terça-feira, 14 de junho de 2011

CONTROLES: Teste Anaeróbio de 200 metros

Por David Cardoso (Fisiologista Corinthians Futsal)

A resistência anaeróbia é a capacidade que o indíviduo possui de regenerar ATP durante um intervalo de tempo específico, sem que necessite oxidar os substratos como carboidratos e lipídios. Através do metabolismo anaeróbio seja ele, alático ou lático, o ATP deve ser produzido por processos conhecidos como fosforilação (utilização de compostos fosfagênicos) e glicólise anaeróbia (quebra da glicose sem a utilização do oxigênio).
Os processos na via anaeróbia não necessitam de oxigênio para que sejam realizados, a transformação de ADP em ATP(energia) feita pela CP (Creatina-Fosfato) e a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato produzindo por consequência o lactato, ocorrem antes de que haja todo o processo do Ciclo de Krebs. Portanto as reações ocorrem antes que as moléculas se tornem acetil-COA e entrem para o Ciclo de Krebs.

Por isso a duração de um estímulo é de extrema importância quando se fala sobre como desenvolver uma variável. No caso específico do sistema anaeróbio, as ações que o incluem não ultrapassam os 2 minutos, sendo sempre importante ressaltar que a partir desses dois minutos há predominância do sistema aeróbio, porém o sistema anaeróbio não pára de funcionar. Para que haja um desenvolvimento dessa variável, utilizamos no clube o teste de 200m, bem próximo do Yoyo Test, porém não utilizamos o estímulo sonoro, apenas recolhemos os tempos que não devem ultrapassar os 45 segundos. O teste consiste em o atleta realizar seu melhor tempo em 200m, sendo que essa metragem é fracionada em 20m, ou seja, o atleta realiza 10 tiros de 20m, aplicando assim acelerações, frenagens e mudanças de direção, gestos específicos da modalidade, para além de ganharmos em valências como força muscular, por haver grande participação desta nas desacelerações e troca de movimentação.
Ao se trabalhar a resistência anaeróbia, buscamos fazer com que os atletas tenham condições de suportar grandes quantidades de ações e gestos durante um intervalo de tempo que em nosso caso não é específico, pelo futsal ser uma modalidade intermitente (não há tempo exato de recuperação entre as ações de jogo).

As valências anaeróbias como força e resistência anaeróbia, cada vez mais em nossa percepção são muito importantes e essenciais dentro do jogo, por serem responsáveis pelas ações mais utilizadas dentro dele, como chutes, deslocamentos, acelerações, marcação ao adversário entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário