícios aeróbios, ou seja, corridas em esteira ou pedalar na bicicleta com intensidade baixa (frequência cardíaca entre os 50 a 60% da frequência cardíaca máxima descoberta por teste ergoespirométrico) e grande volume (acima de 30 minutos), além de utilizar da suplementação adequada e específica; não esquecendo da alimentação que deve ser regrada diminuindo ingestões de carboidrato (sendo importante ressaltar que não podemos deixar de ingeri-lo, pois sem uma quantidade adequada de carboidrato no sangue a utilização de gordura ou lípidio não se faz ideal).

Já para evitarmos o processo de desidratação, monitoramos o peso todos os dias sejam eles constituídos por jogos ou treinos, afim de evitar tal processo. Os atletas pesam antes e depois da atividade a ser realizada e marcam em fichas específicas. Ao serem executadas, as atividades físicas fazem com que nossa temperatura interna aumente e em relação a temperatura ambiente se torna maior, exigindo ao organismo perder este calor e pelo processo de evaporação o perdemos em forma de líquido, mais precisamente pelo suor. Com ele além de perdermos água, ainda perdemos sais minerais importantes para processos do metabolismo humano, como a contração muscular. Para evitarmos este tipo de problema como a desidratação, procuramos evitar que o atleta perca 2% do peso do qual este possuia antes da atividade, pois estudos mostram que ao atingir este valor se perde em desempenho e dificulta a recuperação dos atletas por estes terem utilizado reservas e perdido em concentrações iônicas (sais minerais).

Por isso se torna de extrema importância controlar o peso durante toda a temporada, para evitarmos perda de desempenho e detectar níveis de cansaço e overtraining (excesso de treinamento que causa diminuição de desemepnho e queda do sistema imunológico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário